A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico"— Transcrição da apresentação:

1 Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
MSc. Ana Beatriz Ribeiro

2 Como ocorre o fluxo térmico?
Sempre que houver diferença de temperatura entre dois pontos haverá transferência de calor. O calor se propaga de um ponto ao outro, da temperatura mais elevada para a temperatura mais baixa até que ocorra o equilíbrio. T1 T2

3 Calcular a condutividade em paredes planas:

4 Mecanismos de transferência de calor
É necessário o entendimento dos mecanismos físicos que permitem a transferência de calor de modo a poder quantificar a quantidade de energia transferida na unidade de tempo (taxa). Os mecanismos são: • Condução • Radiação • Convecção

5 Condução Processo pelo qual a energia é transferida de uma região de alta temperatura para outra de temperatura mais baixa dentro de um meio (sólido, líquido ou gasoso) ou entre meios diferentes em contato direto. Este mecanismo pode ser visualizado como a transferência de energia de partículas mais energéticas para partículas menos energéticas de uma substância devido a interações entre elas.

6 Convecção Processo pelo qual energia é transferida das porções quentes para as porções frias de um fluido através da ação combinada de: condução de calor, armazenamento de energia e movimento de mistura.

7 Radiação Processo pelo qual calor é transferido de um superfície em alta temperatura para um superfície em temperatura mais baixa quando tais superfícies estão separados no espaço, ainda que exista vácuo entre elas. A energia assim transferida é chamada radiação térmica e é feita sob a forma de ondas eletromagnéticas. O exemplo mais evidente que podemos dar é o próprio calor que recebemos do sol. Neste caso, mesmo havendo vácuo entre a superfície do sol e a superfície da terra, a vida na terra depende desta energia recebida.

8

9 Tipos de Cobertura A cobertura funciona como principal elemento de abrigo para os espaços internos de uma edificação proporcionando conforto térmico, protegendo contra o ingresso da radiação solar, controlando passagens de vapor de água e escoando água da chuva e da neve derretida à um sistema de drenos, calhas e condutores. O tipo de estrutura da cobertura tem grande impacto na imagem externa da edificação. Além de ser um componente estrutural, ela também é um componente funcional e estético que deve se adequar a linguagem de toda a edificação.

10 Funções da cobertura Funções utilitárias: impermeabilidade, leveza, isolamento térmico e acústico; Funções estéticas: forma e aspecto harmônico com a linha arquitetônica, dimensão dos elementos, textura e coloração; Funções econômicas: custo da solução adotada, durabilidade e fácil conservação dos elementos.

11 Nas coberturas: Saídas de água
São condutores que escoam as águas, tais como: Calhas: cano ao longo do beiral do telhado que capta a água da chuva, conduzindo-a para tubos de descarga. Pode ser utilizada na reutilização da água da chuva. Rufos: chapa entre parede e telhado que impede a penetração de água nas construções Rincões: estrutura de captação de água no encontro das águas do telhado.

12

13 Isolantes Lã de vidro Lã de rocha Alumínio Estudaremos com detalhe
em conforto acústico

14 Coberturas Planas Coberturas planas podem proteger de maneira eficiente uma edificação de qualquer dimensão horizontal e também podem ser estruturadas para servirem como espaços de uso externo (terraços). É preciso que haja uma inclinação mínima de 2%, a qual pode ser obtida inclinando-se os elementos estruturais de um tabuado de madeira ou reduzindo-se gradualmente a espessura da camada de isolante térmico. Este caimento geralmente leva a condutores internos para o escoamento pluvial.

15 Ventilação Para uma manutenção passiva de temperatura, diferentes táticas devem ser adotadas, de acordo com o clima local e com as variações de cada estação do ano, aproveitando-se a temperatura externa sempre que isso for vantajoso. Há diversas formas de trabalhar com o calor solar e com a ventilação natural combinando-os adequadamente

16 Ventilação Uma maneira que a cobertura pode ajudar na ventilação do ambiente é, em climas quentes, criar aberturas na parte superior e inferior do ambiente, pois o ar quente sairá pela parte superior e o ar frio entrará pela abertura inferior, esfriando o ambiente por convecção, criando uma corrente que dissipa o calor do local.


Carregar ppt "Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google