A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Análise de Sistemas Contábeis Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Análise de Sistemas Contábeis Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife."— Transcrição da apresentação:

1 1 Análise de Sistemas Contábeis Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Apresentação do Professor n Graduado em Ciência da Computação – UFPE, n Mestre em Ciência da Computação – UFPE, 2009 n Servidor Público – ATI (Agência de Tecnologia da Informação) n Experiência como Professor em outras instituições: FMR e FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) Pós-graduações: FMR, FAFIRE, ESTÁCIO, FG Núcleo de EAD – UFRPE (Licenciatura em Computação) CEFOSPE (Centro de Formação de Servidores do Estado) n Cordelista (Escritor e Declamador de Cordel)

3 Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n /gtalk: n Site: n Celular: (81)

4 Roteiro n Acordo de Convivência n Plano de Ensino Competência Habilidades Bases Tecnológicas Metodologia de Ensino e Aprendizagem Metodologia de Avaliação Bibliografia n Análise de Sistemas Contábeis

5 Acordo de Convivência n Celular no silencioso e sair para atender n Horário: 19:00h às 22:00h (±10min de tolerância) n Presença/participação em aulas (valerão nota) n Faltas em aulas (justifica problema de saúde) n Intervalo (~ 20:30h) n Provas (subjetivas) n Momentos Relax (descontração)

6 Plano de Ensino n COMPETÊNCIA: Nesta disciplina, o aluno será capaz de desenvolver uma visão sistêmica das organizações determinando as informações relevantes para o seu gerenciamento. O estudante desenvolverá competências para elaborar e executar corretamente um sistema de informação contábil para o gerenciamento de informações e planejamento de organizações;

7 Plano de Ensino n COMPETÊNCIA: O aluno dominará também a metodologia para implementação das informações e registros relevantes para uma organização, bem como conhecerá os principais sistemas de informações contábeis, tecnologias da informação e seus diversos módulos.

8 Plano de Ensino n HABILIDADES: Elaborar adequadamente o plano de um sistema de informação contábil; Desenvolver os sistemas de informações e de planejamento que atendam às necessidades específicas das organizações; Elaborar planos de implementação das informações relevantes tendo em vistas as particularidades de cada organização;

9 Plano de Ensino n HABILIDADES: Conhecer os sistemas contábeis de informação mais difundidos no mercado e seus principais módulos; Proceder com as principais tecnológicas de informação para um sistema contábil específico.

10 Plano de Ensino n BASES TECNOLÓGICAS: Histórico da TI. Plataformas de Computadores. Importância da TI para as Organizações. Tecnologias e Especialidades em TI que suportam a atividade contábil. Dados, Informação e Conhecimento. Bancos de Dados. Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados Abordagem Sistêmica. Tipos de Sistemas. Sistemas Integrados de Gestão.

11 Plano de Ensino n BASES TECNOLÓGICAS: Redes de Computadores. Informações que circulam nas redes Corporativas. Riscos para Segurança das Informações. Mecanismos para Segurança das Redes. Conceito. Subsistemas do Sistema Contábil. Análise da Viabilidade do Desenvolvimento do SIC. Detalhamento das Funcionalidades do SIC. Mercado Nacional e Sistemas Contábeis Disponíveis.

12 Plano de Ensino n BASES TECNOLÓGICAS: Pesquisa de Mercado e Justificativa para Adquirir ou Desenvolver. Planejamento da Implantação de um SIC.

13 Plano de Ensino n METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: Aulas expositivas dialogadas; Exercício em sala de aula; Trabalhos em grupo e Seminários; Estudos de Caso; Leitura e debate de artigos acadêmicos.

14 Plano de Ensino n METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Provas escritas; Apresentação de seminários; Trabalho em Grupo; Participação em Sala.

15 Plano de Ensino n BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 1.PADOVEZE, Clóvis Luis. Sistemas de informações contábeis. São Paulo: Atlas, GIL, A.L.; BORGES, T.N.; BIANCOLINO, C.A. Sistemas de informações contábeis: Uma abordagem gerencial. São Paulo: Saraiva Editora PALMISANO, A.; ROSINI, A.M. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Cengage, 2012.

16 Plano de Ensino n BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 1.REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. São Paulo: Atlas, TAVARES, J.C.; RIBEIRO NETO, J.B.M.; HOFFMANN, S.C. Sistemas de gestão integrados. São Paulo: SENAC-SP, OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas e operacionais. São Paulo: Atlas, OBRIEN, J.A.; MARAKAS, G.M. Administração de sistemas de informação. São Paulo: McGraw Hill VAASSEN, E.; MEUWISSEN, R.; SCHELLEMAN, C. Controle Interno e Sistemas de Informação Contábil. São Paulo: Saraiva Editora, 2013.

17 Sistemas de Informação Contábil n O que a intuitividade de vocês entende por Análise de Sistemas Contábeis? n Mas antes disso, o que é ANÁLISE? É o processo de decomposição de uma substância ou tópico complexo em seus diversos elementos constituintes, a fim de se obter uma melhor compreensão sua. (PADOVEZE, 2009, p.140) n Análise Contábil é a que se ocupa das contas de dada empresa sob o aspecto patrimonial e econômico, demonstrado nas demonstrações contábeis;

18 Sistemas de Informação Contábil n Em que cenário vivemos hoje? Globalização Blocos Econômicos Competitividade acirrada Concorrência Mundial

19 Sistemas de Informação Contábil n Queremos os resultados para quando? 1 mês? 1 semana? 1 hora? Ou para ontem?

20 Sistemas de Informação Contábil n É necessário eficiência apenas na produção dos recursos produzidos? Ou também na gestão das pessoas - RH; Dos recursos físicos Dos recursos contábeis/financeiros Dos fornecedores Da qualidade E do TEMPO

21 Sistemas de Informação Contábil n No atual mercado global, de alta concorrência e acirrada competitividade, como garantir eficiência nos processos empresarias, em TEMPO satisfatório, ao menor CUSTO, nas melhores condições de QUALIDADE e competência esperada? Combinando 2 CIÊNCIAS Gestão & Tecnologia da Informação

22 Referências PADOVEZE, Clóvis Luis. Sistemas de informações contábeis. São Paulo: Atlas, 2009

23 Análise de Sistemas Contábeis Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife


Carregar ppt "1 Análise de Sistemas Contábeis Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google