A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCONTROS E MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ARQUIVOLOGIA NO BRASIL E MERCOSUL Semana Acadêmica 2009/1 CABAM - UFRGS Vinícius Mitto Navarro Arquivista DRT/RS 1594.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCONTROS E MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ARQUIVOLOGIA NO BRASIL E MERCOSUL Semana Acadêmica 2009/1 CABAM - UFRGS Vinícius Mitto Navarro Arquivista DRT/RS 1594."— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTROS E MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ARQUIVOLOGIA NO BRASIL E MERCOSUL Semana Acadêmica 2009/1 CABAM - UFRGS Vinícius Mitto Navarro Arquivista DRT/RS 1594 Pós-Graduando em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria

2 Histórico dos Encontros Latino- Americanos Carta de Intenções assinada em Córdoba,1979. Neste sentido, vários encontros, seminários, jornadas e cursos foram efetivados em comum acordo com escolas de arquivologia e arquivos públicos da Argentina; escolas de arquivologia do Uruguai e a Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil, culminando com a idealização, organização e realização do 1º Congresso de Arquivologia do Mercosul, na cidade de Paraná, Província de Entre Rios, Argentina, no período de 26 a 28 de agosto de (ROSSATO, 2005).

3 I Encontro Latino-Americano I Encontro em Santa Maria, de 28 a 31 de Outubro de 1980, tendo as conclusões publicadas nacionalmente. Forte participação internacional, tendo como palestrantes principais: Aurélio Tanodi e José Pedro Pinto Esposel.

4 II Encontro Latino-Americano II Encontro, Santa Maria, de 20 a 24 de Julho de Forte participação brasileira, com 40h de duração, onde destaca-se: 3.3 – Reconhecer, com louvor, a postura de confraternização entre os alunos do Diretório Acadêmicos da Universidade Federal Fluminense – com os alunos e professores do Curso de Arquivologia da UNI-RIO.

5 III Encontro Latino-Americano III Encontro, 21 de Outubro de 1992, em paralelo ao IX Congresso Brasileiro de Arquivologia, Santa Maria.

6 IV Encontro Latino-Americano IV Encontro, 30 de Novembro de 1994, em paralelo ao X Congresso Brasileiro de Arquivologia, São Paulo, coordenado pelo então acadêmico da UNIRIO, Sérgio Conde de Albite Silva. Tema: O Mercado de trabalho da Arquivologia: o mercado operacional/executivo e o mercado acadêmico (formação de pesquisadores e professores)

7 IV Encontro Latino-Americano O IV Encontro lavrado em Ata, recomendou: 3) Que se constitua, logo a seguir, uma comissão com representantes de cada uma das Universidades Brasileiras com Cursos de Graduação em Arquivologia, tendo em vista a preparação e a programação do Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, em 1995.

8 Numeração Errônea O quinto conclave ocorreu de 18 a 20 de Setembro de 1995, na cidade de Córdoba, Argentina, com numeração repetida ao evento anterior. Deu-se em paralelo ao ciclo La Diplomatica y la Administración de Documentos Actuales, promovido pela Universidad Nacional de Córdoba, com participação de estudantes brasileiros e argentinos.

9 VI Encontro Latino-Americano Corrigida a numeração equivocada no evento anterior, neste ano o encontro começa a tomar as características atuais, sendo evento paralelo ao I CAM (Congresso de Arquivologia do Mercosul), que iniciava sua trajetória. Ocorrido de 26 a 28 de agosto de 1996, na cidade de Santa Fé, Argentina, contando com diversas apresentações de trabalhos de estudantes da Argentina, Brasil e Uruguai.

10 VII Encontro Latino-Americano Este evento possui a singularidade de ter sido o último encontro com o seu tradicional nome original - Latino-americano. Ocorreu durante o II CAM, outubro de 1997, na cidade de Santa Maria, Brasil, onde houve palestra e apresentações de trabalhos acadêmicos.

11 VIII Encontro do Mercosul Seguindo a indicação dos conclaves anteriores, o oitavo encontro deu-se em paralelo ao III CAM, que ocorreu na cidade Montevidéu, Uruguai. Pela primeira vez em sua história, o nome do encontro sofre alteração, para Encontro dos Estudantes de Arquivologia do Mercosul, porem segue-se a numeração dos outros eventos. Organizado pelos estudantes de Arquivologia da Escuela Universitaria de Bibliotecología y Ciencias Afines, da Universidad de la Republica, ocorrendo no dia 10 de setembro de 1999.

12 IX Encontro do Mercosul Sob o tema: La archivología, la bibliotecología y la museología: posibilidad de integración curricular, foi organizado pelos estudantes da carreira de Biblioteconomia da Universidad Nacional de Assunción, visto que o país sede, Paraguai, não possui curso superior em Arquivologia. Em decorrência destefato, o evento permitiu um grande congraçamento dos estudantes deArquivologia e Biblioteconomia presentes. Ocorreu no dia 27 de setembro de 2001, como evento paralelo ao IVCAM, na cidade de San Lorenzo, Paraguai.

13 X Encontro do Mercosul Em 29 de agosto de 2003, na cidade de Huerta Grande, província de Córdoba, Argentina, sob o tema: El Estudiante de Archivología en el contexto global: diferencias y similitudes en la formación profesional, ocorre em paralelo ao V CAM. O evento contou com palestras e apresentações de trabalhos dos estudantes. Suas conclusões e recomendações foram divulgadas pela internet, onde se destaca:

14 X Encontro do Mercosul Que la calidad em la enseñanza mejoraría notablemente mediante la realización de eventos estudantiles y convênios entre las distintas instituiciones educativas, integrando a su vez políticas de legislación archivística para fomentar el perfeccionamiento profesional em un ámbito crítico de investigación.

15 XI Encontro do Mercosul Ocorrido nos dias 18 e 19 de outubro de 2005, na cidade de Campos do Jordão, estado de São Paulo, juntamente com o IX Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (encontro brasileiro), sob coordenação de acadêmico do curso de Arquivologia da UNESP, em paralelo ao VI CAM. O evento que teve o tema: A Construção do Saber Arquivístico, contou com palestrantes brasileiros e apresentações de trabalhos dos estudantes brasileiros e colombiano.

16 XII Encontro do Mercosul Sob o tema: As Múltiplas Formações do Arquivista, em paralelo ao VII CAM, na Corporación Cultural de la Ilustre Municipalidad de Viña del Mar, Chile, novembro de Coordenado por estudante brasileiro, visto que o pais-sede não possui curso superior em Arquivologia. Participação de brasileiros, argentinos,chilenos e peruanos.

17 XII Encontro do Mercosul Palestras de: Antonia Heredia Hererra (Espanha); Heloísa Liberalli Bellotto (Brasil); Mariela Álvarez Rodríguez (Colômbia); César Gutiérrez Muñoz (Perú) e Vinícius Mitto Navarro (Brasil). Os Estudantes reunidos concluíram que:

18 XII Encontro do Mercosul El XII Encuentro de Estudiantes de Archivología del MERCOSUR, fue constituido en homenaje a los profesores Aurelio Tanodi y José Pedro Pinto Esposel. Ha decidido volver a su denominación de origen: Encuentro Latinoamericano de Estudiantes de Archivología. Propone a la Escuela Nacional de Archiveros de Perú tener acceso a sus cursos de formación a distancia a personas no Peruanas.

19 I ENEARQ Sediado e realizado pelo Diretório Acadêmico de Arquivologia da UNIRIO, no período de 12 a 14 de setembro de 1997, sendo o marco inicial para a afirmação do evento no cenário arquivístico brasileiro. O I Encontro teve como tema: A busca de uma identidade contemporânea para a Arquivologia.

20 II ENEARQ O II Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, promovido pelo Centro de Acadêmico de Arquivologia da Universidade de Brasília, foi realizado de 30 de outubro a 01 de novembro de O Encontro sediado pela UNB, abordou o tema: Estudante – Universidade: capacitaçãoteórica e profissional.

21 III ENEARQ O III Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de novembro de O Encontro teve como tema: Arquivologia: quebrando barreiras. O III ENEARQ foi realizado nas instalações do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal Fluminense, em Niterói

22 IV ENEARQ O IV ENEARQ realizou-se em Salvador, na Bahia, de 20 a 22 de outubro de 2000, sediado pela Universidade Federal da Bahia. Organizado pelos acadêmicos da Universidade Federal da Bahia, de 20 a 22 de Outubro de 2000, ocorrendo em paralelo ao XII Congresso Brasileiro de Arquivologia, sob o tema A Arquivologia Construindo o Futuro da Informação.

23 V ENEARQ O V ENEARQ, promovido e organizado pelo Diretório Acadêmico de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria, apoiado pela Coordenação do Curso de Arquivologia, realizou-se de 18 a 20 de outubro de O tema do evento: Inovações necessárias ao profissional do século XXI: A formação e a informação.

24 VI ENEARQ O ENEARQ na sua 6ª edição, abordou o tema: Arquivologia ontem, hoje e amanhã, conhecer o passado para entender o presente e planejar o futuro. O VI ENEARQ promovido pelo Centro Acadêmico Primus, da Universidade Estadual de Londrina, com apoio do Departamento de Ciências da Informação, realizou-se de 17 a 19 de 2002.

25 VII ENEARQ Promovido e organizado, pelo Diretório Acadêmico José Pedro Esposel, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2003, abordou o seguinte tema: Os novos cursos de Arquivologia e a questão curricular: o que esperar do profissional?. Fundação da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA).

26 VIII ENEARQ A Universidade Federal do Espírito Santo sediou o Encontro, organizado pelo Centro Acadêmico Livre de Arquivologia Professora Ida Maria Soares Braga. Realizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA), nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2004, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, o VIII ENEARQ teve como tema: Cultura, Cidadania e Arquivologia: o papel dos arquivos na sociedade brasileira.

27 IX ENEARQ O IX ENEARQ, se constituiu enquanto evento paralelo do VI CAM, ocorrendo em conjunto ao XII Encontro dos Estudantes de Arquivologia do Mercosul. Sua realização se deu nos dia 18 e 19 de Outubro de 2005, na cidade de Campos de Jordão, interior de São Paulo. Sua organização ficou a cargo dos acadêmicos da UNESP, sob como temário A Construção do Saber Arquivístico.

28 X ENEARQ Este ENEARQ aconteceu de 23 a 25 de Julho de 2006 ocorreu na Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre, como evento paralelo ao II CNA. Sob a organização dos acadêmicos da UFRGS e tendo como tema: Arquivologia: o Contraditório e a Formação do Arquivista no Brasil. Criação do Prêmio Jovem Arquivista.

29 XI ENEARQ O XI Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia ocorreu entre os dias 24 a 26 de setembro de 2007, em Santa Maria, tendo como tema central: Arquivologia: Construção Humana do Saber. Entrega do I Prêmio Jovem Arquivista e organização dos Anais do Encontro.

30 XII ENEARQ Realizado em Salvador, de 14 a 17 de julho de 2008, com o tema Arquivologia: novas exigências da sociedade do conhecimento. Entrega do II Prêmio Jovem Arquivista e publicação on line dos trabalhos apresentados.

31 Encontros em 2009 XIII ENEARQ, será realizado em Brasília de 21 a 25 de Julho em Brasília, sob organização de acadêmicos da UNB. Inscrições abertas em e

32 Encontros em 2009 O XIII Encuentro Latinoamericano de Estudiantes de Archivología, vai ocorrer em paralelo ao VIII Congreso de Archivología del Mercosur, de 17 a 21 de Novembro de 2009, em Montevidéu, Uruguai. Inscrições abertas em: e

33 REFERÊNCIAS MITTO NAVARRO, Vinícius. Registros Arquivísticos: O Caso dos Encontros Latino-Americanos de Estudantes de Arquivologia. Disponível em: Acesso em: 26 de Maio de 2009.http://www.enearq2008.ufba.br/wp- content/uploads/2008/09/22-renato_e_vinicius.pdf SILVA, Renato Motta Rodrigues da; MITTO NAVARRO, Vinícius. Análise da Participação dos Estudantes nos Encontros Nacionais de Estudantes de Arquivologia: A Construção Permanente do Movimento Estudantil. Disponível em: Acesso em: 16 de Maio 2009.http://www.enearq2008.ufba.br/wp-content/uploads/2008/09/22- renato_e_vinicius.pdf


Carregar ppt "ENCONTROS E MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ARQUIVOLOGIA NO BRASIL E MERCOSUL Semana Acadêmica 2009/1 CABAM - UFRGS Vinícius Mitto Navarro Arquivista DRT/RS 1594."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google