A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I. Objectivos Descobrir a missão do sacerdote na construção da comunidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I. Objectivos Descobrir a missão do sacerdote na construção da comunidade."— Transcrição da apresentação:

1

2 I. Objectivos Descobrir a missão do sacerdote na construção da comunidade

3 II. Rezar para iluminar Senhor Jesus, por intercessão do Santo Cura d'Ars, faz que as famílias cristãs se tornem “pequenas igrejas”, nas quais todas as vocações e todos os carismas, infundidos pelo teu Santo Espírito, possam ser acolhidos e valorizados.

4 Amo-Te, Senhor, e a única graça que peço é a de Te amar eternamente.
Senhor, concede-nos a graça de poder repetir, com o mesmo ardor do Santo Cura d’Ars, as palavras com as quais costumava dirigir-se a Ti: Amo-te, meu Deus, e meu único desejo é amar-Te até ao último momento da minha vida. Amo-Te, ó Deus infinitamente amável, e prefiro morrer amando-Te do que viver um só instante sem amar-Te. Amo-Te, Senhor, e a única graça que peço é a de Te amar eternamente.

5 Meu Deus, se a minha língua não puder dizer a cada instante que Te amo, quero que meu coração o repita tantas vezes quantas eu respiro. Amo-Te, ó meu Deus Salvador, porque foste crucificado por mim, e me tens aqui crucificado por Ti. Meu Deus, dá-me a graça de morrer amando-Te e sabendo que Te amo. Amén.

6 III. Alargar horizontes

7 DESENVOLVIMENTO DO TEMA
1. Ano sacerdotal: apreciar o ministério dos padres como dom de Deus 2. A grandeza do sacerdócio ministerial sinal do poder de Deus 3. A fragilidade dos padres,

8 apreciar o ministério dos padres
1. Ano sacerdotal: apreciar o ministério dos padres como dom de Deus O Santo Padre Bento XVI, a propósito do Ano Sacerdotal, por ele convocado a 19 de Junho de 2009, afirmou que pretendia “contribuir para fomentar o empenho de renovação interior de todos os sacerdotes, para um testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo”.

9 Este Ano Sacerdotal é para os sacerdotes
e também para todos os fiéis, para que possam redescobrir a beleza do grande dom que o Senhor confiou à Igreja: o dom do sacerdócio.

10 um dom de Deus dom essencial para a vida e a missão da Igreja
A vivência do Ano Sacerdotal pretende levar as comunidades cristãs a tomarem consciência do ministério dos padres como um dom de Deus dom essencial para a vida e a missão da Igreja

11 Missão essencial para as próprias comunidades,
purificando esta nossa cultura onde tudo se mede pelo funcional;

12 purificando também a visão deformada e redutora acerca do padre
como funcionário duma instituição religiosa, um “prestador de serviços” de que se tem necessidade em algumas horas na vida.

13 2. A grandeza do sacerdócio ministerial Se todo o cristão é um “outro Cristo”, com muito mais razão o sacerdote. É um homem configurado ao Senhor, não só em virtude do sacramento baptismal, mas também pela ordenação sacerdotal que realiza nele uma identificação particular com Cristo.

14 anunciar o Evangelho celebrar a Eucaristia construir a comunhão
A grandeza do ministério do padre não vem apenas de poder “agir em nome de Cristo” para: celebrar a Eucaristia anunciar o Evangelho perdoar na comunidade construir a comunhão

15 A força da missão do Padre vem também do facto de que as suas palavras e os seus gestos, pelos quais Cristo age no mundo, se enraízam na oferta que ele faz da sua própria vida a Cristo e aos irmãos, em cada dia.

16 Isto só se faz com muita fé e muito amor!
Tal como os pais fazem tantos sacrifícios para alimentar, vestir e educar os filhos, assim também o sacerdote os realiza, como pai espiritual, para assegurar os dons da salvação ao povo que Deus lhe confiou. Isto só se faz com muita fé e muito amor!

17 O sacerdote perpetua a presença do Senhor na história dos homens de todos os tempos

18 O Sacerdote é chamado a fazer:
de sua voz, a voz de seu Senhor; do seu olhar, o mesmo olhar amoroso do Mestre; de suas mãos, mãos que seguem curando e levantando aqueles que sofrem sob o peso de seus pecados.

19 A presença do sacerdote no mundo é absolutamente necessária para que a redenção chegue a todos os homens. A acção mais sublime que um homem pode realizar na terra - consagrar o Corpo e o Sangue do Senhor e perdoar os pecados só pode ser realizada por um sacerdote.

20 São João Maria Vianney afirma : “O padre possui a chave dos tesouros celestes - é ele que abre a porta; é o ecónomo do bom Deus; o administrador dos seus bens (…). Deixai uma paróquia durante vinte anos sem padre, e lá adorar-se-ão as bestas” (São João Maria Vianney). Deixai uma paróquia durante vinte anos sem padre, e lá adorar-se-ão as bestas” (São João Maria Vianney).

21 “a Eucaristia edifica a Igreja”.
Sem padre, não há Eucaristia; sem Eucaristia, não há Igreja. O teólogo francês Henri de Lubac afirmava: “a Eucaristia edifica a Igreja”. Podemos também dizer: “o sacerdócio edifica a Igreja”.

22 3. A fragilidade dos padres,
sinal do poder de Deus Neste ano sacerdotal, todos somos chamados a redescobrir a dignidade dos sacerdotes Esta dignidade não consiste em qualidades pessoais. Essas qualidades até podem ser escassas naqueles que o Senhor chama. Se Ele seguisse a lógica humana, certamente escolheria outros. Seguramente, há pessoas mais eloquentes, mais inteligentes e até mesmo mais santas.

23 (apesar do pobre vaso que é),
Mulheres e homens possuem a mesma dignidade diante de Deus. A dignidade do sacerdote reside no tesouro sobrenatural que ele traz em si, (apesar do pobre vaso que é), na eleição que o próprio Deus fez dele (cf. 2ª Coríntios 4,7).

24 é dom totalmente gratuito
O Senhor chamou aqueles que Ele quis (cf. Mc 3,13) A vocação sacerdotal é dom totalmente gratuito

25 Desafio do Ano Sacerdotal: redescobrir a dimensão sobrenatural do sacerdócio de Cristo e dos padres
para o povo de Deus e para a humanidade

26 Ou seja: 1. Hoje, como ontem, os sacerdotes são um dom incalculável para a beleza e a saúde espirituais da Igreja e do mundo. 2. Onde o bem-estar é a meta, eles anunciam Deus-Amor e a esperança que Ele suscita e oferece. 3. Onde o que é rentável e mensurável domina e torna prisioneira a vida, eles querem ser “profetas” do Evangelho do amor e da liberdade verdadeira. 4. Onde as divisões ferem e destroem as relações, eles oferecem o dom do perdão divino e abrem caminhos de reconciliação, de comunhão e de paz.

27 Os padres querem e devem ser pastores bons e compassivos, incansáveis testemunhas da ternura e da misericórdia de Deus que salva o mundo. O Bom Pastor O Cura d’Ars dizia: “Um pastor, segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que Deus pode dar a uma paróquia e um dos mais preciosos dons da misericórdia divina”.

28 IV. Dialogar para comprometer
a) A nossa comunidade cristã tem consciência do valor da presença do sacerdote? b) Sinto que o sacerdote também faz parte da minha família? * Sei o seu nome e quando faz anos? * Já me aproximei dele para o felicitar ou para lhe demonstrar a minha disponibilidade a favor da realização da sua missão? c) Quais os desafios que este Ano Sacerdotal pode lançar a cada um de nós e à nossa comunidade?

29 V. Rezar para testemunhar
Oração pelos Sacerdotes Senhor, Jesus: Tu escolheste os teus Padres entre nós; Tu os enviaste a proclamar a tua Palavra, e a agir em teu nome; por este dom, tão grande, à tua Igreja, nós Te louvamos e Te agradecemos!

30 Nós Te pedimos que os enchas com o fogo do teu amor, para que o seu mistério possa revelar a tua presença na Igreja. Mas, como são vasos de barro, pedimos que o teu poder brilhe através de suas fraquezas! Não os deixes desesperar, em tempo de dúvida! Não os abandones em tempo de perseguição! Inspira-os, pela oração, a louvar o Pai Celeste, e a rezar pelos pecadores.

31 Pelo mesmo Espírito, põe a tua Palavra nos seus lábios, põe o teu Amor nos seus corações, para que possam anunciar a Boa Nova aos pobres e levar a cura aos corações despedaçados. Que o Dom de Maria, Tua Mãe, o seja para cada um dos teus padres. Ela que Te formou, dando-te a expressão humana, os forme também à tua imagem, para glória de Deus Pai. Amen.

32 Diocese de Portalegre-Castelo Branco
Tema 5 OS PADRES SÃO INDISPENSÁVEIS NA IGREJA? Texto – “Escolhidos e Enviados” Imagens – Internet Realização – Maria Rosária Nunes Franciscana Missionária de Maria


Carregar ppt "I. Objectivos Descobrir a missão do sacerdote na construção da comunidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google