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BLOG 3º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.

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1 BLOG 3º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011

2 O que é um blog? O blog é um site que permite a atualização rápida a partir de artigos ou posts; O termo blog vem do inglês Web log, diário da web e foi criado por Jorn Barger em 1997.

3 Características Interatividade : permite o diálogo entre a pessoa que lê com a pessoa que publica; Assincronia: não é necessário que ambas estejam conectadas ao mesmo tempo; Convergência: comporta diversas linguagens como vídeo, fotografia, áudio e texto escrito; Arquivamento: ferramenta para arquivar material produzido por professores e alunos

4 Textos: pode-se escrever o texto no próprio blog ou em outro editor (MS-word, por exemplo), copiá- lo e colá-lo no editor do blog; Imagens: a imagens são carregadas já prontas da sua caixa de imagens ou copiando a URL da imagem na internet; Vídeo: deve ser postado no YouTube e em seguida copia-se e publica-se o endereço onde está hospedado o vídeo. Recursos

5 Como publicar? PPT: Os slides devem ser salvos no programa SlideShare: http://www.slideshare.com/ - o código em html fornecido deve ser copiado e colado no campo de postagem do blog; Podcast: publica-se no blog o endereço (link) onde está hospedado o podcast. Ex.: http://www.goear.com/

6 Vamos criar um blog? Comece acessando ou criando sua conta no Google: http://www.google.com.br/

7 Criando conta Google

8 Ao terminar

9 Postando no Blog

10 Configurações básicas Configurações Básico

11 Configurações básicas

12 Após terminar a edição, clicar em:

13 Agora já criou seu Blog e já pode fazer sua sua primeira postagem:

14 Design de modelo do Blog : Mude o esquema de cores do seu blog Vá para a guia Avançada para personalizar as cores de elementos específicos

15 Clique e arraste para reorganizar os elementos de página do seu blog. Adicionar e organizar elementos

16 Agência jornalística: reportagens; entrevista; artigo; crítica; serviços; editorial; anúncios; enquete, notícias; Comentários sobre temas específicos: divulgações; resenhas; passeios; Diário virtual: relato de experiências tanto individual quanto coletiva; Exercícios literários: crônicas; poemas; contos. Funções

17 Definir objetivos (geral e específicos); O que se espera alcançar com a criação do blog?; Qual problema visa enfrentar?; Decidir a periodicidade para alimentá-lo. Como fazer o planejamento?

18 Estabelecer editorias (quais assuntos serão tratados em seções); Definir tipo de linguagens que serão usadas ou enfatizadas na abordagem: audiovisual, gráfica, radiofônica, textual; Definir quais postagens que ficarão fixas. Como fazer o planejamento?

19 Escolha o tema; Escreva o texto base; Adapte o texto à linguagem que será usada; Defina os elementos que constituirão a peça; Organize a sequência para a produção. Pauta

20 Nova postagem Postagem Editar postagem Editar páginas Comentários Publicados Aguardando moderação Formato – Princípios do Design

21 AdSense – Caso queira ganhar dinheiro com o Blog, deve autorizar alguma(s) divulgação de produtos ou mensagens; Estatística – Possibilita visualizar todos os acessos feitos no Blog. Características

22 Rede Social – é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Ex: Facebook, Orkut.estrutura social pessoasorganizações Site Institucional – é uma estrutura eletrônica de divulgação da empresa, instituição, ONG, etc. Ex: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br Diferença entre:

23 Pessoais: usados como um diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário; Corporativos e organizacionais:algumas instituições e empresas utilizam o blog como ferramenta de divulgação e contatos; De gênero: tratam de conteúdos variados, como humorístico, informativo ou de variedades Por que não começar com o blog do Nas Ondas do Rádio? Tipos de Blogs

24 Também vale a pena conhecer alguns blogs que abordam assuntos específicos, lidando sempre com um público-alvo bem delimitado: http://nasondasdoradioitaquera.blogspot.com/ http://midiaseducacao.blogspot.com/ http://noarimprensajovem.blogspot.com/ http://agenciadenoticiasdaweb.blogspot.com/ http://blogdadilma.blog.br/ http://cefopea.blogspot.com/ http://www.encontroeducomunicacao.blogspot.com/ http://plenariaeducacao.blogspot.com/ http://vpteducomunicativo.blogspot.com/ http://educomcaragua.blogspot.com/

25 Empresas de blog Blogger - http://www.blogger.com/http://www.blogger.com/ Multiply - http://multiply.com/http://multiply.com/ Wordpress - http://pt-br.wordpress.com/http://pt-br.wordpress.com/

26 Quem somos? Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Formadores Alda Ribeiro Carlos E. Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Paola Prandini Silene Araujo


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