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TRANSPORTES. Até a década de 1950, a economia brasileira se fundava na exportação de produtos primários, e com isso o sistema de transportes limitou-se.

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1 TRANSPORTES

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3 Até a década de 1950, a economia brasileira se fundava na exportação de produtos primários, e com isso o sistema de transportes limitou-se aos transportes fluvial e ferroviário. Com a aceleração do processo industrial na segunda metade do século XX, a política concentrou os recursos no setor rodoviário, com prejuízo para as ferrovias, especialmente na área da indústria pesada e extração mineral. Como resultado, o setor rodoviário,o mais caro depois do aéreo, movimentava no final do século mais de sessenta por cento das cargas. Transportes no Brasil

4 Origens O intuito de criar uma rede de transportes ligando todo o país nasceu com as democracias desenvolvimentistas, em especial de Getulio Vargas e Juscelino Kubitscheck. Naquela época, o símbolo da modernidade e do avanço em termos de transporte era o automóvel. Isso provocou uma especial atenção dos citados governantes na construção de estradas. Desde então, o Brasil tem sua malha viária baseada no transporte rodoviário. Transportes no Brasil

5 Transporte rodoviário As primeiras rodovias brasileiras datam do século XIX, mas a ampliação da malha rodoviária ocorreu no governo Vargas, com a criação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) em Em 1973 passou a vigorar o Plano Nacional de Viação, que modificou e definiu o sistema rodoviário federal. As dificuldades económicas do país a partir do final da década de 1970 causaram uma progressiva degradação da rede rodoviária. A construção de novas estradas foi praticamente paralisada ou se manteve apenas sectorialmente e em ritmo muito lento e a manutenção deixou de obedecer a requisitos elementares. Transporte em Curitiba. Paradas de ônibus tubulares. (VER FIGURA) Este é o principal meio de transporte no Brasil tanto em relação ao transporte de cargas quanto o de pessoas, embora não seja o mais indicado para todos os fins devido a seu custo e poluição ambiental.

6 Primeiras iniciativas nacionais, relativas à construção de ferrovias remontam ao ano de 1828, quando o Governo Imperial autorizou por Carta de Lei a construção e exploração de estradas em geral. O propósito era a interligação das diversas regiões do País. É importante destacar que, até a chegada das ferrovias no Brasil, o transporte terrestre de mercadorias se processava no lombo dos burros em estradas carroçáveis. O grande empreendedor brasileiro, Irineu Evangelista de Souza, ( ), mais tarde Barão de Mauá, recebeu em 1852, a concessão do Governo Imperial para a construção e exploração de uma linha férrea. É conveniente salientar que em São Paulo, as estradas de ferro foram decorrência natural das exportações agrícolas. As rodovias tem sofrido um processo de desestatização devido a dificuldade do governo em manter as ferrovias brasileiras e explorá-las devidamente. Dentre as ferrovias citadas, salienta-se a implantação da Paranaguá – Curitiba, que se constituiu um marco de excelência da engenharia ferroviária brasileira, considerado, à época, por muitos técnicos europeus, como irrealizável. A sua construção durou menos de 5 anos, apesar das dificuldades enfrentadas nos seus 110 km de extensão. (VER FIGURA) A malha ferroviária do Brasil tem pequena participação no transporte nacional. Investimentos do governo poderiam aumentar sua importância no cenário brasileiro a fim de diminuir a dependência em relação ao transporte rodoviário.

7 Transporte hidroviário As hidrovias, uma alternativa sempre lembrada dadas as condições privilegiadas da rede fluvial nacional, pouco se desenvolveram. A navegação fluvial nunca foi bem aproveitada para o transporte de cargas. Em 1994, a malha hidroviária participava com apenas 1% do transporte de cargas. Entre os fatos de maior repercussão no transporte marítimo no século XX destacam- se: a substituição do carvão pelo petróleo como combustível. Falta de abertura de canais e interligação com outros modais. O litoral é de km e possui uma rede hidroviária enorme e ainda não explora adequadamente o transporte marítimo. O modal aquaviário é fundamental para promover e integrar o país interna e externamente. Afinal, são oito bacias com 48 mil km de rios navegáveis, reunindo, pelo menos, 16 hidrovias e 20 portos fluviais. Porto de Paranaguá, segundo maior do país. Grande exportação de soja. (VER FIGURA) O transporte marítimo tem grande importância na exportação de alimentos, minérios e madeira por seu alto volume de transporte.

8 Transporte aéreo A aviação iniciou-se no Brasil com um vôo de Edmond Plauchut, a 22 de Outubro de O aviador, que fora mecânico de Santos Dumont em Paris, decolou da praça Mauá, voou sobre a avenida Central e caiu no mar, de uma altura de 80 metros, ao chegar à Ilha do Governador. Era então bem grande o entusiasmo pela aviação. A extensão do país e a precariedade de outros meios de transporte fizeram com que a aviação comercial tivesse uma expansão excepcional no Brasil. Em 1960, o país tinha a maior rede comercial do mundo em volume de tráfego depois dos Estados Unidos. Iniciou-se a aviação comercial brasileira em A crise e o estímulo do governo federal às fusões de empresas reduziram esse número para apenas quatro grandes empresas comerciais. Avião 14 Bis, o primeiro avião pilotado por Santos Dumont. (VER FIGURA) O transporte aéreo tem importância pelo fato do Brasil ser um país extenso, há vôos que podem durar mais de 4 horas ao se viajar para cidades distantes.

9 Evolução dos modernos sistemas e transportes Espaço –Liso–país desenvolvido –Rugoso- país subdesenvolvido

10 Custos logísticos no Brasil estão estimados em torno de 20% do PIB, quase o dobro do nível dos países da OECD… ….afetando a integração do comércio e o desenvolvimento do país Logistics Costs as a share of GDP Source: Sima Custos logísticos compardos

11 Competitividade do país para o crescimento 54 Competitividade das Nações. World Economic Forum 2003 Competitividade das empresas Brasil 34

12 Produção Mercado Transporte eficiente, permanente, tecnologicamente evolutivo Ineficiente, precário, atrasado Nossa história Bases da globalização

13 Transportes Modernos Desenvolvidos após a revolução industrial –Ferrovias –Rodovias –Aerovias Redução da distância em função do tempo

14 Development of Operational Speed for Major Transport Modes, (km per hour) Stage Coach Rail Automobile TGV Propeller Plane Jet Plane Liner Clipper Ship Containership Road Maritime Rail Air

15 Roman Road Network, 200 AD 500 km Atlantic Ocean Red Sea Black Sea Adriatic Sea Mediterranean Ocean

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17 Tempos viagem ferroviários em 1993

18 Tempos viagem ferroviários em 2010

19 Transporte Ferroviário Surgimento no final do século XVIII Expansão da malha ao longo do século XIX Transporte de pessoas e carga Desenvolvidos –Rede ordenada, densa e integrada Subdesenvolvidos –Traçado periférico com ligação entre áreas produtoras e exportadoras –Última etapa - privatizações

20 Trem bala japonês

21 Transporte rodoviário Flexibilidade Menor dependência do relevo Baixo custo para pequenas distâncias Dependência do petróleo Pressão das transnacionais ( rodoviarismo) Alto custo de manutenção

22 1000 t/ano Grandes eixos rodoviários: Grande sobrecarga 25 entre o S-SE e o NE Por terra e a beira mar Cargas de cabotagem 10 entre o S-SE e o Norte Ao longo da ferrovia Norte-Sul 5 entre o Centro Oeste e o SE Ao longo da Ferronorte Milhões de t/a

23 Tipos de rodovias Radiais Longitudinais Latitudinais Transversais

24 var Brazil % Chile % Latin America & Caribbean % Indonesia % Korea, Rep % Philippines % Thailand % OECD -- High income % rodovias pavimentadas

25 Transporte aquaviário Longo curso –Petroleiros –Graneleiros Navegação interior –Hidrovias Cabotagem –JAPÃO Ideal para longas distâncias Baixo consumo de energia Menor custo de manutenção Necessidade de modernização dos portos

26 Hidrovias BRASILEIRAS Tietê – Paraná Madeira – Tapajós São Francisco Amazonas Araguaia - Tocantins NO MUNDO Mississipi São Lourenço Volga Reno Tâmisa Volga

27 Aumento da capacidade de carga Modern VLCC (305 m) T2 Tanker (153 m)

28 Canal cruzando rio na Inglaterra (século XIX)

29 Aerovias Transporte de passageiros Cargas delicadas Alto custo Crise após os atentados de 11 de setembro Alto custo do petróleo Atinge áreas isoladas Caso VARIG

30 Distribuição do Transporte no Brasil Ton x km média de 1994 a 2000 J. Leopoldo Cunha e Silva Distribuição do Transporte nos USA Ton x km 1994 Introduction to Transportation Systems Sussman Minério de ferro responde por parcela substancial, distorcendo a comparação

31 MELHOR TIPO DE TRANSPORTE INTERMODAL (PORTO A PORTO E PORTA A PORTA )

32 Chuva Sol Cargas Leito asfáltico: alta manutenção Alta ondulação: alto consumo energético Leito líquido: baixissima manutenção Plano horizontal: baixo consumo energético Leito de aço: baixa manutenção Baixa ondulação: médio consumo energético Rodovia Ferrovia Aquavia

33 Distância percorrida por 1 ton de carga com 1 litro de combustível Fonte: Challenges and Opportunities for the U.S. Marine Transportation System July 16, 2001 E preço do petroleo só tende a subir. Aumentando os custos de transporte, desacelerando a economia Hidrovia Ferrovia 85 km 25 km 217 km Rodovia

34 Iquique Ilo Matarani Lima Callao Antofagasta Arica Buenos Aires Assuncion Bayovar Santa Cruz Pucallpa C Grande Cuiabá Vilhena P Velho R Branco Goiânia BSB Palmas Imperatriz Santarém Manaus Belém S Luís Recife Suape Salvador Vitória Rio Santos Paranaguá Região de alto desenvol- vimento Região seca populosa Amazônia Preservada Pacífico Atlântico Desenvolvi mento agro florestal Desenvolvi- mento mínero eletro metalúrgico Redução dos custos de transporte, Interiorização, atratores rumo oeste VConde Açailan dia BH Pi Fortaleza Pecem Ubu Macaé Sepet Elevada concentração populacional

35 Iquique Ilo Matarani Lima Callao Antofagasta Arica Buenos Aires Assuncion Bayovar Santa Cruz Pucallpa C Grande Cuiabá Vilhena P Velho R Branco Goiânia BSB Palmas Imperatriz Santarém Manaus Belém S Luís Recife Suape Salvador Vitória Rio Santos Paranaguá Região de alto desenvol- vimento Região seca populosa Amazônia Preservada Pacífico Atlântico Desenvolvi mento agro florestal Desenvolvi- mento mínero eletro metalúrgico Redução dos custos de transporte, Interiorização, atratores rumo oeste VConde Açailan dia BH Pi Fortaleza Pecem Ubu Macaé Sepetiba Elevada concentração populacional Bitola de 1.6m, ótimo traçado, alta velocidade,alta capacidade, baixo custo

36 Iquique Ilo Matarani Lima Callao Antofagasta Arica Buenos Aires Assuncion Bayovar Santa Cruz Pucallpa C Grande Cuiabá Vilhena P Velho R Branco Goiânia BSB Palmas Imperatriz Santarém Manaus Belém S Luís Recife Suape Salvador Vitória Rio Santos Paranaguá Região de alto desenvol- vimento Região seca populosa Amazônia Preservada Pacífico Atlântico Desenvolvi mento agro florestal Desenvolvi- mento mínero eletro metalúrgico Redução dos custos de transporte, Interiorização, atratores rumo oeste VConde Açailan dia BH Pi Fortaleza Pecem Ubu Macaé Sepet Elevada concentração populacional Indução de migrações Emprego Novas cidades

37 Iquique Ilo Matarani Lima Callao Antofagasta Arica Buenos Aires Assuncion Bayovar Santa Cruz Pucallpa C Grande Cuiabá Vilhena P Velho R Branco Goiânia BSB Palmas Imperatriz Santarém Manaus Belém S Luís Recife Suape Salvador Vitória Rio Santos Paranaguá Região seca populosa Amazônia Preservada Pacífico Atlântico Desenvolvi mento agro florestal Desenvolvi- mento mínero eletro metalúrgico Redução dos custos de transporte, Interiorização, atratores rumo oeste VConde Açailan dia BH Pi Fortaleza Pecem Ubu Macaé Sepet Elevada concentração populacional Região de alto desenvol- vimento Aumento da Competitividade

38 Iquique Ilo Matarani Lima Callao Antofagasta Arica Buenos Aires Assuncion Bayovar Santa Cruz Pucallpa C Grande Cuiabá Vilhena P Velho R Branco Goiânia BSB Palmas Imperatriz Santarém Manaus Belém S Luís Recife Suape Salvador Vitória Rio Santos Paranaguá Região de alto desenvol- vimento Região seca populosa Amazônia Preservada Pacífico Atlântico Desenvolvi mento agro florestal Desenvolvi- mento mínero eletro metalúrgico Redução dos custos de transporte, Interiorização, atratores rumo oeste VConde Açailan dia BH Pi Fortaleza Pecem Ubu Macaé Sepet Elevada concentração populacional Aumento da Competitividade Ferrovias ao Pacifico


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