A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUBLINHA É muito importante identificar, em um texto, suas ideias principais (IP). Entretanto, antes de proceder à sua sublinha, devemos ler rapidamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBLINHA É muito importante identificar, em um texto, suas ideias principais (IP). Entretanto, antes de proceder à sua sublinha, devemos ler rapidamente."— Transcrição da apresentação:

1 SUBLINHA É muito importante identificar, em um texto, suas ideias principais (IP). Entretanto, antes de proceder à sua sublinha, devemos ler rapidamente todo o conteúdo a ser estudado, para que tenhamos uma noção geral do assunto. Só então, reiniciamos a leitura com o lápis na mão (lápis e não caneta lumicolor ou a tinta, pois somente o destaque com grafite pode ser apagado em caso de equívoco) – (OLIVEIRA, p. 64).

2 Procedimentos de sublinha a) nunca sublinhar na primeira leitura; b) na releitura, identificar as ideias principais, as palavras- chave e os pormenores relevantes; c) sublinhar as palavras-chave das ideias principais e os pormenores relevantes; d) proceder à substituição de palavras e expressões longas por outras mais curtas; e) eliminar detalhes irrelevantes do texto a ser sublinhado; f) reconstituir o parágrafo com base nas palavras e ideias básicas sublinhadas.

3 Exemplo de texto para leitura e sublinha Na última entrevista que deu à revista ISTOÉ, nº 1724, de 16 de outubro de 2002, Oscar Niemeyer, aos 95 anos de idade, deu-nos mais uma demonstração do seu excelente caráter. Entre outras coisas, afirmou ser pessimista e que, para ele, a vida não tem perspectiva. Ainda assim, sua preocupação é ser útil às pessoas. A nobreza e o desprendimento de pessoas como esse gênio da arquitetura colocam-nos bem acima dos que, como nós, se apóiam na religião para viver melhor. Niemeyer sempre manifestou desprendimento dos bens materiais e indignação com as injustiças sociais. Jamais precisou professar qualquer crença religiosa para ser bom. Entretanto, a finalidade da religião, para a grande massa da Humanidade, vai muito além de nos tornar melhores. Além do seu significado de ligação com o Criador, há outros, também da máxima importância: proporcionar- nos a certeza da existência da vida espiritual, a convicção de que somos imortais e responsáveis por nossos atos, por mínimos que sejam. Consequentemente, assim como nutrimos nossos corpos com os alimentos orgânicos, também nossa alma necessita do alimento espiritual para viver equilibrada interiormente e harmonizada com todos. Se precisamos do médico para os desarranjos do corpo físico, a religião é nosso médico para o corpo espiritual.

4 Sublinha das expressões-chave Na última entrevista que deu à revista ISTOÉ, nº 1724, de 16 de outubro de 2002, Oscar Niemeyer, aos 95 anos de idade, deu-nos mais uma demonstração do seu excelente caráter. Entre outras coisas, afirmou ser pessimista e que, para ele, a vida não tem perspectiva. Ainda assim, sua preocupação é ser útil às pessoas. A nobreza e o desprendimento de pessoas como esse gênio da arquitetura colocam-nos bem acima dos que, como nós, se apóiam na religião para viver melhor. Niemeyer sempre manifestou desprendimento dos bens materiais e indignação com as injustiças sociais. Jamais precisou professar qualquer crença religiosa para ser bom. Entretanto, a finalidade da religião, para a grande massa da Humanidade, vai muito além de nos tornar melhores. Além do seu significado de ligação com o Criador, há outros, também da máxima importância: proporcionar-nos a certeza da existência da vida espiritual, a convicção de que somos imortais e responsáveis por nossos atos, por mínimos que sejam. Consequentemente, assim como nutrimos nossos corpos com os alimentos orgânicos, também nossa alma necessita do alimento espiritual para viver equilibrada interiormente e harmonizada com todos. Se precisamos do médico para os desarranjos do corpo físico, a religião é nosso médico para o corpo espiritual.

5 Resultado da sublinha [Em] entrevista [à] ISTOÉ de 16 outubro de 2002, Oscar Niemeyer demonstra seu excelente caráter. [Para ele] a vida não tem perspectiva, [porém sua] preocupação [é ajudar as pessoas]. [Independe da] religião para ser bom. [Mas a] finalidade da religião, além de nos tornar melhores, [liga-nos] com o Criador, [dá-nos a] convicção [sobre nossa imortalidade] [e responsabilidade] por nossos atos. Assim como nutrimos nossos corpos, nossa alma necessita [do] alimento espiritual [para viver] harmonizada.

6 Exercício: sublinhe e sintetize o texto abaixo: O industrialismo tem como imperativo máximo à conquista do velho pelo novo; e está forçando a humanidade a marchar através da história a um ritmo cada vez mais rápido. Porém, fixa somente a direção geral dessa marcha. A natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos que de outra maneira aparecem como mistos e inclusive acidentais. Outra questão é porque um caminho ou outro é escolhido ou aceito pelos homens, ou imposto a eles. O industrialismo é introduzido por elites nativas ou estrangeiras, grupos de homens que pretendem conquistar a sociedade através da superioridade dos novos meios de produção. A nova sociedade, ao longo do tempo e sob um ou outro auspício, está sempre destinada a ganhar. A grande questão dramática não é se o industrialismo haverá de obter a supremacia, mas qual será seu enfoque conceitual da organização da industrialização. (Disponível em:. Acesso em 13 abr )

7 1) Destaque das palavras e expressões-chave: O industrialismo tem como imperativo máximo a conquista do velho pelo novo; e está forçando a humanidade a marchar através da história a um ritmo cada vez mais rápido. Porém, fixa somente a direção geral dessa marcha. A natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos que de outra maneira aparecem como mistos e inclusive acidentais. Outra questão é porque um caminho ou outro é escolhido ou aceito pelos homens, ou imposto a eles. O industrialismo é introduzido por elites nativas ou estrangeiras, grupos de homens que pretendem conquistar a sociedade através da superioridade dos novos meios de produção. A nova sociedade, ao longo do tempo e sob um ou outro auspício*, está sempre destinada a ganhar. A grande questão dramática não é se o industrialismo haverá de obter a supremacia, mas qual será seu enfoque* conceitual da organização da industrialização. auspício*: proteção; patrocínio; apoio financeiro; Vocabulário enfoque*: modo de focalizar um assunto; perspectiva.

8 2) Palavras ou expressões destacadas: industrialismo conquista do velho pelo novo ritmo cada vez mais rápido fixa direção geral A natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos porque um caminho ou outro é escolhido elites conquistar a sociedade nova está sempre destinada a ganhar. qual será organização da industrialização.

9 Exercício: com base nas palavras ou expressões destacadas acima, faça uma síntese do texto industrialismo.

10 Resposta provisória Industrialismo [é a] conquista do velho pelo novo [em] ritmo cada vez mais rápido. [Mas] fixa somente a direção geral [da] marcha [da humanidade]. A natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos. Por que um caminho ou outro é escolhido, aceito ou imposto [aos homens]? Elites [desejam] conquistar a sociedade. [Nova sociedade] está sempre destinada a ganhar. [Grande questão é] qual será o enfoque [conceitual] da organização da industrialização.

11 Gabarito O industrialismo é a conquista do velho pelo novo em ritmo cada vez mais rápido. Mas ele fixa somente a direção geral da marcha humana. A natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos. Uma direção ou outra é escolhida, aceita ou imposta aos homens porque a nova sociedade está sempre destinada a ganhar. A grande questão é a de qual será o enfoque conceitual da organização industrial.


Carregar ppt "SUBLINHA É muito importante identificar, em um texto, suas ideias principais (IP). Entretanto, antes de proceder à sua sublinha, devemos ler rapidamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google