A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 44 O sistema excretor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 44 O sistema excretor."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 44 O sistema excretor

2 Excreção Processo de eliminação de substâncias que são produzidas em excesso pelo organismo; Substâncias resultantes do metabolismo; Principais excretas: CO2 H2O Sais Bile Amônia Ureia Ácido úrico Homeostase: meio interno em equilíbrio.

3 Excreção nos invertebrados
Nos protozoários, poríferos e celenterados, a excreção ocorre por difusão.Os protozoários de água doce apresentam vacúolos contráteis ou pulsáteis, cuja função é remover o excesso de água, que entra na célula por osmose.

4 Poríferos – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor. Os rejeitos saem das células por difusão em direção à cavidade da espongiocele (o átrio), saindo pela abertura do ósculo (orifício superior), decorrente de um fluxo de água provocado pelo batimento flagelar dos coanócitos dispostos na sua superfície interna.

5 Cnidáriaos– nos cnidários a excreção ocorre de forma semelhante aos poríferos, eliminando os rejeitos através das paredes do corpo. Contudo, sendo captado pela cavidade gastrovascular, e dessa saindo pela boca circundada por tentáculos.

6 Platelmintos – nos platelmintos, a remoção das excretas é realizada por protonefrídios, formando um sistema de túbulos interconectados a duas redes tubulares laterais coletoras de excrementos, coletados e eliminados para o exterior do organismo (saindo pela boca), devido ao fluxo de água causado pelo batimento de cílios existentes em células-flamas na extremidade dos túbulos.

7 Nematelmintos – nos nematódeos as excretas podem ser eliminadas pela superfície do corpo, ou por meio de canais coletores contendo células especializadas denominadas renete. Células H.

8 Moluscos/Anelídeos – já os moluscos possuem excreção por metanefrídios
Moluscos/Anelídeos – já os moluscos possuem excreção por metanefrídios. Cada uma dessas unidades se constitui de um duto com duas aberturas, uma delas em funil ciliado atuando na filtragem do líquido celomático, e a outra por onde o excremento é eliminando.

9 Filo Arthropoda – nos insetos, o sistema excretor se diferencia de acordo com as subdivisões desse grupo. Na maioria dos insetos, a captação dos resíduos metabólicos é recolhida por um sistema de túbulos de malpighi, que nos aracnídeos está associado a um conjunto de glândulas coxais. Nos crustáceos, essa função é desempenhada por um complexo de glândulas verdes.

10


Carregar ppt "Aula 44 O sistema excretor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google