A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPARATIVO JAPÃOCHINA LOCALIZAÇÃO JAPÃOCHINA É um arquipélago localizado na porção leste ou oriental do continente asiático, a noroeste do Pacífico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPARATIVO JAPÃOCHINA LOCALIZAÇÃO JAPÃOCHINA É um arquipélago localizado na porção leste ou oriental do continente asiático, a noroeste do Pacífico."— Transcrição da apresentação:

1

2 COMPARATIVO JAPÃOCHINA

3 LOCALIZAÇÃO JAPÃOCHINA É um arquipélago localizado na porção leste ou oriental do continente asiático, a noroeste do Pacífico. Situada no centro-leste do continente asiático e banhada pelo Pacífico.

4 RELEVO JAPÃOCHINA Predominantemente montanhoso, de caráter vulcânico. Planícies, intensamente aproveitadas para a agricultura. Cadeias montanhosas, planaltos áridos, planície chinesa, recoberta ao longo do vale do Rio Amarelo pelo solo löess.

5 CLIMA JAPÃOCHINA Clima variado: frio ao norte, subtropical ao sul e temperado oceânico na maior parte do território. Clima frio, temperado continental e clima tropical.

6 HIDROGRAFIA JAPÃOCHINA Rios curtos e acidentados, formando numerosas cascatas, aproveitados para a produção de energia elétrica e irrigação de arroz. Os principais são o Rio Azul (Yang-Tsé-Kiang), Rio Amarelo (Huang-Ro), Rio Vermelho, Mekong e Amur.

7 POPULAÇÃO JAPÃOCHINA Os japoneses são essencialmente urbanos, mais de 67% de sua população vive nas cidades. Entre Tóquio e o porto de Yokohama há um dos maiores conglomerados urbanos do mundo: 35 milhões de habitantes. Budismo e xintoísmo. Maior população absoluta da Terra. São 141, 45 hab./km2 Política do filho único Predomina a população rural com 53%. Confucionismo e taoísmo. Guangzhou com 24,2 milhões de hab. é a mais populosa.

8 DESASTRES NATURAIS NO JAPÃO TERREMOTO 2011TSUNAMI

9 VAZAMENTO DA USINA NUCLEAR FUKUSHIMA

10 ASPECTOS ECONÔMICOS JAPÃOCHINA É um dos maiores produtores de arroz do mundo, cultivam chá, algodão, soja, soja, cana-de- açúcar, trigo. É um grande país pesqueiro do mundo. A cobertura florestal associada às formações de coníferas e caducifólias permite a exploração sustentada da madeira. Estrutura fundiária que predomina é o minifúndio É o conservacionismo das florestas x industrialização. Cereais mais cultivados: arroz, trigo e soja. Tem o maior rebanho de suínos. Quanto ao pescado é a maior produtora. Possui imensos recursos energéticos e minerais. A mais nova novidade é o ouro tibetano

11

12

13 ÓDIO SEM FIM Disputa por pequenas ilhas ricas em petróleo reacende rivalidades históricas entre China e Japão e pode provocar um conflito militar e econômico sem precedente.

14 ILHAS DISPUTADAS

15 Os chineses chamam as cinco ilhotas de Diaoyu. Os japoneses, de Senkaku. Mas a disputa entre China e Japão pela posse deste pequeno arquipélago extrapola as diferenças da língua, como mostraram os violentos protestos que, na semana passada, varreram mais de 100 cidades da China. Foram as maiores manifestações desde o restabelecimento das relações diplomáticas entre os países, em Nos últimos dias, a tensão aumentou depois da compra, por parte do governo japonês, de três das cinco ilhas. Os chineses, já bastante sensibilizados pelas celebrações de 18 de setembro (data que marca a invasão da região da Manchúria, em 1931, por tropas japonesas), ficaram enfurecidos. Além de trazer de volta uma rivalidade secular, a briga tem sérias implicações econômicas. Embora pareçam apenas porções de rocha desabitadas, as ilhas possuem ricas reservas de gás e petróleo que jazem ao seu redor. Daí o fato de serem tão cobiçadas. China e Japão, respectivamente a segunda e a terceira maiores economias do mundo, dependem profundamente de suas importações de combustível. Segundo dados de Michael Klare, professor de estudos da paz e da segurança mundial do Hampshire College, nos Estados Unidos, a China importa 58% do petróleo e 22% do gás natural que consome todos os anos. No Japão, esses índices são de quase 100%. Além disso, o leste asiático é muito pobre em recursos naturais – possui apenas 3% das reservas mundiais de petróleo e 8% das de gás. Nesse cenário, é compreensível que as pequenas ilhas Diaoyu/Senkaku sejam alvo de disputa. Desde 1968, quando surgiram indícios de jazidas naquela região, a China mostra interesse em controlar o arquipélago anexado unilateralmente pelo Japão em 1895.

16 E U R O P A A localização do continente europeu é que ao norte é banhado pelo Oceano Glacial Ártico; ao sul pelos mares Mediterrâneo e Negro e ao oeste pelo Oceano Atlântico. O ambiente natural rico (solos férteis, florestas), foi fundamental para a ocupação europeia. Em virtude da complexidade étnica, linguística e religiosa, a Europa dividi-se em:

17 EUROPA SETENTRIONAL

18 É a Europa Nórdica, são regiões de climas frios, populações de origem germânica, altíssimo nível de vida. Noruega Suécia Finlândia Dinamarca Islândia

19 NORUEGA – AURORA BOREAL

20 SUÉCIA

21 EUROPA NORTE-OCIDENTAL

22 Constituem-se de antigas potências coloniais, altamente industrializados e organizados socialmente: Reino Unido Irlanda Holanda Bélgica Luxemburgo França

23 HOLANDA

24 FRANÇA

25 EUROPA CENTRAL Constituem-se num grupo com as mais diversificadas origens, bastante industrializados e alguns países recem-integrados à UE. Alemanha Suíça Áustria Liechtenstein Polônia Rep. Tcheca Hungria Romênia

26 EUROPA CENTRAL

27 LIECHTENSTEIN

28 ROMÊNIA

29 EUROPA MERIDIONAL

30 Formada por um extenso conjunto de países, possuem menor grau de industrialização e intensa atividade agrícola, têm recebido investimento da EU para alcançar maior grau de industrialização. Portugal Espanha Andorra Itália Sérvia Grécia Chipre Turquia

31 GRÉCIA

32 ESPANHA - MADRI

33 EUROPA ORIENTAL

34 São os países egressos da antiga URSS que participam da CEI, apresenta clima temperado continental, com invernos rigorosos; a maioria da população é eslava. Rússia Lituânia Letônia Estônia Ucrânia Armênia Azerbaijão Eslováquia Geórgia

35 RÚSSIA - MOSCOU

36 ARMÊNIA – Yerevan

37 Prof. Marlei Siqueira


Carregar ppt "COMPARATIVO JAPÃOCHINA LOCALIZAÇÃO JAPÃOCHINA É um arquipélago localizado na porção leste ou oriental do continente asiático, a noroeste do Pacífico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google