A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entre Militares e Políticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entre Militares e Políticos"— Transcrição da apresentação:

1 Entre Militares e Políticos
Esparta versus Atenas Entre Militares e Políticos

2 Esparta Formada pelos Dórios. Educação voltada ao militarismo
Diarquia: dois reis no poder que acumulavam funções militares e religiosas. Apela: Assembleia dos cidadão espartanos com o poder de legislar Gerúsia: Assembleia consultiva formada por homens de mais de sessenta anos.

3 Sociedade Espartana Espartíatas: grandes proprietários de terra e detinha o controle do poder político. Periecos: estrangeiros (aqueus) que praticavam o comércio e o artesanado; moravam nas periferias. Hilotas: Escravos públicos

4 Evolução Política No séc. VII a. C., A Gerúsia passou a dominar a política em detrimentos dos reis e a Apela perdeu seu poder de legislar sendo apenas um orgão consultivo. Instala-se a Oligarquia espartana: A Gerúsia indicava cinco Éforos para representar o poder executivo.

5 Atenas Formada pelos Jônios
Educação voltada para aspectos culturais e artísticos. Política Basileu: rei que detinha funções militares e religiosas. Aerópago: Assembleia de cidadãos que fiscalizava o poder do Basileu.

6 Sociedade Ateniense Eupátridas: Descendentes mais próximos dos antigos Pater Familias; detinham direitos políticos e possuíam grandes terras. Georgói e demiurgos: pequenos proprietários e artesãos e comerciantes; viviam em difícil condição social. Metecos: estrangeiros Thetas: escravos

7 Evolução política de Atenas
O poder do Basileu enfraquece e o governo passa para dez eupátridas chamados de Arcontes É a Oligarquia ateniense. A Oligarquia não consegue resolver os problemas sociais, surgindo vários legisladores criando leis para apaziguar a situação. Drácon: criação de leis escritas para acabar com a manipulação. Sólon: Fim da escravidão pública, criação de sistemas de pesos e medidas Clístenes: Instituiu a democracia Ateniense.

8 Democracia Ateniense Estrategos eram eleitos em assembleia popular cujos membros eram todos os cidadãos homens independente de suas posses. Eclésia: Assembleia de cidadãos que deliberavam sobre a cidade Bulé: Assembleia de quinhentos políticos que legislavam. Apesar de ser uma democracia, apenas homens nascidos em Atenas poderiam votar: 10% da população.


Carregar ppt "Entre Militares e Políticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google