A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Importância das Incubadoras de Empresas para o Desenvolvimento Local 13/11/09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Importância das Incubadoras de Empresas para o Desenvolvimento Local 13/11/09."— Transcrição da apresentação:

1 Importância das Incubadoras de Empresas para o Desenvolvimento Local 13/11/09

2 Histórico 1965 – Fundação o Colégio Cruzeiro do Sul em São Miguel Paulista, São Paulo – Primeiros cursos superiores: Administração e Ciências Contábeis – Transformação em Universidade Cruzeiro do Sul – Início da expansão regional com a abertura do Campus Anália Franco – Aquisição do Centro Universitário Módulo, Caraguatuba-SP. Companhia Nitro Química, 1935

3

4 Deve obedecer ao princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão (art. 207 constituição federal)

5 Indicadores Básicos da Cidade de São Paulo – 2009 Desemprego de jovens de 16 a 19 anos Último lugar Renda mensal média Penúltimo lugar Abandono no ensino médio 26º lugar Agressão a Crianças Penúltimo lugar

6 Ações para o Desenvolvimento Local Incubadora de Empresas (de Base Tecnológica) Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona Leste Observatório Sócio-econômico: Plano de Atração de Investimentos

7 Incubadora de Empresas Definição: Ambiente planejado e protegido, propício ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas e ao surgimento de novos empreendimentos. Objetivo: Amparar o estágio inicial de micro e pequenas empresas por meio do aprimoramento da formação do empreendedor no que tange aos aspectos técnicos e gerenciais. –Diminuir a taxa de mortalidade das empresas; –Criar um novo pólo de empresas inovadoras; –Colaborar para a transferência de conhecimento e tecnologia das universidades para o setor produtivo; –Gerar trabalho e renda.

8 Incubadora de Empresas Infra-estrutura: salas individuais e compartilhadas (salas de reunião, recepção, área para demonstração de produtos, auditório, laboratórios e biblioteca); Serviços: telefonia, acesso a Internet, recepcionista; Assessorias: contábil, jurídica, comercial, de gestão financeira, captação de recursos, entre outras; Qualificação: capacitação, treinamentos, cursos e workshops para a formação de empreendedores; Network: por meio de contatos com entidades governamentais e investidores, participação em eventos, fóruns, entre outras. Oferece uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos, tais como:

9 FONTE: Panorama ANPROTEC, 2006 Incubadoras em Operação –1988 a 2006

10 FONTE: Panorama ANPROTEC, 2006 Incubadoras no Brasil Estado de S. Paulo 80 Zona Leste -

11 Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona Leste Objetivo: impulsionar e fortalecer as atividades produtivas que apresentam vínculos consistentes com a comunidade do território, na busca de crescimento econômico sustentável e o desenvolvimento social da região. Forma de atuação: apoio financeiro não reembolsável concedido preferencialmente a micro e pequenas empresas. Controle: acompanhamento técnico (Ftas, Unicsul, Sebrae) e financeiro (Fundep).

12 Observatório Sócio-econômico Definição: é um núcleo capaz de coletar, armazenar e manter atualizado um amplo banco de dados da região, o qual possa servir de base para a elaboração de um preciso diagnóstico da área de interesse. Objetivo: oferecer subsídios para ações que visam atrair empresas para a região, além da fixação das empresas graduadas pela incubadora, a fim de promover a geração de empregos locais e o desenvolvimento sustentável.

13 Observatório Sócio-econômico Variáveis a serem pesquisadas: –Infra-estrutura: disponibilidade de meios de transporte público, malha viária principal e secundária, logística (cadeia produtiva, suprimento e distribuição); –Mão de obra: idade, escolaridade, qualificação, potencial; –Incentivos fiscais: leis municipais e estaduais que promovam incentivos a áreas de interesse (e.g. Lei ); –Áreas disponíveis: mapeamento do uso do solo, identificando setores industriais, comerciais e de serviços, e terrenos disponíveis a novos empreendimentos; –População: distribuição, renda e escolaridade.

14 Incubadora Fundo Observatório

15 O impossível não é um fato. O impossível é um argumento.

16 São Miguel AV. Dr. Ussiel Cirilo, São Paulo SP Brasil Fone:


Carregar ppt "Importância das Incubadoras de Empresas para o Desenvolvimento Local 13/11/09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google