A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFINIÇÕES E CÁLCULOS DAS AVALIAÇÕES PARA O MÓDULO I CURSO DE MEDICINA – UniFOA 2011.2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFINIÇÕES E CÁLCULOS DAS AVALIAÇÕES PARA O MÓDULO I CURSO DE MEDICINA – UniFOA 2011.2."— Transcrição da apresentação:

1 DEFINIÇÕES E CÁLCULOS DAS AVALIAÇÕES PARA O MÓDULO I CURSO DE MEDICINA – UniFOA

2 Tipo de Instrumento de Avaliação Valor dos Pesos Quantidade no semestre Formativa3,06 S. Cognitiva2,02 APH*2,02 Semin. Integr.1,01 Portifólio2,0Processual

3 Tipo de Instrumento de Avaliação Valor dos Pesos Quantidade no semestre Formativa3,06 S. Cognitiva2,02 APH*2,01 Semin. Integr.1,01 Portifólio2,0Processual OSCE** No primeiro momento Essa atividade é voluntária --- Final de cada eixo e internato * Avaliação Prática de Habilidades. ** OSCE/EEHC: O exame estruturado de habilidades clínicas será utilizado ao final de cada eixo do currículo modular transversal, bem como ao final do internato. Em formulário próprio do curso, será emitido parecer técnico de 3 professores do eixo que está inserido o aluno, bem como do supervisor do internato módulo XII, apontando aspectos positivos do aluno quanto as competências e habilidades adquiridas e as possíveis fragilidades detectadas.

4 AVALIAÇÕES FORMATIVAS - NESSAS PROVAS TEREMOS OS CONTEÚDOS DADOS EM DUAS OU TRÊS SEMANAS. - AS QUESTÕES SERÃO DIVERSIFICADAS e INTEGRADADAS: PODEM SER OBJETIVAS (FECHADAS) E/OU DISCUSIVAS (ABERTAS) PRIVELIGIANDO AS SITUAÇÕES PROBLEMA APRESENTADAS DURANTE AS SEMANAS OU CRIADAS ESPECIALMENTE PARA AS AVALIAÇÕES AQUI O ALUNO PODERÁ SOMENTE FAZER A VISTA DE PROVA Peso 3

5 NOTAS DAS AVALIAÇÕES FORMATIVAS (QUINZENAL) ,6 x 3 = 19.8 (média do total de semanas = ) 10 = 1.98 Nesse exemplo foram utilizadas 5 semanas Pontuação total obtida nas avaliações formativas no semestre Peso na nota Média das avaliações formativas Total de pontos possíveis no semestre - NESSE MODULO TEREMOS 6 AVALIAÇÕES FORMATIVAS MODULO III –

6 AVALIAÇÕES SOMATIVAS - ESSAS PROVAS ABORDARÃO TODOS OS CONTEÚDOS DADOS NO BIMESTRE. - NESSE MODULO HÁ 2 AVALIAÇÕES SOMATIVAS COGNITIVAS AS QUESTÕES SERÃO DIVERSIFICADAS e INTEGRADADAS: PODEM SER OBJETIVAS (FECHADAS) E/OU DISCUSIVAS (ABERTAS) PRIVELIGIANDO AS SITUAÇÕES PROBLEMAS AQUI O ALUNO PODERÁ FAZER A VISTA E REVISÃO DE PROVA segundo o estatuto da UNIFOA.

7 x 2 = = Pontuação total obtida nas somativas Peso na nota Média das Somativas Cognitivas (média das somativas = 6.25) NOTAS DAS AVALIAÇÕES SOMATIVAS COGNITIVAS (bimestrais) Total de pontos possíveis no semestre - NESSE MODELO HÁ 2 AVALIAÇÕES SOMATIVAS COGNITIVAS MODULO I–

8 APH (Avaliação de Prática de Habilidades) SERÃO PROVAS PRÁTICAS QUE ABORDARÃO TODOS OS CONTEÚDOS DADOS NO SEMESTRE PRIVILEGIANDO AS SITUAÇÕES PROBLEMA. ESTA PROVA TEM CARATER SOMATIVO. TODOS OS CONTÉUDOS DADOS NO SEMESTRE PODEM SER COBRADOS EXEMPLOS: - IDENTIFICAÇÃO E ANALISE DE LAMINAS DE TECIDOS - RECONHECIMENTO DE ESTRUTURAS EM PEÇAS ANATÔMICAS E IMAGENS - POSTURA ADEQUADA DENTRO DOS LABORATORIOS E NA FRENTE DO AVALIADOR - IDENTIFICAR E REALIZAR MANOBRAS CLÍNICAS E EXAMES FÍSICOS AQUI O ALUNO PODERÁ FAZER A VISTA E REVISÃO DE PROVA segundo o estatuto da UNIFOA.

9 NOTAS DA AVALIAÇÃO PRÁTICA DE HABILIDADES (semestral) 7,25 x 2 = 14,5 10 = Pontuação total obtida na APH Peso na nota Nota da APH - NESSE MODELO HAVERÁ 2 APHs. Total de pontos possíveis no semestre MODULO I – ,25

10 SEMINÁRIOS INTEGRADOS ESTES SEMINÁRIOS CONTARÃO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES DO MODULO OS ALUNOS FARÃO APRESENTAÇÕES EXPOSITIVAS DE TEMAS PREVIAMENTE DADOS. OS TEMAS SERÃO DADOS NO MÍNIMO DOIS MESES ANTES DA DATA MARCADA PARA A APRESENTAÇÃO (semana final do período) OBS: Os critérios de avaliação estão descritos nos slides anexos.

11 NOTA DO SEMINÁRIO INTEGRADO (semestral) 8,75 x 1 = 8,75 10 = Pontuação total obtida nos seminários Peso na nota Nota do seminário integrado apresentado pelo grupo Total de pontos possíveis no semestre - NESTE MODELO HÁ 1 SEMINÁRIO INTEGRADO MODULO I – ,75

12 Regulamento Seminário: 1 - Disposições Gerais: 1.– Os alunos terão de elaborar e apresentar um trabalho no âmbito das temáticas abordadas nos módulos/períodos, baseado numa pesquisa bibliográfica, podendo ser complementado por um componente prático (situação problema, estudo de caso clínico); 2.– Os temas serão distribuídos para os alunos no mínimo 2 (dois) meses antes das apresentações. 2 - Objetivos: Fomentar nos alunos a prática da pesquisa desde o ingresso no curso; Integrar conhecimentos das diversas áreas, valorizando um processo de aprendizagem interdisciplinar; Promover o aprimoramento das relações inter-pessoais entre todos os alunos, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação; Complementar o processo da avaliação desenvolvido no curso tanto no enfoque disciplinar, quanto no enfoque modular. 3 - Organização do Seminário: O trabalho será desenvolvido em grupo; A apresentação ocorrerá ao final de cada semestre e será composto de 05(cinco) temas de pesquisa divididos entre os alunos do módulo/período; Os temas serão sorteados entre os grupos da classe (divididos em 10 (dez) grupos); O seminário terá o valor de (1,0) um ponto no cômputo total do processo de avaliação dos alunos no módulo, bem como dos alunos dos períodos.

13 4 - Apresentação: A apresentação ocorrerá em data pré-definida pelo supervisor do módulo e/ou coordenador de ensino nos períodos finais. Essa data será nas semanas finais do módulo/período; As apresentações acontecerão no horário das 9h às 12h, ou das 13h30 às 17h30 no prédio1 do Campus Três Poços; Cada grupo terá 20 para apresentação do seu tema de estudo e esse tempo deverá ser respeitado, sob pena de prejudicar o desempenho da equipe; Após a apresentação, a banca avaliadora, bem como os demais alunos da classe terão 10 para questionamentos e intervenções acerca do tema; 5 – Quanto às apresentações: 1– Os grupos escolherão (02) dois apresentadores. O terceiro apresentador será sorteado no momento da apresentação pela banca avaliadora; 2 - Quando da intervenção da banca avaliadora bem como dos colegas de classe, os demais componentes do grupo, poderão responder aos questionamentos. 6 - Serão avaliados: Presença e participação ativa de todos os componentes do grupo, frente a banca e a classe; Apresentação do trabalho impresso/ e ou virtual e pontualidade da entrega; Relevância, valor científico e atualização na abordagem do tema; Criatividade na apresentação na classe, bem como dos recursos e estratégias utilizadas; Tempo de apresentação. OBS: Cada item acima avaliado terá o valor máximo de 2,0 (dois) pontos na composição da nota final do seminário. O professor da banca deverá justificar sua nota, caso ela seja menor que 2,0 ( dois). Observações: Na eventual ausência de um ou mais componentes do grupo na apresentação, o caso será analisado pela coordenação de ensino do curso.

14 PORTIFÓLIO AQUI, OS ALUNOS EXECUTARÃO TAREFAS AO LONGO DO SEMESTRE QUE SERÃO ORIENTADAS E AVALIADAS PELO CORPO DOCENTE. -As tarefas foram definidas e aprovadas pelo corpo docente, coordenação do curso, pró-reitoria acadêmica, reitoria e presidência (CONSEP/CONSUM) e estão listadas no projeto pedagógico do curso (PPC) com acesso a toda a comunidade acadêmica através do portal do UniFOA (área restrita). -Para adquirir a nota total do portifólio (2,0): O aluno precisa realizar todas as tarefas estabelecidas e submeta-las as avaliações dos professores do modulo conforme está especificado em cada item de tarefa. ESSE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO É PROCESSUAL, ou seja, os trabalhos/tarefas do portifólio serão orientados pelos professores durante todo o semestre e a nota da avaliação será dada no final.

15 O PORTIFÓLIO DEVERÁ CONTER 6 atividades obrigatórias: Valor total: 2,0 pontos Lista de Tarefas para o Portifólio no Módulo I: 1) Construir o currículo Lattes (0,1 pontos) 2) Filme : Pode existir testes e/ou discussões ou/e relatórios no final (0,2 pontos) 3) Uma resenha ou relatório científico de um caso problema/ou artigos que serão disponibilizados ao logo do curso: (0,35 pontos para o produto final) OBS: A resenha/relatório poderá ser corrigida por qualquer professor do modulo respeitando os critérios relacionados a trabalhos científicos. 4) Processo de construção da Resenha ou Relatório cientifico (0,35 pontos) OBS: O processo de construção da resenha/relatório será orientado diretamente pelo professor de Metodologia de Pesquisa no horário das aulas e pode contar com a colaboração com qualquer professor do modulo. 5) Notas das avaliações práticas dos conteúdos (0,5) 6) Vivência / dados epidemiológicos do PSS: Atualização dos mapas na UBS (0,5) OBS: O processo de construção e finalização dos dados será orientado diretamente pelos professores do programa de saúde e sociedade (PSS)

16 CRITÉRIOS DAS ATIVIDADES QUE INTEGRAM O PORTIFÓLIO: 1 - As resenhas: -A entrega das resenhas será feita ao final e outros trabalhos será feita no final do período em dia estabelecido pelo supervisão de modulo -Deverá ser entregue ao supervisor do módulo que será o responsável pela distribuição das mesmas entre os professores que farão à correção. Não será aceito fora deste prazo; -Deverá seguir o padrão ABNT e as orientações dos professores dos módulos como também os professores dos eixos transversais: saúde e sociedade e bases humanísticas; -Deverá ser construída com no mínimo 2(duas) e no máximo 5 (cinco ) laudas; -A bibliografia de consulta da resenha será aquela que consta no plano de ensino do módulo em questão, e/ou indicada pelos professores do módulo; -O retorno das resenhas corrigidas com as devidas orientações para aprimoramento do trabalho, ocorrerá no prazo máximo de 10 (dez dias) após a entrega das mesmas, pelo supervisor do módulo; -Caberá aos professores do módulo a correção das resenhas, com os devidos registros e orientações de reformulação quando necessário.

17 2 - As situações problema: - O aluno poderá escolher a situação problema dentre os cenários de prática clínica; - A descrição da atividade deverá ser feita em formulário próprio (anexo); -A data de entrega da atividade para o supervisor do módulo será ao final do semestre, especificamente 14 dias antes da última avaliação somativa. -Caberá aos professores do módulo a correção da resenha do caso problema vivenciado. CRITÉRIOS DAS ATIVIDADES QUE INTEGRAM O PORTIFÓLIO

18 NOTA DO PORTIFÓLIO 20 x 2 = = 2.00 Total de pontos possíveis no semestre Pontuação total obtida no Portifólio que será incorporada a nota final Média das Notas do Portifólios Peso na nota ESSE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO É PROCESSUAL Conta com a participação do aluno e a orientação dos professores ao longo do período Soma das 6 tarefas Sendo que suas notas podem ser fracionadas

19 10 = 8.75 x 1 = 8.75 SEMINÁRIO INTEGRADO (SEMESTRAL) x 2 = = APH (SEMESTRAL) SOMATIVAS COGNITIVAS (BIMESTRAL) x 2 = = PORTIFÓLIO 20 x 2 = = x 3 = = FORMATIVAS (SEMANAIS) NOTA FINAL DO ALUNO (média mínima de aprovação = 7.0) Todas as tarefas cumpridas e analisadas podem gerar: ,75 7,25 7.0

20 OS ALUNOS PODERÃO DESCARTAR A MENOR NOTA DAS AVALIAÇÕES FORMATIVAS (TOTAL DE 6) SE O ALUNO FALTAR QUALQUER AVALIAÇÃO TERÁ O DIREITO DE FAZER SEGUNDA CHAMADA NO FINAL DO PERÍODO QUE CONTARÁ COM TODA A MATÉRIA. APÓS A SEGUNDA FALTA A SITUAÇÃO SERÁ APRESENTADA AO COLEGIADO A NOTA DA SEGUNDA CHAMADA SUBSTITUIRÁ A NOTA AUSENTE

21 A SEGUNDA CHAMADA É SUBSTITUTIVA DE UMA DAS AVALIAÇÕES DO PERÍODO AS QUESTÕES SERÃO DIVERSIFICADAS e INTEGRADADAS: PODEM SER OBJETIVAS (FECHADAS) E/OU DISCUSIVAS (ABERTAS) PRIVELIGIANDO AS SITUAÇÕES PROBLEMAS ESSA PROVA ABORDARÁ TODOS OS CONTEÚDOS DADOS NO SEMESTRE AQUI NÃO CABE VISTA DE PROVA segundo o estatuto da UNIFOA. SOMENTE REVISÃO!

22 FORMATIVAS – 6 provas SOMATIVA COGNITIVA – 2 provas APH – 2 provas SEMINÁRIO – 1 avaliação PORTIFÓLIO – 6 tarefas São 17 chances para atingir a média mínima de aprovação!!!

23 APROVAÇÃO FINAL DO ALUNO DEPENDERÁ: -DA MÉDIA MÍNIMA DE APROVAÇÃO (igual ou maior que 7) -DA ANALISE CRITERIOSA DAS NOTAS, DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS E DO COMPORTAMENTO/POSTURA DO ALUNO DURANTE O PERÍODO. ESTA ANALISE SERÁ REALIZADA NAS SEMANAS FINAIS PELO CONSELHO DE CLASSE ESSE CONSELHO É COMPOSTO PELO OS PROFESSORES DO MODULO I E PELA COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA


Carregar ppt "DEFINIÇÕES E CÁLCULOS DAS AVALIAÇÕES PARA O MÓDULO I CURSO DE MEDICINA – UniFOA 2011.2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google