A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alguns exemplos retirados da Folha de São Paulo Os deputados e senadores devem, sempre que houver a possibilidade, fazerem o seu trabalho. Correto: devem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alguns exemplos retirados da Folha de São Paulo Os deputados e senadores devem, sempre que houver a possibilidade, fazerem o seu trabalho. Correto: devem."— Transcrição da apresentação:

1

2 Alguns exemplos retirados da Folha de São Paulo Os deputados e senadores devem, sempre que houver a possibilidade, fazerem o seu trabalho. Correto: devem fazer (locução verbal) Uso do Infinitivo

3 Algumas preciosidades...

4 1- Horário de verão começa à 0h do domingo. 2- Nós, jornalistas, devemos dar (desculpe-nos a redundância) um vivíssimo viva às cpis. Elas fornecem muito material para nós. 3- Eu vou te explicar, Sua Excelência – disse Marcos Valério. 4- O que poderia escrever Florestan Fernandes sobre a grave crise que vive o PT, o governo Lula e a República brasileira? opcional 5- O resultado importa muito mais para acalmar os ânimos de consultorias e de investidores internacionais, que não vêm com bom humor os recuos e demonstrações de fragilidade na tramitação das reformas. (CRÊ DÊLÊVÊ)

5 6- Eu tenho medo de ver consolidado uma reforma tributária torta e mal focada, que é isso que estamos assistindo, uma perversão fiscalista. 7- Temos uma democracia de fato, onde empresários não mais ameaçam deixar o país em bando, caso um trabalhador seja eleito. 8- Todas as vítimas foram atingidas por apenas um tiro, disparado à distância. 9- Cenas e situações artificializadas em favor de políticos visando só o voto, num primeiro momento podem ter alguma importância, mas não resistem ao tempo.

6 10- O resultado do Brasil melhora um pouco quando se compara os salários no topo da escala do professor de ensino médio. 11- Foi um gol, é um apoio nota dez (...) Espero que este apoio possa pesar positivamente na campanha. Hoje mesmo vou telefonar para o doutor Paulo Maluf e agradecê-lo. 12- A matança dos marginais escandalizou a população. 13- A emissora não o libera, mas também não o paga. 14- A vítima foi socorrida ao HC. 15- Marcos Valério contribuiu com a campanha do PT.

7 16- Apenas 1% das mulheres foi contaminada. opcional 17- Eu tinha chego por volta da meia-noite. Observações Quando tivermos a forma auxiliar ter ou haver, devemos usar a forma regular (com terminações ado, ido). Aceitado/ acendido/ elegido/ entregado/ imergido/ isentado/ matado/ morrido/prendido/salvado/submergido/ suspendido.

8 Com verbos ser, estar, usa-se a forma irregular, por exemplo: aceito/ aceso/ eleito/ entregue/ expulso/ extinto/ imerso/ morto/ preso/ salvo/ suspenso. 18- Com isso, boa parte dos investidores preferiu apostar nos papéis do BC em vez de comprar dólares. 19- Houve mudanças cruciais nesse arsenal de políticas que envolvem a privatização, a capitalização seletiva de empresas e setores considerados estratégicos.

9 20- Os Estados Unidos afirmam hegemonia no hemisfério ocidental ao mesmo tempo em que lutam para evitar que qualquer país se torne dominante em outra região e exerça, à partir dessa base, influência universal. 21- A casa foi arrombada. O sistema de vigilância por câmaras havia apresentado problemas e estavam desligados. 22- Serra negou de novo, alegando que a nota se devia à outras votações, não as relativas aos direitos dos trabalhadores. 23- Não tenho dúvidas que a reportagem esteja à procura da verdade, mas é preciso ressalvar de que a história não pode ser escrita com base e exclusivamente em documentos da polícia política.

10 Isto É 24- Com isso, comprova-se um fato que muitos especialistas vinham se dando conta. Jornal Itaiense 25- (...) O gado, o tempo e a plantação deve serem acompanhados dia a dia e feitos anotações para que se obtenham dados e, em cima dos mesmos, sejam acompanhados os resultados mês à mês. O gado, o tempo e a plantação devem ser acompanhados dia-a-dia, após a obtenção de dados.

11 26- A Polícia Ambiental, cobre uma área de oito cidades; entre elas Piracicaba, com apenas 11 homens, com a missão de realizar o patrulhamento ostensivo (preventivo) e rural. A Polícia Ambiental cobre uma área de oito cidades, dentre elas Piracicaba. Ela conta com apenas 11 homens, com a missão de realizar todo o patrulhamento. 27- (...) também estão sendo colocados novos projetos que possam trazer resultados de médio a longo prazo, que prevém o envolvimento de voluntários.

12 Jornal do Advogado da OAB, de São Paulo 28- O réu foi absolvido, posto que contra ele houvessem inúmeras provas. Errado: posto que= porque Correto: posto que= embora 29- Estou muito orgulhoso com meu filho, porque ele é primeiroanista de Direito no Largo São Francisco. Correto: primeiranista, segundanista, terceiranista, quartanista, quintanista, sextanista, ultimanista.

13 30- O réu, em questão, parecia com o traficante J.P., preso em Londrina há dois anos atrás. 31- O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) não deixou de marcar presença no ato anti-corrupção. 32- O andamento das apurações das três Comissões Parlamentares de Inquérito é lenta e confusa. 33- O Judiciário tem toda uma estrutura que permite a todos que lá trabalham ter férias tranqüilamente. 34- (...) o protocolo de parceria com o objetivo de compartilhar informações e experiências, numa colaboração para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas didáticas-pedagógicas.

14 35- Começaram as renovações da Cédula de Identidade do Advogado, que tem prazo de validade de três anos. 36- Na Rússia, um dos países mais corruptos da atualidade, estima-se que os russos paguem anualmente mais de US$ 3 bilhões em subornos e as empresas russas, US$ 316 bilhões anuais. Os dois valores somados equivalem a mais de duas vezes e meia o que o governo arrecada em impostos. Isto significa que grande parte das riquezas russas é sugada por funcionários corruptos. A verdade é essa: o problema chegou a tal ponto que o suborno começa a ser encarado como uma espécie de tarifa para resolver problemas ou superar entraves burocráticos.

15 Jornal São Paulo AGORA 37- Órgão fiscalizador dispõe de apenas de cem fiscais e não tem poder para abordar motoqueiros em trânsito, mas prevê blitze junto com a polícia. 38- (...) Na entrevista disse: Não falei que esse juiz Heber estava em esquema de arbitragem. Cabe ao Edílson falar o por que? 39- Eu dizia que apostasse em times cariocas que jogassem no Rio. Jogue nesse jogo. É certeza que carioca vai ganhar.

16 Veja 40- Quando perguntado a respeito do depósito, o gerente disse que ia estar depositando o salário do correntista hoje à tarde. 41- O Instituto vai estar realizando um seminário sobre gestão pela qualidade no próximo mês.

17 Gerúndio Pode-se dizer que o gerúndio está bem empregado quando: A- há predominância do caráter verbal ou adverbial: Mesmo nevando, iria à festa. B- o caráter durativo da ação está claro: Ele não pôde vir à festa porque ficou escrevendo a sua dissertação. C- a ação expressa é coexistente ou imediatamente anterior à ação do verbo principal (ações simultâneas): Levantando o peso, deixou-o cair sobre o pé.

18 Alguns exemplos inaceitáveis nos meios de comunicação: A polícia suspeita que ele seja um dos braços direitos do traficante Fernandinho Beira Mar. Romário já fez 21 gols nesta temporada. Túlio fez três vezes menos. O aeroporto de Natal é campeão de acidentes provocados por urubus. O saldo do acidente foram duas vítimas fatais. O trânsito fez uma nova vítima.

19 LUGAR-COMUM NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: FECHAR COM CHAVE DE OURO; ACERTAR OS PONTEIROS; ROTA DE COLISÃO; MONSTRO SAGRADO; LENDA VIVA; APERTAR OS CINTOS; BOLA DA VEZ; CHOVER NO MOLHADO; CAIR COMO UMA LUVA; DE MÃO BEIJADA;

20 DIVISOR DE ÁGUAS; FACA DE DOIS GUMES; PÁGINA VIRADA; TECER COMENTÁRIOS; REQUINTES DE CRUELDADE; VIA DE REGRA; VIAS DE FATO; TIRO DE MISERICÓRDIA; AGRADÁVEL SURPRESA; ENTE QUERIDO; OBRA FARAÔNICA; SONHO DOURADO;

21 ÚLTIMO ADEUS; SONHO VIRA PESADELO; FANTASMA DO REBAIXAMENTO; FAZER O DEVER DE CASA; FAZ PARTE, ETC. SILVA, Sérgio Nogueira Duarte. O português do dia-a-dia: como falar e escrever melhor. Rocco, Rio de Janeiro, 2004.


Carregar ppt "Alguns exemplos retirados da Folha de São Paulo Os deputados e senadores devem, sempre que houver a possibilidade, fazerem o seu trabalho. Correto: devem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google