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Camila Mariah Caio Pellicani

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Apresentação em tema: "Camila Mariah Caio Pellicani"— Transcrição da apresentação:

1 Camila Mariah Caio Pellicani
Gases Atmosféricos Camila Mariah Caio Pellicani

2 Composição Atmosferica

3 Poluentes Atmosféricos:
Dióxido de Enxofre (SO2) Dióxido de Nitrogênio (NO2) Hidrocarbonetos (HC) Aldeídos (RCHO) Material Particulado (MP) Monóxido de Carbono (CO) Ozônio (O3) Poluentes Climáticos de Vida Curta (PCVC) (Segundo MMA)

4 Dióxido de Enxofre (SO2)
gás tóxico e incolor, pode ser emitido por fontes naturais ou por fontes antropogênicas e pode reagir com outros compostos na atmosfera FONTES – vulcões e queima de combustíveis fósseis que contenham enxofre em sua composição, como: atividades de geração de energia, uso veicular e aquecimento doméstico. EFEITOS - problemas respiratórios. São precursores da formação de material particulado secundário. Podem reagir com a água na atmosfera formando chuva ácida.

5 Dióxido de Nitrogênio (NO2)
gás poluente com ação altamente oxidante, sua presença na atmosfera é fator chave na formação do ozônio troposférico. FONTES - As emissões naturais são em maior escala que as antropogênicas, porém, em razão de sua distribuição sobre o globo terrestre, tem menor impacto sobre as concentrações deste poluente nos centros urbanos. São elas: naturais (vulcanismos, ações bacterianas, descargas elétricas) e antropogênicas (processos de combustão em fontes móveis e fixas). EFEITOS - problemas respiratórios, problemas pulmonares e agravamento à resposta das pessoas sensíveis a alérgenos. No ambiente pode levar a formação de smog fotoquímico e a chuvas ácidas.

6 Hidrocarbonetos (HC)  compostos formados de carbono e hidrogênio e que podem se apresentar na forma de gases, partículas finas ou gotas. Podem ser divididos em:     - THC - hidrocarbonetos totais;     - CH4 - hidrocarboneto simples, conhecido como metano;     - NMHC - hidrocarbonetos não metano, compreendem os HC totais (THC) menos a parcela de  metano (CH4). FONTES - queima e evaporação de combustíveis. EFEITOS - são precursores para a formação do ozônio troposférico e apresentam potencial causador de efeito estufa (metano).

7 Aldeídos (RCHO) Resultantes da oxidação parcial dos álcoois ou de reações fotoquímicas na atm, envolvendo hidrocarbonetos FONTE: Queima de combustível por veículos automotores que utilizam etanol – Formaldeído e Acetaldeído. EFEITOS: Irritação muscosa dos olhos, nariz, vias respiratórias.

8 Material Particulado (MP)
é uma mistura complexa de sólidos com diâmetro reduzido. (à relação existente entre diâmetro e possibilidade de penetração no trato respiratório). FONTES - queima de combustíveis fósseis, queima de biomassa vegetal, emissões de amônia na agricultura e emissões decorrentes de obras e pavimentação de vias. EFEITOS - câncer respiratório, arteriosclerose, inflamação de pulmão, agravamento de sintomas de asma, aumento de internações hospitalares e podem levar à morte.

9 Monóxido de Carbono (CO)
gás inodoro e incolor FONTES - processos de combustão que ocorrem em condições não ideais, em que não há oxigênio suficiente para realizar a queima completa do combustível. A maior parte das emissões em áreas urbanas são decorrentes dos veículos automotores. EFEITOS - Em baixa concentração causa fadiga e dor no peito, em alta concentração pode levar a asfixia e morte.

10 Ozônio (O3)  poluente secundário, formado a partir de outros poluentes atmosféricos. Tem a função positiva de absorver radiação solar, impedindo que grande parte dos raios ultravioletas cheguem a superfície terrestre. FONTES - ocorre através de reações químicas entre o dióxido de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de radiação solar. Estes poluentes são emitidos principalmente na queima de combustíveis fósseis, volatilização de combustíveis, criação de animais e na agricultura. EFEITOS - Longo tempo de exposição pode ocasionar redução na capacidade pulmonar, desenvolvimento de asma e redução na expectativa de vida.

11 Poluentes Climáticos de Vida Curta (PCVC)
Permanecem na atmosfera de alguns dias a algumas décadas. Os principais PCVC são o carbono negro, o metano, o ozônio troposférico e os hidrofluorocarbonetos (HFC). FONTES – Carbono negro - queima ao ar livre de biomassa, motores a diesel e a queima residencial de combustíveis sólidos (carvão, madeira); Metano - sistemas de óleo e gás, agricultura, criação de animais, aterros sanitários e tratamentos de esgotos; HFCs - sistemas de ar condicionado, refrigeração, supressores de queima, solventes e aerossóis. EFEITOS – Carbono negro - componente do material particulado, causa efeitos nocivos sobre os sistemas respiratório e sanguíneo. Metano - aquecimento global, formação do ozônio troposférico. HFCs, - aquecimento global.

12 Plano Nacional de Qualidade do Ar - PNQA

13 Plano Nacional de Qualidade do Ar - PNQA
Foi concebido como um subsídio à 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA) 2009, em Brasília. No qual o Governo Federal assumiu a responsabilidade de trazer à reflexão as necessidade e desafios deste tema, que visem a proteção da qualidade do ar e da saúde ambiental no Brasil Sistematizou todas as ações do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Saúde relacionadas à melhoria da qualidade do ar, configurando-se como um compêndio das ações federais nesta área. OBJETIVO: proteger o meio ambiente e a saúde humana dos efeitos da contaminação atmosférica, por meio da implantação de uma política contínua e integrada de gestão da qualidade do ar no país O MMA se propôs a atualizar os marcos normativos destinados à gestão, adotar medidas preventivas e corretivas, e permitir a retomada de políticas públicas que corrijam as assimetrias nacionais profundas no trato desse tema.

14

15 CONTROLE DAS EMISSÕES DE POLUENTES POR VEÍCULOS
PROGRAMA DE CONTROLE DE POLUIÇÃO DO AR POR VEÍCULOS AUTOMOTORES - PRONCOVE

16 PRONCOVE “Reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores visando o atendimento aos Padrões de Qualidade do Ar, promover o desenvolvimento tecnológico nacional, tanto na engenharia automobilística, criar programas de inspeção e manutenção para veículos automotores em uso, promover a melhoria das características técnicas dos combustíveis líquidos, postos à disposição da frota nacional de veículos automotores, visando a redução de emissões poluidoras à atmosfera”

17 Obrigado Fonte: Brasil Escola, acesso:


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