A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO Sérgio Elias Vieira Cury.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO Sérgio Elias Vieira Cury."— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO Sérgio Elias Vieira Cury

2 LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO RESPONDA: NOME DO PERIÓDICO VOLUME FASCICULO ANO DE PUBLICAÇÃO PÁGINAS Baseado em Castro,A.A. 2000

3 RESPONDA: TIPO DO ARTIGO relato de caso revisão de literatura pesquisa (tipo?) TITULO DO ARTIGO AUTORES

4 RESPONDA: RESUMO: - É ESTRUTURADO OU EM UM PARÁGRAFO? APRESENTA OS ELEMENTOS QUE SE ESPERA DE UM RESUMO?

5 RESPONDA: PALAVRAS-CHAVES SÃO ESCLARECEDORAS? DUPLICAM O TÍTULO VOCÊ SUPRIMIRIA ALGUMA VOCÊ ACRESCENTARIA ALGUMA?

6 RESPONDA: Introdução: Ótimo; Bom; Regular; Ruim; Péssimo. 1. Qual é o problema que está sendo respondido? 2. Por que foi necessário a realização da pesquisa? 3. Existe uma ou mais revisões sistemáticas do assunto? Foi discutido a necessidade da pesquisa baseada nos resultados desta revisão? 4. Como serão utilizados os resultados desta pesquisa? 5. Quais são as principais perguntas que serão respondidas? 6. Existiam hipóteses a serem testadas? As hipóteses foram explicitadas?

7 Responda: Revisão da literatura: Ótimo; Bom; Regular; Ruim; Péssimo. 1. Foram esquecidos artigos históricos ou clássicos? 2. Foi obedecida uma cronologia? 3. Qual o estilo adotado?

8 Métodos: Ótimo; Bom; Regular; Ruim; Péssimo. 1.A pesquisa foi aprovada pela comissão de ética? 1.1 A pesquisa contém a aprovação do comitê de ética (número do processo ou cópia do parecer)? 2. Qual foi o tipo de estudo utilizado? 3. Qual foi o local onde foi realizada a pesquisa (Quais os centros envolvidos)? 4. Qual a amostra utilizada no estudo? 4.1. Quais foram os critérios de inclusão adotados? 4.2. Quais foram os critérios de exclusão adotados? 4.3. Como foi realizado o recrutamento dos doentes? 4.4. Como foi realizado o consentimento informado? 5. Quais foram os procedimentos utilizados? 5.1. Qual principal procedimento utilizado no estudo (Intervenção, teste diagnóstico ou exposição, p. ex.) ? 5.2. Quais foram os métodos utilizados para proteger a pesquisa de viéses?

9 6. Quais as variáveis estudadas? 6.1. Quais são as variáveis primárias e as secundárias? 6.2. Qual a definição de cada variável? 6.3. Como foram mensuradas? 6.4. Quem as mensurou? 6.5. Quando foram mensuradas? 7. Como foi descrito o método estatístico? 7.1. Foi calculado o tamanho da amostra? 7.2. Foram apresentados os detalhes de como foi realizada a análise estatística? Quais são as variáveis analisadas? Quais são as hipóteses estatísticas? Quais os testes estatísticos utilizados? Qual o valor de P adotado? Foi planejada alguma análise de subgrupo? Qual a freqüência das análises? Qual o programa de computador utilizado? Foi realizada análise econômica dos resultados?

10 Resultados: Ótimo; Bom; Regular; Ruim; Péssimo. 1. Primeira parte dos resultados 1.1. Quando foi iniciada e terminada a pesquisa? 1.2. Quando tempo demorou o recrutamento? 1.3. Foram apresentadas as condições basais da amostra? 1.4. Foram descritos desvios do projeto? 1.5. Foi apresentado um organograma da pesquisa? 2. As variáveis estudadas 2.1. As variáveis são apresentadas de forma apropriada? 2.2. As tabelas, gráficos, quadros e figuras são necessários e adequados?

11 Resultados: Ótimo; Bom; Regular; Ruim; Péssimo. 1. Primeira parte dos resultados 1.1. Quando foi iniciada e terminada a pesquisa? 1.2. Quando tempo demorou o recrutamento? 1.3. Foram apresentadas as condições basais da amostra? 1.4. Foram descritos desvios do projeto? 1.5. Foi apresentado um organograma da pesquisa? 2. As variáveis estudadas 2.1. As variáveis são apresentadas de forma apropriada? 2.2. As tabelas, gráficos, quadros e figuras são necessários e adequados?

12 Discussão: Ótimo; Bom; Regular; Ruim; Péssimo. 1. Foram enfatizado os principais resultados? 2. Foram discutidas as limitações do estudo? 3. Foram discutidos as forças e fraquezas em relação a outros estudos, discutindo as diferenças entre os estudos? 4. Qual o significado do estudo? Possíveis mecanismos e implicações para os clínicos e os administradores? 5. Quais são as perguntas não respondidas e as pesquisas futuras?

13 Conclusões: Ótimo; Bom; Regular; Ruim; Péssimo. Estão adequadas e corretas? (Estão de acordo com os objetivos? Estão de acordo com os métodos? Estão de acordo com os resultados?)

14 Referências: Ótimo; Bom; Regular; Ruim; Péssimo. 1. Qual o estilo adotado? 2. O mesmo estilo foi utilizado em toda o trabalho?

15 RESENHA (Resumo crítico) Texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato. Livros Peças teatrais, Exposições, Shows, Filmes, ACADÊMICAS RESENHA ACADÊMICA Crítica, Descritiva Temática.

16 RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA guia ideal - oito passos 1 - Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar; 2 - Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

17 RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA 3 - Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; 4 - Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;

18 RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA 5 - Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico. aula

19 RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA 6 - Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

20 RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA 7 - Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.

21 RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA 8 - Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), RJ..

22 RESENHA ACADÊMICA DESCRITIVA Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.

23 RESENHA ACADÊMICA TEMÁTICA Fala-se de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples: 1 - Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;

24 RESENHA ACADÊMICA TEMÁTICA 2 - Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto; 3 - Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;

25 RESENHA ACADÊMICA TEMÁTICA 4 - Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou; 5 - Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), RJ.

26 RESUMO ou RESENHA Uma resenha deve ser feita com base em algo específico que você leu (artigo p. ex.), podendo colocar suas opiniões próprias no meio da resenha de forma crítica. Resumo nada mais é do que uma diminuição de um texto ou de algum assunto abordado, nunca perdendo o foco do assunto principal.

27 RESUMO ou RESENHA Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de Resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenha o resumo crítico elaborado pelos estudantes como exercício didático. A rigor, você só escreverá uma resenha no dia em que seu resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que você faz é um resumo crítico.

28 RESUMO ou RESENHA Antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando: 1. qual o tema tratado pelo autor? 2. qual o problema que ele coloca? 3. qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema? 4. quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?

29 EXIGÊNCIAS DE FORMA _ A resenha deve ser pequena, ocupando geralmente até três laudas de papel A4 com espaçamento 1,5, Arial ou Times 12, margens (sup. 3, esq. 3, dir. 2, inf. 2.); _ A resenha é um texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo);


Carregar ppt "LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO Sérgio Elias Vieira Cury."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google