A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Incêndio na Distribuidora de Produtos Químicos MBN, houve derramamento de ácido nítrico, ácido fórmico, acetona, entre outros produtos. Cachoeirinha –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Incêndio na Distribuidora de Produtos Químicos MBN, houve derramamento de ácido nítrico, ácido fórmico, acetona, entre outros produtos. Cachoeirinha –"— Transcrição da apresentação:

1

2 Incêndio na Distribuidora de Produtos Químicos MBN, houve derramamento de ácido nítrico, ácido fórmico, acetona, entre outros produtos. Cachoeirinha – RS 13 de junho 2006

3 ACIDENTE O fogo começou por volta das 11 horas. Cachoeirinha – RS 13 de junho 2006

4 O fogo atingiu reservatórios e houve vazamento de produtos químicos. ACIDENTE Cachoeirinha – RS 13 de junho 2006

5 Equipe de contingência da defesa civil foi mobilizada.

6 O líquido vazou pelo duto da empresa que explodiu sob um pontilhão e seguiu incendiando a vegetação das margens do Arroio Passinhos e algumas residências ao redor.

7

8 O rio foi contaminado e a captação de água ficou suspensa.

9 contaminação do arroio Passinhos (trecho de aproximadamente metros) contaminação do rio Gravataí com o lançamento de 60 tipos de produtos químicos (em torno de toneladas), interrupção do abastecimento de água na cidade(80 mil moradores sem água), mortandade de peixes no rio Gravataí, contaminação do solo e subsolo na área da MBN, Impactos agravantes

10 poluição atmosférica pelos gases tóxicos gerados na queima de produtos estocados e volatização dos produtos vazados, evacuação de moradores vizinhos à empresa, a distribuidora realizou sem autorização da Fepam, obras de ampliação dentro da empresa. Impactos agravantes

11 A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) aplicou multa de R$ 200 mil e advertência à Distribuidora de Produtos Químicos MBN, de Cachoeirinha, pelo incêndio ocorrido no dia 13 de junho, que resultou na queima de 60 mil litros de produtos químicos – entre eles ácido fórmico, xilol e MTBE (solventes), além de alguns tipos de plastificantes - e lançamento ao meio ambiente, inclusive no rio Gravataí, com danos ambientais significativos.

12 Além da multa, a MBN fica proibida de operar com armazenamento, estocagem, manipulação e fracionamento de líquidos perigosos até que obtenha da Fepam o licenciamento das novas instalações.

13 O auto de infração também determina que a empresa deverá apresentar no prazo máximo de 30 dias relatório de avaliação das causas do acidente, notas fiscais contendo os volumes e tipos de resíduos perigosos encaminhados para tratamento e disposição, decorrentes do acidente, e, no prazo máximo de 45 dias, Relatório de Impacto Ambiental da área da indústria e do arroio Passinhos, desde a montante da MBN Produtos Químicos até sua foz, junto ao rio Gravataí, realizado por equipe técnica habilitada.

14 Se a empresa não cumprir as exigências estabelecidas pela Fepam constantes no auto de infração, estará sujeita ao pagamento de multa no valor de R$ 400 mil, conforme lei federal e resolução do Consema.


Carregar ppt "Incêndio na Distribuidora de Produtos Químicos MBN, houve derramamento de ácido nítrico, ácido fórmico, acetona, entre outros produtos. Cachoeirinha –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google