A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução e Biogeografia: Por que o sucesso dos insetos?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução e Biogeografia: Por que o sucesso dos insetos?"— Transcrição da apresentação:

1 Evolução e Biogeografia: Por que o sucesso dos insetos?

2

3

4

5

6 Mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra Mudança das frequências gênicas em uma população ao longo das gerações

7 ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos no espaço através do tempo, procurando entender padrões de organização espacial e processos que resultaram em tais padrões.

8

9

10

11

12

13 Filogeografia de formigas Genética de Populações de Borboletas Trabalho de Berne Libellulidae – Antonia + Filipe

14 Trabalho do Helder Corredor central da mata atlântica Mostrar mapa... –Altos índices de endemismo e biodiversidade –Associados aos refúgios do quaternário (colocar escala geológica) Flutuações climáticas durante o quaternário seriam as responsáveis pelos padrões de endemismo e biodiversidade encontrados.

15 As populações antes dessas flutuações estariam espalhadas pelo ambiente As flutuações provocaram fragmentação, ou estruturação das populações –Populações isoladas por muito tempo se diferenciam, e podem especiar.

16 No corredor central da mata atlântica, alguns trabalhos sugerem que a variação climática do pleistoceno foi a responsável pela variação e outros sugerem que a separação das populações teria sido anterior a isso, em eras geológicas mais antigas. –Um único padrão não deveria ser invocado como explicador de tudo.

17 Considerando as particularidades dos diferentes grupos, estudos de vários grupos de organismos, poderiam ajudar a compreender o padrão encontrado.

18 Uma coisa em comum em todos os estudos: –Uma divisão norte-sul das populações, imposta pelo Rio Doce (foto do rio doce)

19 Entre os insetos, o único trabalho envolvendo a filogeografia no corredor da mata atlântica, até o início do nosso, envolvia Dinoponera lucida. –Estudo de cariótipo. AO norte do Rio doce, 2n=106 a 120 –Ao sul do Rio doce 2n=118

20 Dinoponera lucida é uma espécie ameaçada de extinção, pois está restrita a pequenos fragmentos florestais, que restaram após o processo de urbanização do ES.

21 O trabalho começou com a coleta de indivídos em toda a área conhecida de ocorrência da espécie. Foram utilizadas sequências de DNA mitocondrial – isso foi de propósito, para tentar rastrear o movimento das fêmeas, que não são aladas.

22 comportamento Gammergates – fêmeas não aladas que formam novas colônias através da fissão da colônia original. –A estruturação destas populações devem ser fortemente relacionadas ao comportamento de reprodução de ninhos, altamente correlacionado com o comportamento das fêmeas reprodutivas.

23 Coleta 67 colônias (um indivíduo de cada colônia foi utilizado, pois todos têm o mesmo mtDNA)

24 Lab Extração do DNA Amplificação de sequencias de mitocondria por PCR Sequenciamento do DNA

25 Análise dos dados Alinhamento Utilização de métodos filogenéticos para a construção de árvores filogenéticas. –1149 pb –270 variáveis –network

26 Mantel Mantel parcial Análise de coalescência – tempo do ancestral comum mais recente


Carregar ppt "Evolução e Biogeografia: Por que o sucesso dos insetos?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google