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Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.

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1 Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011

2 Diretrizes WEBWRITING ConceitoAplicação

3 Conceito: escrita antes da Web Podemos dizer que a invenção da escrita modelou a comunicação em nossa sociedade viabilizando a preservação e a transmissão da cultura. Desta forma, o texto escrito também definiu os rumos da educação, que deixaria de ser um processo exclusivamente oral, ainda que continuasse restrito a uma pequena elite. A prensa de tipos móveis, desenvolvida no século XV, possibilitou a existência dos jornais, a multiplicação dos livros e a gradual institucionalização destes como base para o ensino-aprendizagem centrado na escola. 1 2

4 Conceito: mídia antes da Web Entre os séculos XIX e XX, as mídias e suas tecnologias tiveram grande desenvolvimento, mas sem ameaçar a hegemonia do texto informativo/ educativo como sistema preferencial de comunicação

5 Conceito: escrita na Web Os adventos sucessivos da tecnologia digital, da multimídia e do hipertexto, convergiram para compor a estrutura que conhecemos como World Wide Web ou WWW. Com o tempo, a expressão Internet – que designava a rede – tornou-se sinônimo de Web, apelido de seu ambiente gráfico. Hoje, a Web é uma mídia com características próprias, que combina elementos gráficos, textuais e audiovisuais gerando novas formas de comunicação e expressão. O conjunto de técnicas de expressão escrita para esta mídia é denominado Webwriting. 7 8

6 Aplicação O webwriting é empregado: a)Em sites e portais de instituições do primeiro, segundo e terceiro setores. b)Em blogs pessoais e coletivos. c)Em correspondência online assíncrona (e- mails, fóruns) e síncrona (chat, textos compartilhados editáveis). d)Em materiais gráficos que emulem ambientes online ou que a eles queiram se integrar.

7 Formatos de matérias Notícia: relato de um fato de maneira integral e sucinta. Reportagem: notícia ampliada, com informações apuradas e mais de uma fonte de informação. Entrevista: representa uma das principais fontes de coleta de informação. Editorial: opinião do veículo jornalístico. Artigo: estrutura semelhante a de um comentário, com narração e opinião inseridos no fato.

8 Formatos de matérias Resenha crítica: traz comentários de bens culturais (livro, cd, teatro, cinema). Coluna: o autor assina o texto e emite opinião. Crônica: texto literário que surge da notícia jornalística. Caricatura: charge que emite opinião dos fatos empregando o humor. Carta do leitor: opinião do leitor sobre os fatos.

9 Como se compõe a notícia? Título: indica, de forma resumida, o tema principal. Lead (cabeça): apresentação dos fatos principais que compõem a notícia e que serão desenvolvidos ao longo do texto jornalístico. Corpo do texto: desenvolvimento dos fatos apresentados no lead, esmiuçados em detalhes. Fechamento: breve conclusão do fato narrado.

10 Diretrizes básicas I.No caso dos textos, o volume geral quantidade de caracteres e o tamanho do bloco de texto quantidade de caracteres no espaço visível da página não podem ser excessivos. II.As fontes utilizadas devem ser médio (textos) e grande (títulos) e, preferencialmente, não-serifadas. FONTES SERIFADAS COMUNS (use preferencialmente em impressos): Courier, Garamond, Palatino, Times New Roman. FONTES NÃO-SERIFADAS COMUNS (use preferencialmente na web) Arial, Calibri, Comic Sans, Tahoma, Verdana FONTES SERIFADAS COMUNS (use preferencialmente em impressos): Courier, Garamond, Palatino, Times New Roman. FONTES NÃO-SERIFADAS COMUNS (use preferencialmente na web) Arial, Calibri, Comic Sans, Tahoma, Verdana

11 Diretrizes básicas III. Um recurso interessante é arejar o bloco de textos com imagens ou janelas de embed para áudio, vídeo ou slides. IV. Falando em imagens, cuidado com o tamanho e resolução das fotos! Num blog padrão é difícil trabalhar com imagens pesadas (com mais de um MB) ou grandes demais (maiores que 640 x 480 pixels).

12 Diretrizes básicas V. Na redação dos textos, seja o mais objetivo e sucinto que puder. Caso ache necessário aprofundar temas, disponibilize arquivos de texto para download. VI. Observe o princípio da PIRÂMIDE INVERTIDA, isto é, destaque no alto da página, a informação mais importante e chamativa.

13 Diretrizes básicas VII.Observando a abordagem jornalística, procure também, a cada texto, responder às seis perguntas cruciais: (a) o quê?, (b) quem? (c) por que? (d) quando? (e) onde? (f) como? – ESSE É O LEAD (LIDE) DA SUA NOTÍCIA VIII.O blog apresenta sempre conteúdos organizados cronologicamente do mais recente para o mais antigo. Caso haja material antigo relacionado ao tema do dia, aponte links para os temas relacionados.

14 Diretrizes básicas IX. Explore os recursos de design oferecidos pelo serviço de blog para torná-lo mais atrativo e personalizado. Mas cuidado: evite os excessos! X. Explore os recursos de design oferecidos pelo serviço de blog para torná-lo mais atrativo e personalizado. Mas cuidado: evite os excessos!.

15 Atividade sugerida 1)Escaneie uma página de jornal com uma matéria ou pesquise na web pela imagem de um artigo online importante. 2)Reconstrua a redação original em uma página de texto, eliminando formatos e conteúdos indesejáveis para a veiculação na rede. 3)Utilize um design claro e conciso, inserindo, ainda, imagens que possam ilustrar o conteúdo do texto. 4)Salve o resultado em formato html, à partir de um processador de texto (MS-Word ou BrOffice). 5)Avalie a qualidade do produto final considerando as diretrizes básicas apresentadas anteriormente.

16 REFERÊNCIAS

17 Imagens (1) A Pedra de Roseta, atualmente no Museu Britânico. FONTE: (2) Um exemplar da Bíblia de Gutenberg na Biblioteca do Congresso em Washington D.C. FONTE: (3)Eadweard Muybridge captura o movimento de um cavalo com o uso de várias câmeras (1878). FONTE: (4)Fonógrafo de Edison. FONTE: (5) Televisor dos anos 50. FONTE: (6)ENIAC, computador desenvolvido pelo Exército Americano. FONTE: (7)Sir Timothy John Berners-Lee, criou a www em FONTE: Lee_CP.jpg. Lee_CP.jpg (8)Página de texto do ambiente Gdocs, editada compartilhadamente online.

18 Quem somos? COORDENAÇÁO Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio) FORMADORES Alda Ribeiro Anderson Zotesso Isabel Santos Izabel Leão Márcia Coutinho Marciel Consani Paola Prandini Paula Carolei Paulo Teles Richard Romancini Salete Soares Silene Lourenço Vânia Pereira


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