A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica."— Transcrição da apresentação:

1 Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.

2 DERAIN

3 A tendência fauvista não só revolucionou o uso das cores na pintura moderna como foi uma das origens dos posteriores movimentos de ruptura estética nas artes plásticas. O fauvismo foi um movimento relativamente curto, durando entre 1898/1906 e 1908, mas revolucionou o conceito de cor na arte moderna. Rejeitaram a paleta impressionista de cores suaves e cintilantes, em favor das cores violentas

4 Fauves - feras

5 É uma corrente artística do séc
É uma corrente artística do séc. XX, atingido fortemente pela Revolução Industrial sendo reconhecido como movimento artístico em 1905, durante a realização do salão de outono em Paris. A denominação do movimento deve-se ao crítico Louis Vaucelles

6 O meio artístico gira em torno de um novo mundo
O meio artístico gira em torno de um novo mundo. O artista possui, diante de si, cada vez mais informações em razões das mudanças e acontecimentos de sua época.Surge um novo propósito: pintar as sensações que despertam o estado de espírito no livre curso dos impulsos interiores.

7

8 O fauvismo teve origem no final do Século XIX, ao contar com precursores como Paul Gauguin e Vincent Van Gogh. O estilo destes dois artistas, que trabalharam juntos no mesmo ateliê, guardava semelhanças e foi imitado pelos chamados fauvistas principalmente no uso exacerbado das cores agressivas e a representação plana, que imprimia grande teor dramático à representação pictórica.

9 Os princípios deste movimento artísticos eram:
Criar é seguir o impulso do instinto, as sensações primárias, ou seja, as linhas e as cores devem jorrar no mesmo estado de pureza das crianças e selvagens A cor pura deve ser exaltada A tela se apresenta plana, obedecendo apenas comprimento e largura. A realidade é deformada, produzindo o estado de espírito do artista, sem se preocupar com a composição Temas eram leves, retratando emoções e alegria de viver e não tendo intenção física

10 Características da pintura
Pincelada violenta, espontânea e definitiva; Criação de contrastes ou harmonia de coloridos inexistentes na realidade do mundo visível; Ausência de ar livre Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas Libertação completa do real Colorido brutal, onde os vermelhos, amarelos , verdes uivam e antecipam o gosto moderno pela cor pura. Pintura por manchas largas, formando grandes planos.

11 Principais artistas Maurice de Vlaminck: O mais autêntico fovista;
André Derain: Pintou figuras e paisagens em brilhantes cores chapadas, recorrente a traços impulsivos e a pinceladas descontínuas; Henri Matisse : Nas suas pinturas ele não se preocupava com o realismo das figuras e das suas cores, tratou a cor com o valor em si mesma, explorando o sensualismo das cores fortes; Raoul Dufy: Sua obra caracteriza-se como Impressionista a princípio, evolui gradativamente para o fovismo, depois de travar contato com Matisse.


Carregar ppt "Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google