A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SPED: o caminho digital na Contabilidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SPED: o caminho digital na Contabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 SPED: o caminho digital na Contabilidade
Fundamentos, Requisitos e Procedimento para Autenticação de Escriturações Contábeis Digitais

2 CONCEITO Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - Contábil:
O SPED Contábil é um sistema informatizado de transmissão de escrituração com o objetivo de garantir maior celeridade no cumprimento de obrigações acessórias por parte do contribuinte, aumentando a integração entre órgãos de fiscalização e de registro empresarial, viabilizando a repressão de ilícitos tributários.

3 O SPED também pode ser conhecido pelos contribuintes como
DENOMINAÇÕES USUAIS O SPED também pode ser conhecido pelos contribuintes como ECD (ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL) ou simplesmente LIVRO DIGITAL

4 LEGISLAÇÃO Decreto nº 6.022/2007 – CRIAÇÃO DO LIVRO DIGITAL
Instrução Normativa Nº 107/2008; Decreto-Lei 486/1969 Decreto /1969 Decreto 3.000/1969 Novo Código Civil 2002 Outros Observar Legislação da Receita Federal

5 PROCEDIMENTO

6 PROGRAMA A SER USADO No site o usuário deverá baixar o Programa Validador Assinador, também conhecido como PVA. Todas as operações de transmissão, visualização de situação e emissão de Certificado de Autenticação ocorrem através do PVA.

7 Estrutura do livro digital
O livro digital deve conter: Termo de Abertura, Escrituração e Termo de Encerramento. Se a escrituração compreender o término do exercício fiscal, o livro deverá conter Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

8 Termo de abertura O Termo de Abertura deve conter:
Número de ordem do livro Finalidade do Livro Nome empresarial NIRE da empresa CNPJ da empresa Datas de constituição e de conversão de S/C Nome do Município

9 TERMO DE ABERTURA

10 Dados contidos no livro digital
Termo de Encerramento: Nome empresarial Finalidade do livro Número de ordem do livro Período de escrituração Signatários: administradores, procuradores, liquidantes, etc, e contabilistas.

11 Termo de Encerramento

12 Assinaturas

13 Fluxo do Livro Digital Através do PVA, o arquivo com a escrituração deverá ser trasmitido, sempre obedecendo a legislação vigente, após a autenticação e assinatura do requerimento por parte dos signatários. São signatários: administradores da empresa, procuradores e contabilistas, todos aptos a assinarem mediante assinatura digital fornecida por órgãos credenciados.

14 FLUXO DO LIVRO DIGITAL JUNTO À RECEITA FEDERAL
Assim que a RFB recebe o SPED, a parte contábil da escrituração, os termos (Abertura e Encerramento) e as assinaturas digitais são separadas. O livro é enviado de forma criptografada (linguagem de máquina) para a JUCEMG, que irá calcular o volume do livro (linhas de programação), gerando o valor do DAE (Documento de Arrecadação Estadual). O DAE estará à disposição para impressão e pagamento.

15 DAE e HASH O DAE para livros digitais é específico e deve ser obtido através do site da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais ( através do link DAE ON LINE. O SPED possui um número indentificador (HASH) de 40 caracteres (composto de letras e números) que vincula o NIRE (Número de Inscrição no Registro Empresarial), o CNPJ, o numero de ordem do livro e o DAE. Não existe a letra “O”. Será sempre Zero

16 Liberação do livro para análise
Após o pagamento, o estabelecimento bancário enviará à PRODEMGE a respectiva informação, que, por sua vez, a transmitirá à Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). Após processamento do pagamento, a SEFAZ libera o livro para análise por parte da JUCEMG.

17 Status do SPED Recebido pela RFB Recebido pela JUCEMG
Aguardando Processamento Aguardando Pagamento Em Análise Autenticado, Pendente e Indeferido

18 LIVROS QUANTO À NATUREZA
Somente livros contábeis podem ser transmitidos através do SPED. São eles: DIÁRIO GERAL DIARIO RESUMIDO E AUXILIARES BALANCETES DIÁRIOS E BALANÇOS RAZÃO No caso de Diários Resumidos, o status permanece “recebido parcialmente” até que todos os livros auxiliares sejam enviados.

19 Análise do SPED pela JUCEMG
Somente a partir do status “Em Análise” que o autenticador verificará se o livro está correto ou se será colocado em exigência. Esse é o primeiro contato entre o autenticador e os termos de Abertura e Encerramento do livro. Somente os Termos (Abertura e Encerramento) serão analisados pela JUCEMG. Caso existam dúvidas, o autenticador verificará se há inconsistência das informações constantes nos Termos dos livros com as do Banco de Dados da JUCEMG.

20 ANÁLISE DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG
Havendo o mesmo número de ordem já autenticado e/ou divergências quanto aos dados da sociedade/empresário, o livro será colocado “em exigência”, status que corresponde à pendência lançada no livro em papel. Quando o livro referir-se a período já autenticado, com o mesmo número de ordem ou não, o livro será indeferido.

21 ANÁLISE DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG
O indeferimento, por parte da JUCEMG, do livro digital limita-se aos termos de abertura e encerramento recebidos pela Junta Comercial, não interferindo nos dados contábeis que continuam válidos para apreciação da Receita Federal.

22 ANÁLISE DOS LIVROS PELA JUCEMG
Após a análise e a assinatura dos termos do livro pelo autenticador, o resultado é registrado no Banco de Dados da JUCEMG, confirmando-o como “autenticado”, “em exigência” ou “indeferido”.

23 ASSINATURA A autenticação dos termos do livro se dará por meio de assinatura digital do analista da JUCEMG As informações referentes ao resultado da análise são enviadas à Receita Federal e visualizadas através do PVA Em caso de pendências, o usuário terá acesso às mesmas através do PVA, programa que também permite a impressão do Certificado de Autenticação, nos casos dos livros deferidos.

24 RETIFICAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO
A substituição pode ser realizada a qualquer momento antes do pagamento do DAE, não sendo necessário entrar em contato com a JUCEMG. Após o pagamento do DAE, o livro somente poderá ser substituído se o mesmo estiver no status “Pendente”. O usuário poderá solicitar à JUCEMG que coloque o livro “em exigência”, através do

25 Substituição do livro pendente
O procedimento para substituição de livros colocados em exigência estão detalhadamente descritos no tópico “perguntas frequentes” de número 9, no site do SPED, cujo acesso se dará pelo seguinte endereço:

26 NÃO EXISTE ATENDIMENTO PRESENCIAL!
PROBLEMAS TÉCNICOS Os problemas técnicos referentes à visualização de notificações e/ou consulta do status do arquivo devem ser informados à Receita Federal, que é a responsável pelo PVA, somente através do O mesmo ocorre com os problemas técnicos ocorridos na substituição dos livros NÃO EXISTE ATENDIMENTO PRESENCIAL!

27 TERMO DE AUTENTICAÇÃO Após os termos de abertura e encerramento do livro serem autenticados e enviados à Receita Federal pela JUCEMG, é emitido um Termo de Autenticação que comprova o registro (autenticação) do livro digital, que deve ser impresso pelo usuário através do PVA. Esse é um documento oficial que atesta que o livro foi autenticado pela JUCEMG, válido para quaisquer fins legais.

28 INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Deve ser salientado que a autenticação dos termos não se refere aos lançamentos contábeis, uma vez que o conteúdo do mesmo é analisado somente por órgãos fiscalizadores. (artigo 29 da IN107/2008) Caso a sociedade/empresário necessite de um balanço autenticado, deve ser adotado o procedimento de autenticação do balanço como documento de interesse na JUCEMG, pela forma tradicional.

29 Luiz Eduardo Corrêa Soares
MUITO OBRIGADO! Luiz Eduardo Corrêa Soares


Carregar ppt "SPED: o caminho digital na Contabilidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google