A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO Prof. Eric Santos Araujo 23.04.09 RAZÃO SEXUAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO Prof. Eric Santos Araujo 23.04.09 RAZÃO SEXUAL."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO Prof. Eric Santos Araujo RAZÃO SEXUAL

2 Razão Sexual - Razão sexual é a razão de machos e femeas em uma população. A razão sexual pode ser primária, no momento da concepção; secundária, ao nascer; e terciária, na população adulta.Na biologia, a razão sexual é definida como a proporção de machos na população.

3 O princípio de Fisher explica porque na maioria das espécies a razão sexual é aproximadamente 1:1

4 Tipos de razão sexual Razão sexual primária razão no momento da fertilização Razão sexual secundária razão ao nascer Razão sexual terciária razão em organismos sexualmente ativos razão sexual quaternária razão em organismos que não se reproduzem mais

5 Razão sexual em humanos. A razão sexual em populações humanas obedece ao Princípio de Fisher. Em sociedades humanas, entretanto, a razão sexual ao nascer ou entre crianças pode ser consideravelmente desviada por práticas de aborto ou infaticídio ( morte de criança, especialmente no recém-nascido direcionado a um dos sexos

6 Princípio de Fisher Gastar a mesma quantidade de recursos para produzir filhos de cada um dos sexos é uma estratégia evolutivamente estável: se a população se desvia desse equilíbrio a favor de um dos sexos, um indivíduo que invista mais na produção do sexo em menor quantidade terá um maior sucesso reprodutivo com menor esforço.

7 uma estratégia evolutivamente estável, ou EEE, é uma estratégia que se perpetua no tempo por não ser vulnerável a estratégias alternativas. Este conceito foi trazido para os estudos das interações entre organismos pelo biólogo estadunidense John Maynard Smith. A análise das EEE são especialmente importantes para o entendimento do comportamento animal principalmente em casos como a evolução da cooperação

8 John Maynard Smith faleceu em 19 de abril de 2004 foi professor emérito na Universidade de |Sussex e biólogo britânico especializado em genética e teoria evolucionária.

9 Pela tradição, criadores de animais perceberam que a comunidade mais economicamente eficiente de animais possui um maior número de fêmeas e um pequeno número de machos.

10 Um rebanho de vacas e alguns touros premiados ou um grupo de galinhas e um galo são as razões sexuais mais econômicas para animais domesticados. Para espécies em que o custo de produção de cada filho é o mesmo independente do sexo, isso resulta numa razão sexual próxima de 1:1.

11 Em 1967, W.D. Hamilton explicou o princípio da seguinte maneira: Supondo que o custo da produção de filhos e filhas é o mesmo, temos: Todo indivíduo é filho de um macho e uma fêmea. Caso a proporção de machos seja menor que a de fêmeas, os machos terão em média uma maior contribuição na geração seguinte do que as fêmeas.

12 O professor William Donald "Bill" Hamilton (nasceu em 01 de agosto de 1935 no Cairo (Egito )e faleceu em 07 de março de 2000), membro da Royal Society, foi um biólogo evolucionista britânico. Contribuiu com uma série de artigos científicos para a sociobiologia durante a década de 1960.

13 Estes artigos são considerados a maior contribuição à teoria da evolução depois de Darwin. Esteve por diversas vezes no Brasil e fez pesquisas em genética em colaboração com o geneticista Warwick Estevam Kerr na UNESP- Rio Claro. faleceu em decorrência de malária contraída em uma de suas visitas ao continente africano.

14 Várias espécies de répteis têm sua determinação sexual dependente da temperatura, em que a temperatura de incubação dos ovos determina o sexo do indivíduo. No jacaré americano, por exemplo, em temperaturas entre 27,7 e 30 ºC nascem fêmeas, e em temperaturas entre 32,3 e 33,8 ºC nascem machos.

15 Nesse sistema, todos os ovos numa ninhada (20 a 50) são do mesmo sexo. Na verdade, a razão sexual natural nessa espécie é de cinco fêmeas para cada macho

16 Jacaré americano O jacaré-americano ou caimão é uma espécie de jacaré encontrada apenas na região sudeste dos Estados Unidos, junto aos riachos e pântanos.

17 Esses animais não são tão perigosos quanto se imagina. Podem ser domesticados e, de fato, há pessoas que tentam criá- los em apartamentos. Jacaré americano ou caimão

18 Razão sexual secundária em plantas dióicas Observou-se que a quantidade de pólen fertilizando uma flor pode influenciar a razão sexual secundária de plantas dióicas. Em biologia, chama-se espécie dióica àquela em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes, como na maior parte dos vertebrados

19 Ilex aquifolium, uma espécie de planta dióica

20 Um aumento na quantidade de pólen leva a uma redução na quantidade de machos na progênie. Essa relação foi demonstrada em quatro espécies de plantas de três famílias diferentes : Rumex acetosa (Polygonaceae Melandrium album, e Humulus japonicus

21 RUMEX Acetosa é uma planta do género Rumex que cresce no Norte da Península Ibérica.Támbém conhecida como erva vinagreira

22 Em aves, mães podem influenciar o sexo de sua prole. No pavão, a condição corporal da mãe pode fazer com que a proporção de filhas na prole varie entre 25 e 87%.

23 Em diferentes grupos de peixes, como membros da família Labridae, além do peixe-palhaço e do peixe papagaio, a dicogamia - ou hermafroditismo sequencial - é normal

24 LABRIDAE Labridae é uma familia de peixes cujo nome vulgar é o bodião. Muitas das espécies desta família podem mudar de sexo: os juvenis são machos ou fêmeas (dizem-se indivíduos em fase inicial) mas os adultos maiores tornam-se machos territoriais (fase terminal).

25 Peixe bodião

26 Peixe-palhaço As espécies assim designadas são nativas de uma vasta região compreendida em águas quentes do Pacífico, coexistindo algumas espécies em algumas dessas regiões.

27 Peixe papagaio Peixe-papagaio é o nome comum dado aos peixes perciformes da família Scaridae. São muito abundantes em zonas de recife no Mar Vermelho, Oceano Atlantico e Indo-Pacífico.

28 Os perciformes, também denominados Percomorphi ou Acanthopteri, incluem cerca de 40% de todos os peixes e constituem a maior ordem de vertebrados. Nesta ordem estão classificados cerca de 7000 espécies diferentes. O grupo inclui espécies de interesse comercial como o atum e o carapau.

29 Peixes perciformes Perca Americana Atum Carapau

30 muitas vezes por razões teratogénicas, alguns indivíduos duma espécie dióica podem apresentar, em maior ou menor grau, ógãos sexuais dos dois sexos, são hermafrodita.

31 A Teratogênese (também chamada de teratogenia) se refere à formação e desenvolvimento no útero de anomalias que levam a malformações é estudada pela Teratologia.

32 As plantas verdes são geralmente monóicas, ou seja, o mesmo indivíduo apresenta órgãos sexuais dos dois sexos, mas existem muitas espécies de plantas dióicas.


Carregar ppt "EVOLUÇÃO Prof. Eric Santos Araujo 23.04.09 RAZÃO SEXUAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google