A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José Renato da Silva Luiz Baranhuk Sylvia Marcela de Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José Renato da Silva Luiz Baranhuk Sylvia Marcela de Lima"— Transcrição da apresentação:

1 José Renato da Silva Luiz Baranhuk Sylvia Marcela de Lima
Diagrama de Ishikawa José Renato da Silva Luiz Baranhuk Sylvia Marcela de Lima

2 Técnica criada por Ishikawa em 1943, é conhecida por vários nomes: diagrama causa-efeito, diagrama espinha de peixe, diagrama 4P, diagrama 6M. Ferramenta de grande utilidade, pois permite conhecer os problemas cada vez mais a fundo. Pode ser facilmente aprendida e imediatamente posta em prática por pessoas de qualquer nível dentro da empresa. É útil quando necessitasse identificar, explorar e ressaltar todas as causas possíveis de um problema ou situação específica.

3 Pode ser usado individualmente.
Discussão em grupo. Destaca as áreas mais significativas.

4 Como construir o diagrama?
1. Defina o problema de forma clara e objetiva. 2. Encontre o maior número de possíveis causas para o problema:     a. Através de um brainstorming da equipe envolvida;     b. Através de pesquisa e análise das folhas de verificação. 3. Construa o diagrama de causa e efeito:     a. Coloque o problema no quadro à direita;     b. Defina as categorias de causas mais apropriadas 4M, 6M, 4P, outras…     c. Aplique os resultados do brainstorming;     d. Para cada causa questione “Por que isto acontece?” até 5 vezes, relacionando as respostas com a causa principal. 4. Analise o diagrama construído:    a. Identifique as causas que aparecem repetidamente;     b. Obtenha consenso do grupo, ou utilize a técnica de votação;     c. Colete e analise os dados para determinar a frequência relativa das causas mais prováveis e selecionar as causas de maior importância.

5 Diagrama Fonte:

6 Razões e benefícios Razões:
Para identificar as informações a respeito das causas do seu problema. Para organizar e documentar as causas potenciais de um efeito ou característica de qualidade. Para indicar o relacionamento de cada causa e subcausa as demais e ao efeito ou característica de qualidade. Reduzir a tendência de procurar uma causa "Verdadeira", em prejuízo do desconhecido. ou esquecimento de entras causas potenciais. Benefícios Ajuda a enfocar o aperfeiçoamento do processo Registra. visualmente. as causas potenciais que podem ser revistas e atualizadas. Provê urna estrutura para o brainstorming. Envolve todos.

7 Exemplo: Em uma empresa de mecânica, há muita perda na oficina, no processo de fabricção de peças mecânicas (usinagem). Resolveu-se fazer um estudo para identificar as possíveis causas das perdas.

8 Fonte: www. proficience. com
Fonte:

9 Referências Diagrama de Causa – Efeito ou Diagrama de Ishikawa. Disponível em: <http://www.proficience.com.br/index_arquivos/QCeTecn_arquivos/FerrEstat_arquivos/causaefeito>. Acesso em 29 abril de 2009. Diagrama de Causa e Efeifo. Disponivel em: Acesso em 29de abril de 2009.


Carregar ppt "José Renato da Silva Luiz Baranhuk Sylvia Marcela de Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google