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Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG05207 - Informática.

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1 Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG Informática

2 Hardware: parte física do computador. Ex.: teclado, moude, impressora, monitor, etc. Software: parte lógica do computador (programas). Ex.: windows, word, excel, corel, etc. Peopleware: pessoas que utilizam sistemas computacionais (usuários).

3 Introdução aos computadores Os dados no ambiente dos computadores são codificados, manipulados e armazenados para serem usados sob duas condições, por exemplo: sim/nãoaberto/fechadoligado/desligadofalso/verdadeiro Na terminologia dos computadores, as duas condições são representadas por notações binárias através do uso de 1 (um) e 0 (zero) Cada dígito binário é chamado de bit e a complexidade dos circuitos dos computadores é sempre descrita em termos de número de bits que pode ser transmitido simultaneamente OBS 1 : Atualmente, os computadores pessoais (personal computer – PC) usam 8, 16, 32 e 64 bits. OBS 2 : Um grupo de 8 bits é chamado de byte, que é a unidade padrão de medida de dados nos computadores.

4 Para a notação binária, os 8 bits são numerados de 0 até 7 a partir da direita, assim o número 255 e 0 são representados por e , respectivamente. EXEMPLO PRÁTICO Qual o significado dos dígitos binários ? =75 10 Ou =75 10

5 Na natureza, todo o tipo de informação pode assumir qualquer valor, por exemplo você pode facilmente distinguir a diferença entre um tom de vermelho de um tom mais escuro ou mais claro; pode distinguir quando uma sala está clara ou escura. Este tipo de informação é denominado informação analógica. A construção dos circuitos eletrônicos deveria seguir os mesmos moldes da natureza afim de se aproximar do mais real possível, mas a utilização de informações analógicas tornou-se um grande problema. Durante uma transmissão de dados, no percurso, pode ocorrer um problema que alterou o valor dos dados. O grande problema, não é o fato destes dados serem alterados, mas sim, o fato de que o dispositivo receptor não terá como identificar se a informação é verdadeira ou não.

6 Como o dispositivo aceita qualquer valor, se em vez de 70, chegar 71, ele terá que aceitá-lo como verdadeiro, sendo assim, nenhum dispositivo eletrônico conseguiria funcionar corretamente. Dispositivos eletrônicos trabalham em um outro sistema numérico: o sistema binário. Neste sistema só há dois algarismos: 0 e 1, o que proporciona uma grande vantagem: qualquer valor diferente desses será completamente desprezado. Como o sistema binário representa o estado de um dedo recolhido da mão (0) e esticado (1), por vezes o chamamos de sistema digital. Os sistemas digitais são mais confiáveis e mais puros.

7 Matematicamente, os números são escritos em função de sua base. Nós rotineiramente utilizamos a base dez (decimal). Por exemplo: 10 = 1 x x = 1 x x x = 1 x x x = 4 x x x x 10 0

8 Compreendendo este desmembramento dos números na base decimal, é muito fácil entender os números binários. Por exemplo: 0 = 0 x = 1 x = 1 x x x 2 0 (corresponde ao 6 em decimal) = 1 x x x x x 2 0 (corresponde ao 23 em decimal)

9 O conjunto de algarismos binários (bits) forma palavras que representam números máximos bastante definidos. Palavras binárias recebem nomes especiais conforme a quantidade de bits utilizada pelas mesmas: Nibble = 4 bits (2 4 = 16 variações de combinações) Byte = 8 bits (2 8 = 256 variações de combinações) Word = 16 bits (2 16 = variações de combinações) Double Word = 32 bits (2 32 = variações de combinações) Quad Word = 64 bits (2 64 = variações de combinações)

10 No nosso dia a dia estamos habituados a trabalhar com algumas unidades, tais como: Km, gr, litro, ml, etc... Quando estamos estudando o computador a unidade de medida utilizada é o sistema binário, ou seja trabalha como 0 e 1, isto significa que tudo que armazenamos no computador, está em forma de 0 e 1. Assim, o sufixo K (Kilo), que em decimal representa vezes (como em Km e Kg) em binário representa 2 10 vezes (1.024), e assim como eles temos outro valores que devem ser observados na tabela a seguir:

11 SUFIXOVALOR DECIMALVALOR BINÁRIO Kilo (K) = Mega (M) = Giga (G) = Tera (T) = Peta (P) = Exa (E) = Zeta (Z) = Yota (Y) = Unidades de medida

12 A partir de então, podemos escrever que: 1 byte (B) = 8 bits 1 Kilobyte (KB) = 1024 bytes 1 Megabyte (MB) = 1024 Kilobytes 1 Gigabyte (GB) = 1024 Megabytes 1 Terabyte (TB) = 1024 Gigabytes 1 Petabyte (PB) = 1024 Terabytes e assim por diante... Obs.: a menor unidade de informação que o computador pode receber é o BIT.

13 Abaixo segue exemplos de como são utilizadas as unidades acima citadas. EQUIPAMENTO UNIDADE DE MEDIDA EXEMPLO Memória RAMMega Byte (MB)512 MB Disquete 3,5Mega Byte (MB)1,44 MB HD – Hard DiskGiga Byte (GB)160 GB CD-RomMega Byte (MB)700 MB DVD-RomGiga Byte (GB)4,7 GB Blu-rayGiga Byte (GB)25 GB HD DVDGiga Byte (GB)15 GB

14 Teclado É um dispositivo de entrada, ou seja, serve para que o usuário forneça informações ao computador. Semelhante aos teclados usados nas máquinas de escrever. Existem quatro partes em um teclado padrão: as teclas alfanuméricas, o teclado numérico reduzido, as teclas de função e as teclas de movimentação (ver figura abaixo).

15 Mouse É considerado um dispositivo de apontamento, ou seja, é um dispositivo de entrada que o usuário emprega para apontar para determinado item na tela, solicitando assim que o programa realize determinada ação. Em geral, seu funcionamento consiste em posicionar o cursor (ponteiro do mouse) sobre o item desejado, exibido na tela, e dar um ou dois cliques em um dos botões. O mouse pode ser substituído por outros dispositivos apontadores como trackball, touchpad, entre outros.

16 A utilização básica do mouse pode ser feita com a combinação de 3 técnicas: Dar um clique: mover o ponteiro até o local desejado, pressionar e soltar o botão. Dar dois clique: mover o ponteiro até o local desejado, pressionar e soltar o botão, duas vezes. Arrastar: mover o ponteiro até o local desejado e depois pressione o botão, mantendo-o pressionado enquanto move o mouse.

17 TrackBall Funciona como mouse de cabeça para baixo. São comuns em notebooks. Você descansa o polegar sobre a bola, que agora está exposta na parte superior, e seus dedos sobre os botões. TouchPad Dispositivo sensível ao toque utilizado em notebooks (para substituir o mouse) e em modelos recentes do iPod.

18 Leitoras de código de barras São usadas em supermercados e em outros estabelecimentos, para ler o código de barra, traduzem-nos para números e inserem esses números no computador. Computadores com telas sensíveis ao toque Aceitam a entrada diretamente da tela por meio do monitor. Os usuários tocam em botões eletrônicos que são exibidos na tela.

19 Scanner É um aparelho que digitaliza uma imagem. É como uma máquina de fotocópia, mas ao invés de copiar, torna cada ponto de cor em uma imagem digitalizada. Através do scanner podemos extrair imagens de fotos, jornais, desenhos, e colocá-las em nossos textos. É uma ferramenta muito útil para pessoas que trabalham com editoração eletrônica e desenvolvimento de páginas para a Internet.

20 Câmera fotográfica digital É um equipamento relativamente recente, sua principal finalidade é permitir que uma fotografia seja transferida diretamente da câmera para o computador, sem ter a necessidade do uso de filme e, portanto, abolindo o processo de revelação. Sua principal utilização vem sendo feita pelos desenvolvedores de páginas da Internet, uma vez que a maioria das câmeras digitais tem uma qualidade fotográfica baixa, porém atendendo aos padrões da internet.

21 Webcam É utilizada para gravar ou transmitir voz e imagem permitindo a realização, por exemplo, de videoconferência - um recurso que tem sido bastante difundido nos últimos tempos.

22 Monitor É um dispositivo de saída, ou seja, serve para o computador exibir ao usuário programas em execução, vídeos, animações e outros tipos de informações. Atualmente, estão disponíveis no mercado monitores coloridos com uma grande variedade de tamanhos (14, 15, 17, 20 e 21 polegadas). Anteriormente, predominavam os monitores monocromáticos e de menor resolução (VGA). Podem ser monocromáticos (apenas uma cor) ou colorido. A placa controladora de vídeo é uma interface entre o monitor e a CPU (recebe dados da CPU e envia-os para o monitor). Existem dois tipos de monitores: CRT, semelhantes a aparelhos de TV, e LCD, comumente usados em notebooks.

23 Monitor LCD CRT PLASMA

24 Impressora É um dispositivo que permite a obtenção de cópias em papel de textos, gráficos, desenhos e outros trabalhos criados no computador. Existe uma enorme variedade de marcas e modelos de impressoras, que podem ser divididas por sua tecnologia de impressão.

25 Matriciais Tecnologia de impressão por matriz de 9 ou 24 agulhas que pressionam uma fita com tinta sobre o papel, como uma máquina de escrever. Tem uma qualidade de impressão relativamente baixa. São inferiores a laser e jato de tinta em muitos aspectos (qualidade, rapidez,...) e ainda são muito utilizadas em setores onde é necessário a cópia carbonada.

26 Laser Tecnologia de impressão baseada na sensibilização do papel por raio laser que desenha letras e imagens com toner (pó). Nesse método, a página é impressa de uma só vez. São mais caras porém oferecem a melhor qualidade de impressão.

27 Jato de Tinta Tecnologia de impressão em que a imagem é formada por minúsculas gotas de tinta lançadas sobre o papel. São ligeiramente mais caras que as matriciais, mas oferecem uma boa qualidade de impressão e são silenciosas. São amplamente utilizadas tanto em empresas quanto em uso doméstico.

28 Plotadoras Criam imagens com um braço robótico que pega canetas e desenhas linhas em uma folha grande de papel.

29 Drive de disquete Permite ler e gravar disquetes. Atualmente, o drive de disquete mais comum é de 3 ½ polegadas com 1,44 MB de capacidade.

30 Drive de CD-ROM Hoje em dia a maioria dos programas são comercializados em CD-ROM. É útil para programas grandes e de conteúdo multimídia (animação, sons e vídeo). Sua capacidade normal é de 650 MB. Driver de DVD-ROM Sua principal vantagem é sua grande capacidade de armazenamento. Um único DVD-ROM pode armazenar o equivalente a vários CDs. É útil para programas grandes e de conteúdo multimídia (animação, sons e vídeo). Sua capacidade normal é de 4.7 GB.

31 Blu-ray É um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. Compete para se converter no padrão de discos ópticos sucessor do DVD. Seu rival é o HD-DVD. Sua capacidade normal é de 25 GB. HD DVD É um formato de mídia óptica digital, desenvolvido como sendo o primeiro padrão de vídeo de alta definição. HD DVD é similar ao seu competidor, o disco Blu-ray, que também utiliza o mesmo tamanho de CD. Sua capacidade normal é de 15 GB.

32 Pendrive: é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo uma fisionomia semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. Zip drive: é reconhecido mundialmente como um eficiente equipamento para armazenamento de dados em mídia removível, que utiliza discos de 100 MB e agora de 250 MB, atendendo assim às necessidades dos mais variados tipos de usuários, desde os domésticos até os corporativos, que trabalham com maiores volumes de dados.

33 Gabinete: é onde se encontram as partes do computador que são responsáveis por armazenar e processar as informações. Placa-mãe: Também chamada de mother board, é a placa mais importante, pois abriga o microprocessador, as memórias RAM e ROM e todas as outras placas, por exemplo, a placa de vídeo.

34 Microprocessador: é o cérebro do computador. O processador nada mais é que um chip de silício, onde uma combinação de circuitos controla o fluxo de funcionamento da máquina. Como o próprio nome diz, o processador é responsável pelo processamento das informações. Existem diversas marcas e fabricantes de processadores no mercado, dentre eles: Intel, Power PC, Cyrix, AMD, entre outros. Atualmente a Intel é a principal fabricante de processadores para PC.

35 Memória: Para o bom funcionamento de um computador e de seus programas, quanto mais memória RAM, melhor. Existem dois tipos de memória: ROM (Read Only Memory) e RAM (Random Access Memory). A memória ROM possui instruções básicas gravadas pelo fabricante do equipamento, que não podem ser alteradas. A memória RAM é a memória de trabalho do computador. Ela é composta por módulos (pentes) colocados diretamente na placa-mãe. RAM ROM

36 Disco rígido: O disco rígido também é conhecido como Winchester ou HD, do inglês Hard Disk. Sua função é armazenar dados e programas do usuário. Ele fica oculto dentro do gabinete e possui grande capacidade de armazenamento (5 GB, 10 GB, 20 GB,...). O HD fica dentro do gabinete do computador, e além de não estar visível, é totalmente lacrado, impedindo que qualquer impureza penetre no disco e o danifique.

37 Placa de vídeo: A placa de vídeo, como o próprio nome já diz, é responsável pela qualidade da imagem apresentada no monitor. As placas de vídeo com alta resolução são imprescindíveis se você deseja trabalhar com programas que lidem com cores ou desenhos, e jogos que necessitem exibir muitas telas em tempo muito rápido.

38 Modem: O modem é responsável por realizar a comunicação de dados entre seu computador e outro computador ou a Internet através da linha telefônica. Para se comunicar com outros computadores através do telefone, o modem transforma os sinais digitais de seu computador em sinais de pulso modulares, capazes de trafegar em uma linha telefônica. A característica mais importante do modem é sua velocidade, pois influencia a velocidade de transmissão dos dados. Os modems encontrados no mercado geralmente são de 56 Kbps (Kbytes por segundo), porém ainda existem micros com modems de 33,6 Kbps.

39 Placa de rede: Dispositivo utilizado para interligar computadores com a finalidade de criar uma rede, onde é possível compartilhar informações e recursos, como impressora, por exemplo.

40 Exemplo de uma configuração de um Microcomputador: Pentium 300 MHZ 64 MB HD 4.3 GB 56K 512 KB 16x40x10 15 Qual o processador? Pentium Qual o clock? 300 MHZ Qual a capacidade da memória RAM? 64 MB Qual a capacidade do HD? 4.3 GB

41 Exemplo de uma configuração de um Microcomputador: Pentium 300 MHZ 64 MB HD 4.3 GB 56K 512 KB 16x40x10 15 Qual a velocidade do fax modem? 56Kbps Qual a velocidade da memória cache (L2)? 512 KB Qual a velocidade do Kit Multimídia? 16 Gravação40 Leitura10 Regravação Qual o tamanho do monitor? 15


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