A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

e-Commerce (Comércio Eletrônico)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "e-Commerce (Comércio Eletrônico)"— Transcrição da apresentação:

1 e-Commerce (Comércio Eletrônico)
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Apresentação do Professor
Graduado em Ciência da Computação – UFPE, Mestre em Ciência da Computação – UFPE, 2009 Servidor Público – ATI (Agência de Tecnologia da Informação) Experiência como Professor em outras instituições: FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) Faculdade Marista Recife (Pós FEED) Núcleo de EAD – UFRPE (Licenciatura em Computação) CEFOSPE (Centro de Formação de Servidores do Estado) Cordelista (Escritor e Declamador de Cordel)

3 Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apelido: Alexandre Cordel /gtalk: Site: Celular: (81)

4 Roteiro Ementa Competência Conteúdo
Acordo de Convivência Plano de Ensino Ementa Competência Conteúdo Metodologia de Ensino e Aprendizagem Metodologia de Avaliação Bibliografia E-Commerce

5 Acordo de Convivência Celular no silencioso e sair para atender
Horário: 08:00h às 11:00h (±10min de tolerância) Presença/participação em aulas (valerão nota) Faltas em aulas (não justificadas) Intervalo (~9:30h) Provas (subjetivas) + AP3 (múltipla escolha) Momentos Relax (descontração)

6 Plano de Ensino EMENTA:
Com o crescimento de negócios realizados na Internet, o e-commerce, ou comércio eletrônico, é um novo canal de comercialização e garantia de excelente faturamento. Visando esse mercado, ao término desta disciplina, o aluno estará apto a realizar negócios no comércio eletrônico, perseguindo resultados e rentabilidade. Para tanto, deverá empregar plano de negócios para o e-commerce, identificar oportunidades e nichos de mercado, desenvolver estratégias, fazer uso de ferramentas adequadas e desenvolvidas exclusivamente para o universo virtual, bem como estará apto a realizar negócios, vender, oferecer produtos e serviços em loja virtual.

7 Plano de Ensino COMPETÊNCIA:
Identificar oportunidades de negócios em ambiente virtual a fim de propor venda de produtos ou serviços, levando em consideração o segmento. Realizar negócios em ambiente virtual, em atendimento a um consumidor exigente e que encontra maiores opções em função da rede; Empregar plano de negócios contemplando o ambiente virtual e as relações entre cliente fornecedor, cliente consumidor e logística a fim de decidir pela melhor oportunidade de um negócio rentável.

8 Plano de Ensino CONTEÚDO:
Pressupostos históricos e realidade brasileira. Aspectos conceituais do e-commerce. Vantagens e desvantagens de realizar negócios em ambiente virtual. Modelos de e-commerce. Mercados, produtos e serviços para o e-commerce. Cliente consumidor e cliente fornecedor no e. commerce.

9 Plano de Ensino CONTEÚDO: Logística aplicada ao e-commerce.
E-commerce e Tecnologia da Informação. E-commerce nas organizações. Plano de negócios para e-commerce. Loja virtual. Implantação de negócio e gerenciamento de resultados em ambiente virtual.

10 Plano de Ensino METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM:
Aulas expositivas dialogadas; Exercício em sala de aula; Trabalhos em grupo e Seminários; Estudos de Caso; Leitura e debate de artigos acadêmicos.

11 Plano de Ensino METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Provas escritas + AP3;
Apresentação de seminários; Trabalho em Grupo; Participação em Sala.

12 Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação.São Paulo: Atlas, 2004. DEITEL, H. M. E-business e E-commerce para Administradores. São Paulo: Atlas, 2004. VASCONCELLOS, Eduardo. E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.

13 Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FRANCO JUNIOR, Carlos F. E-business: internet, tecnologia, e sistemas de informação na administração de empresas. 3ª. ed, São Paulo: Atlas, 2005. MEIRA JR, Wagner; MURTA, Cristina Duarte. Sistemas de Comercio Eletrônico – Projeto Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

14 e-Commerce O que a intuitividade de vocês entende por
“e-Commerce”, ou Comércio Eletrônico? Mas antes disso, o que é Commerce (Comércio)? “O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos, direta (entre produtos) ou indireta (por dinheiro)” “e-Commerce (electronic commerce), ou comércio eletrônico. É todo o comércio realizado através de meios eletrônicos, fazendo transferência de valores (direta ou indireta) entre pessoas e empresa, por meio da internet, estando disponível para todas as pessoas ao redor do mundo.” (ALBERTIN, 2004)

15 E-Commerce Globalização Blocos Econômicos Competitividade acirrada
Em que cenário vivemos hoje? Globalização Blocos Econômicos Competitividade acirrada Concorrência Mundial

16 E-Commerce 1 mês? 1 semana? 1 hora? Ou para ontem?
Queremos os resultados para quando? 1 mês? 1 semana? 1 hora? Ou para ontem?

17 E-Commerce Ou também na gestão das pessoas - RH; Dos recursos físicos
É necessário eficiência apenas na produção dos recursos produzidos? Ou também na gestão das pessoas - RH; Dos recursos físicos Dos recursos financeiros Dos fornecedores Da qualidade E do TEMPO

18 Gestão Comercial & Tecnologia da Informação
E-Commerce No atual mercado global, de alta concorrência e acirrada competitividade, como garantir eficiência nos processos empresarias, em TEMPO satisfatório, ao menor CUSTO, nas melhores condições de QUALIDADE e competência esperada? Combinando 2 CIÊNCIAS Gestão Comercial & Tecnologia da Informação

19 Referências ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. São Paulo: Atlas, 2004.

20 e-Commerce (Comércio Eletrônico)
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife


Carregar ppt "e-Commerce (Comércio Eletrônico)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google