A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vicssa Webmasters Festa do divino O portal.. INTEGRANTES DA AGENCIA NOMERGM DENIS HIDEAKI NOMURA 58.873 HELOISE SLAETS 52.679.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vicssa Webmasters Festa do divino O portal.. INTEGRANTES DA AGENCIA NOMERGM DENIS HIDEAKI NOMURA 58.873 HELOISE SLAETS 52.679."— Transcrição da apresentação:

1 Vicssa Webmasters Festa do divino O portal.

2 INTEGRANTES DA AGENCIA NOMERGM DENIS HIDEAKI NOMURA HELOISE SLAETS MAURO CÉSAR G. DOS SANTOS VICTOR HUGO C. MADEIRA

3 ENQUETE Na sua opiniao qual foi a melhor festa do Divino que você visitou? Porque?? Clique aqui para opinar, e dar sugestões

4 A origem A Festa do Divino é uma festa da Igreja Católica em que se celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria, reunidos no cenáculo (local da última ceia), marcando o nascimento da Igreja. A Festa do Divino é uma festa da Igreja Católica em que se celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria, reunidos no cenáculo (local da última ceia), marcando o nascimento da Igreja. O culto do Espírito Santo, de acordo com o historiador português Moisés do Espírito Santo, tem origem na Antigüidade. Entre os israelitas, a Festa de Pentecostes era celebrada cinqüenta dias (sete semanas) depois da Páscoa, sendo uma das quatro festas importantes do calendário judaico: Páscoa, Omar, Pentecostes e Colheitas. O culto do Espírito Santo, de acordo com o historiador português Moisés do Espírito Santo, tem origem na Antigüidade. Entre os israelitas, a Festa de Pentecostes era celebrada cinqüenta dias (sete semanas) depois da Páscoa, sendo uma das quatro festas importantes do calendário judaico: Páscoa, Omar, Pentecostes e Colheitas.

5 Historia em Mogi das Cruzes. Constatou-se a existência de registros da realização de Festas do Divino no interior de São Paulo, desde o início do século XVIII. Isso, segundo Campos, reforça a conclusão de que, sendo a vila de Mogi muito mais antiga do que a de Jundiaí, a Festa do Divino já era comemorada popularmente aqui pelo menos desde o final do século XVII. É, portanto, uma das mais antigas do Brasil, com mais de trezentos anos de fé e tradição. Constatou-se a existência de registros da realização de Festas do Divino no interior de São Paulo, desde o início do século XVIII. Isso, segundo Campos, reforça a conclusão de que, sendo a vila de Mogi muito mais antiga do que a de Jundiaí, a Festa do Divino já era comemorada popularmente aqui pelo menos desde o final do século XVII. É, portanto, uma das mais antigas do Brasil, com mais de trezentos anos de fé e tradição.

6 A Bandeira A bandeira tem a cor vermelha, que simboliza o fogo, alusivo à forma pela qual o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos e à Virgem Maria no cenáculo, como diz a passagem bíblica (At 2, 1-4). A bandeira tem a cor vermelha, que simboliza o fogo, alusivo à forma pela qual o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos e à Virgem Maria no cenáculo, como diz a passagem bíblica (At 2, 1-4). passagem bíblica (At 2, 1-4) passagem bíblica (At 2, 1-4) Cada um dos SETE DONS do Divino tem sua cor característica: Cada um dos SETE DONS do Divino tem sua cor característica: azul - SABEDORIA prata - ENTENDIMENTO verde - CONSELHO vermelho - FORTALEZA amarelo - CIÊNCIA azul escuro - PIEDADE roxo - TEMOR DE DEUS azul - SABEDORIA prata - ENTENDIMENTO verde - CONSELHO vermelho - FORTALEZA amarelo - CIÊNCIA azul escuro - PIEDADE roxo - TEMOR DE DEUS

7 Simbolos da festa Coroa Coroa A Coroa é um símbolo da importância e responsabilidade carregada pelo festeiro, que antigamente ostentava o título de Imperador do Divino. Império Império É outro símbolo que permaneceu daquela época, significando o altar do Divino que era montado, ou na casa do Imperador, ou numa tenda armada na praça da Matriz, de onde chegou até nós o nome de Império. Em Mogi, o altar é montado e ornamentado em uma cabana especialmente levantada para esse fim, na Praça da Catedral. Esse altar é renovado a cada ano, sob a orientação do respectivo festeiro e com execução de artistas locais. Sua abertura acontece na Quinta-feira da Ascensão, dia que marca o início das festividades. ImperadorfesteiroImperadorfesteiro Subimpério Subimpério Antigamente, eram os altares montados pelos devotos em casas mais afastadas do centro. Nos últimos anos, eles são montados principalmente nas escolas. A sua inauguração é uma festa em particular, e conta com a presença dos festeiros, ex-festeiros e membros da comunidade do bairro. festeiros

8 Comida típica Uma das coisas curiosas da festa é que os homens vão para a cozinha preparar um prato muito típico: afogado *. Durante a preparação do prato, mulher não entra na cozinha. Apenas os homens, cerca de 15, trabalham na cozinha e preparam o afogado. Mais atualmente a mulheres As mulheres participam apenas cortando os legumes e fazendo outras coisas menores. Outra atração é o "panelaço" para avisar que a comida está pronta. Neste momento, os homens batem as tampas e fazem bastante barulho para atrair os consumidores. Uma das coisas curiosas da festa é que os homens vão para a cozinha preparar um prato muito típico: afogado *. Durante a preparação do prato, mulher não entra na cozinha. Apenas os homens, cerca de 15, trabalham na cozinha e preparam o afogado. Mais atualmente a mulheres As mulheres participam apenas cortando os legumes e fazendo outras coisas menores. Outra atração é o "panelaço" para avisar que a comida está pronta. Neste momento, os homens batem as tampas e fazem bastante barulho para atrair os consumidores.

9 CADASTRO (CADASTRE-SE PARA RECEBER UMA NEWSLETTER) NOME: USUÁRIO:SENHA: CONFIRMAR SENHA:


Carregar ppt "Vicssa Webmasters Festa do divino O portal.. INTEGRANTES DA AGENCIA NOMERGM DENIS HIDEAKI NOMURA 58.873 HELOISE SLAETS 52.679."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google