A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Introdução Descreve o tema de pesquisa, problema de pesquisa e apresentação premilinar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Introdução Descreve o tema de pesquisa, problema de pesquisa e apresentação premilinar."— Transcrição da apresentação:

1 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Introdução Descreve o tema de pesquisa, problema de pesquisa e apresentação premilinar do trabalho; Ex: O presente trabalho está dividido em quatro capítulos. O Capítulo I estabelece o referencial teórico que orientou a pesquisa, a partir de autores que trabalham com os conceitos de distinção e estigmatização social dentro das ciências sociais. No corpo deste, é apresentada uma interpretação teórica da maneira como o processo de urbanização no Brasil acaba por constituir práticas sociais que, além de aprofundar as desigualdades, instituem uma realidade na qual os habitantes possuem cargas valorativas desiguais. Neste sentido, é colocada em apreciação crítica da categoria social comunidade, geralmente utilizada para descrever os espaços de moradia das camadas populares nas cidades. Através do embasamento de alguns estudos empíricos, é mostrado que, na verdade, internamente os moradores destas localidades desenvolvem um conjunto de processos e mecanismos de diferenciação social entre seus membros. No Capítulo II, descrevo o processo de entrada em campo, as redes de relações estabelecidas, as entrevistas realizadas, o tratamento adotado nestas, bem como os espaços de sociabilidade onde foram empregadas as observações. No Capítulo III, em sua primeira seção, é apresentado o processo de urbanização do município de Santa Maria. Na segunda seção, nos voltamos para a descrição do processo de formação da Vila Urlândia, uma localidade estigmatizada pelo conjunto da sociedade local como região violenta. Sobre isso, apresentamos a caracterização de sua população, as diferenças no processo de ocupação da localidade e, por fim, preparamos o leitor para o tratamento analítico que será desenvolvido no capítulo seguinte... etc

2 Justificativa Pessoal: Deve ser redigida através da utilização de uma linguagem direta e de um ponto de vista pessoal, apresentando uma contextualização do tema, indicando quais os motivos que levaram o aluno à sua escolha, e a delimitá-lo de tal forma. Após deve, ainda, destacar a relevância do tema para o direito, para a disciplina, para a instituição de ensino. Por fim, deve enaltecer a contribuição teórica que resultará da pesquisa e a sua utilidade uma vez concluída.

3 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Assim, para uma melhor compreensão sobre a forma de elaboração da justificativa, haverá, no exemplo seguinte, uma divisão em quatro partes, atendendo-se à seguinte ordem: 1. Contextualização, 2. motivos para a escolha do tema, 3. relevância; e, finalmente, 4. contribuição teórica e sua utilidade.

4 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Metodologia de Pesquisa Apresentar a abordagem, procedimento de pesquisa e tecnica de pesquisa na forma de texto.

5 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Citações no corpo do texto Citação Direta: máximo 3 linhas Exemplo: Segundo a ótica do sociólogo Lojkine (1981) a distribuição do espaço social dentro da cidade promove segregação social, pois as formas de urbanização são antes de mais nada formas de divisão social (e territorial) do trabalho(p.121). Assim, a cidade seria marcada pela crescente concentração dos meios de consumo coletivo que criam um modo de vida. A cidade seria responsável pelos prazeres e necessidades dos seus habitantes concentrando os meios de produção e capital. Para o autor a urbanização capitalista seria materializada hoje pela segregação espacial entre os grandes centros urbanos – que concentram ao mesmo tempo o trabalho intelectual mais desenvolvido e os órgãos de comando (p.142). Importante: O PONTO FINAL VAI APÓS A REFERÊNCIA COMPLETA!!!

6 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Citação com mais de 4 linhas O que o instigava eram as diferenças existentes entre o capitalismo moderno e o capitalismo tradicional. Na busca do espírito capitalista, Weber (2004) não busca identificar apenas a perspicácia nos negócios, mas um ethos particular. Sobre esse espírito capitalista, Weber afirma:( 1,5) Se é que é possível encontrar um objeto que dê algum sentido ao emprego dessa designação, ele só pode ser uma individualidade histórica, isto é, um complexo de conexões que se dão na realidade histórica e que nós encadeamos conceitualmente em um todo, do ponto de vista de sua significação cultural (WEBER, 2004,p. 41). (fonte 10, espaço simples) sem uso de aspas (1,5)

7 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Roda pé Texto: Esta orientação teve como principal vértice a buscar o redirecionamento das práticas até então vigentes dentro de um planejamento moderno/funcionalista[1] que, na maioria dos casos, deixava em segundo plano a compreensão das contradições das cidades. Enquanto proposta é possível percebermos um importante elemento de fortalecimento das relações democráticas visando posturas mais igualitárias e ampliação da cidadania.[1] [1] Este termo é utilizado por Maricato (2000) para descrever o tipo de planejamento urbanístico disseminado no Brasil na década de 1970 e 1980 quando as decisões e deliberações do andamento da cidade estavam restritas aos técnicos da prefeitura reproduzindo uma postura ideológica da cidade que excluir grande parcela da população. (fonte 10, cuidado o Word nem sempre deixa o texto justificado e na fonte Arial)

8 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Citações Livro: WEBER, Max. A ética protestante e o espírito capitalista. Companhia das Letras. São Paulo (um espaco entre cada citação) THOMPSON, E.P.. A peculiaridade dos ingleses e outros escritos. Campinas: Editora da Unicamp, Cuidado: você pode colocar o primeiro nome com a primeira inicial ou completo.. Mas sempre precisa fazer do mesmo modo em todas as citacoes!!!

9 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Referências bibliográficas - SOBRENOME, Nome; FULANO, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, ano. (cuidar a pontuação!!!) Artigo de revista eletrônica (internet) COSTA, Achyles Barcelos da. O Desenvolvimento econômico na visão de Joseph Schumpeter. Cadernos IHU Idéias. Unisinos. São Leopoldo. ano 4 – n Disponível em: oes/ pdf.pdf. Acesso: oes/ pdf.pdf

10 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Artigo ou capítulo de um livro: MARICATO, Ermínia. As idéias for a do lugar e o lugar fora das idéias: Planejamento urbano no Brasil In: A Cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petropolis: Vozes, Parte do titulo que estiver após os dois pontos deve não vai em negrito!

11 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Livro de vários autores: vai o titulo do organizador VELHO, Otávio Guilherme (org.). O Fenômeno Urbano. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

12 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Monografias, dissertacoes e/ou tese: MACHADO, Paula Sandrine. Muitos pesos e muitas medidas: Um estudo antropológico sobre as representações masculinas na esfera das decisões sexuais e reprodutivas Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mongrafia da UNIFRA: FRANK, Carla Regina. Obrigações contábeis e acesórios a entidades beneficientes de Assistência Social: um estudo de caso Monografia (Graduação em Ciencias Contábeis) - Area de Ciencias Sociais Aplicadas, Centro Universitário Franciscano, 2008.

13 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Quando utilizar duas obras de um mesmo autor: CASTELLS, Manuel. Problemas de Investigação em Sociologia Urbana. 3. ed. Lisboa: Presença, _________. A Questão Urbana. São Paulo: Paz e Terra, (o tracejado deve ser da mesma distancia do nome dou autor)

14 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Três autores: RIGHI, Jose Vicente; BISOGNIN, Edir Lucia; TORRI, Valmor. Povoadores da Quarta Colônia: contribuições do imigrante italiano na Quarta Colônia Imperial de Silveira Martins, Rio Grande do Sul – Brasil. Porto Alegre: Est Editores, Separar os autores por ponto e virgula (;)

15 22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Na apresentação das referencias bibliograficas não esquecer de apresentar de onde foi retirado as regras. Nos caso da disciplina de Metodologia Cientifica, curso de Direito, apresentar como segue: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉNCIAS. NBR 6023: informações e documentação: referencias-elaboração. Rio de Janeiro, 2002.


Carregar ppt "22/06/2009 Centro Universitário Franciscano Metodologia Científica Introdução Descreve o tema de pesquisa, problema de pesquisa e apresentação premilinar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google