A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar."— Transcrição da apresentação:

1 O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar um novo movimento estético. Porém como o tempo passou a designar um estilo artístico que surgiu como evolução do abstracionismo.

2 Formas de Ivan Serpa

3 Segundo aos artistas do Concretismo, não existe sentido em chamar a arte Concreta de Abstrata, pois não são obras figurativas, ou seja, não imitam seres da natureza. Segundo a visão abstracionista, qualquer ser da natureza pintado é uma Abstração. Para o pai do concretismo, Van Doesburg, o artista que trabalham apenas com elementos plásticos, na verdade fazem a Arte Concreta, pois nada mais concreto que uma linha, uma cor, uma supoerfíucie.

4 Lothar Charoux, obra sem título

5 A distinção definitiva entre concretismo e arte abstrata só ocorreu quando o artista suiço Max Bill, afirmou que arte concreta é usada para designar uma arte construída objetivamente em estreita ligação matemática. Essa ligação entre concretismo e matemática é notada na clara utilização de formas geométricas para a construção da obra.

6 Progressão em 6 estágios de Max Bill

7 O artista suiço Max Bill, foi decisivo para o desenvolvimento da arte Concreta em território brasileiro, a sua participação na I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1951, deu um impulso decisivo aos concretistas brasileiros. A arte Concreta rompe com o abstracionismo adotado por Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segal, entre outros. O concretismo brasileiro é dividido em duas vertentes: o grupo do Rio de Janeiro e o grupo de São Paulo.

8 Cantoneiras, escultura de Franz Weisman

9 O grupo do Rio de Janeiro era formado por Ivan Serpa, Ligia Clark, Hélio Oiticica, Abraão Palatnik e pelo escultor Franz Weismann, e não considerava a linguagem geométrica extremamente necessária para a criação de uma obra Concreta.

10 Obra sem título de Ivan Serpa

11 O grupo de São Paulo era composto pelos pintores Waldemar Cordeiro, Geraldo de Barros, Luiz Sacilotto, Maurício Nogueira Lima, o desenhista Lothar Charoux, entre outros. Para o grupo de São Paulo a arte concreta explora a possibilidade do movimento com a variação de formas geométricas.

12 Função Diagonal, Geraldo de Barros

13 Concretismo Também é o nome de um movimento vanguardista surgido em 1950, inicialmente na música e depois passando para a poesia e artes plásticas. Defendia a racionalidade e nas obras surgidas no movimento, não há preocupação com o tema, seu intuito é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem. Durante a década de 1960, poetas e músicos do movimento passam a se envolver em temas sociais, geralmente sem influência na obra, sendo somente uma ligação pessoal. As obras passam a ser mais e mais preocupadas com a inovação da linguagem. A poesia concreta tem em Vladimir Mayakovsky um grande expoente; o poeta russo afirmava que não há arte revolucionária sem forma revolucionária.

14 ra terra ter raterra terr araterra ter raraterra te rraraterra t erraraterra Terraraterra Terra de Décio Pignatari

15

16


Carregar ppt "O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google