A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEGA CIDADE Xangai Alunos:Mariana Guedes, Lucas aguiar e Vitor Barbosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEGA CIDADE Xangai Alunos:Mariana Guedes, Lucas aguiar e Vitor Barbosa."— Transcrição da apresentação:

1 MEGA CIDADE Xangai Alunos:Mariana Guedes, Lucas aguiar e Vitor Barbosa

2 História O seu desenvolvimento mercantil e financeiro iniciou-se quando, no fim da guerra do Ópio (Tratado de Nanquim, 1842), teve de se abrir ao tráfico comercial com os países ocidentais. Em breve adquiriu o monopólio de metade do comércio externo da China, atingindo um grande desenvolvimento urbano e demográfico. Antes da Segunda Guerra Mundial, era o maior centro comercial do Extremo Oriente, com habitantes, e constituíam-na uma parte chinesa e outra européia, gozando esta do direito de extraterritorialidade, com um regime jurídico próprio.

3 Guerra do Ópio

4 Este aspecto peculiar da cidade nasceu dos excessos praticados pelos rebeldes taipingues durante o período de domínio que exerceram sobre ela, de Setembro de 1853 a Fevereiro de Xangai foi então internacionalizada, e o serviço da Alfândega marítima passou a mãos estrangeiras, regime que se tornou extensivo, em 1858, a todos os portos incluídos no contrato que se celebrou. Depois de criada esta situação, uma nova tentativa de conquista da cidade, levada a efeito, em , pelos mesmos rebeldes, foi repelida por voluntários e por forças da Marinha inglesa e francesa.

5 Assim se transformou Xangai, com carácter efectivo e permanente, numa colónia cosmopolita, em cuja administração intervinham as potências signatárias do Tratado, por intermédio dos seus representantes consulares. Esta posição especial permitiu-lhe observar a neutralidade durante a guerra sino-japonesa de e a revolta dos boxers de O mesmo não sucedeu, porém, no decurso das guerras civis que se seguiram à proclamação da República, em que a cidade sofreu muito, sobretudo em 1925 e 1926, quando uma sangrenta vaga de xenofobia a assolou, o que foi pretexto para o desembarque de forças expedicionárias estrangeiras, que, nos arredores, se empenharam em vigorosos combates.

6 Geografia Xangai está localizada na foz do Delta do Rio Yagntze na costa leste da República Popular da China, e é está no eixo entre Pequim e Hong Kong e tem praticamente a mesma distância entre a Região Autônoma e a capital.

7 A grande maioria dos km ² da área terrestre de Xangai é plana, além de alguns morros no sudoeste, com uma altitude média de 4 m. A posição da cidade em planície aluvial praticamente obrigou que os novos arranha-céus fossem construídos com bases de concreto para se assentarem sem nenhum problema no terreno plano. O ponto mais alto é de 103 m e está na Ilha Dajinshan. A cidade possui muitos rios, canais, córregos e lagos e é conhecida por sua riqueza de recursos hídricos e está englobada na bacia hidrógrafica do Lago Taihu.

8 Proteção Ambiental Os investimentos públicos em meio ambiente na cidade tem tido um grande crescimento na cidade,inclusive a concientização de seus residentes.Entre esta série de investimentos recentes,está a limpeza do Rio Suzhou,que passa pelo centro da cidade e está avaliada em US$ 1 bilhão e tem previsão de durar 10 anos.A poluição em Shanghai é baixa em comparação com outras cidades chinesas, como Pequim, mas o rápido desenvolvimento nas últimas décadas, significa que ainda é alta em padrões mundiais, e é comparada regularmente aos níveis de Los Angeles.

9 Parque no Centro de Xangai

10 Politica Xangai foi um centro político da China desde o século XX. O primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China foi realizado em Xangai. Além disso, muitos dos mais altos funcionários do governo chinês em Pequim são conhecidos por terem subido em Xangai nos anos 1980 em uma plataforma que era crítica pelo esquerdismo extremo da Revolução Cultural

11 O governo atual em Xangai sob o prefeito Han Zheng tem defendido abertamente a transparência no governo da cidade. No entanto, em anos anteriores, um sistema complexo de relações entre o governo de Xangai, bancos e outras instituições da sociedade civil tem estado sob controlo da corrupção, motivada pela política facção em Pequim; estas alegações de Pequim não deram em nada até o final de Desde a partida de Jiang do escritório tem havido uma quantidade significativa de conflito entre o governo local em Xangai, e o Governo Popular Central, um exemplo de evolução de fato do federalismo chinês. O governo de Xangai administra quase todos os interesses económicos da cidade sem interferência de Pequim.

12

13 Economia A sua riqueza baseia-se mais na produção industrial do que nas trocas comerciais com o exterior. As principais indústrias são as de construção de maquinaria, de mecânica (bicicletas), de têxteis (seda, juta, lã, algodão), de electrónica, da borracha, do couro e alimentares. Conta também com instalações siderúrgicas, metalúrgicas e químicas (fertilizantes, fibras, plástico, tintas, tinturas) e com estaleiros navais. Atualmente tem se destacado como um importante centro de negócios no cenário global, sendo classificada como uma Cidade Global. O principal centro financeiro da cidade é o distrito de Pudong.

14 Distrito de Pudong

15 Demografia A população de Xangai é O censo de 2000 colocou a população do município de Xangai em 16,738 milhões, incluindo a população migrante, o que contam 3,871 milhões. Desde o censo de 1990, a população total teve um aumento de 3,396 milhões, ou 25,5%. Os homens representam 51,4% e o sexo feminino 48,6% da população. 12,2% estavam na faixa etária de 0-14, 76,3% entre 15 e 64 anos e 11,5% tinham mais de 65 anos.

16 O governo de Xangai lançou um incentivo à natalidade, concedendo excepções à política do país que permite apenas um filho por família. Casais da cidade que sejam filhos únicos e famílias rurais cujo primeiro filho seja menina estão autorizados a ter um segundo descendente.

17 Portão de Jiaotong em Minghang, Xangai

18 Torre de Pérola

19 Biblioteca FengXian


Carregar ppt "MEGA CIDADE Xangai Alunos:Mariana Guedes, Lucas aguiar e Vitor Barbosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google