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PublicouYago Basilio Alterado mais de 9 anos atrás
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EDUCAÇÃO Base do Desenvolvimento Sustentável 1
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Por que investir em educação? 2
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1.Acesso à cidadania. 2.Aumento da renda pessoal (prêmio salarial): 10% por um ano a mais de escolaridade. 3.Crescimento do PIB per capita: entre 8% e 10% por um ano a mais de escolaridade média. 4.Saúde: 3/5 dos ganhos econômicos, pela prevenção (GROSSMAN, 2005). 5.Redução da violência: entre 14% e 26%, com a conclusão do ensino médio (LOCHNER; MORETTI, 2001). 6.Consolidação da mentalidade democrática (ALMEIDA, 2007). 3 Por que investir em educação?
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4 Um diagnóstico da educação pública no Brasil
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1.Ampliação da oferta de vagas. 2.Criação de um sistema de financiamento. 3.Criação de sistemas de avaliação. 4.Melhoramento dos indicadores quantitativos. 5 Um diagnóstico da educação pública no Brasil 1995199619971998199920012002200320042005200720082011 Porcentagem de crianças e jovens entre 4 e 17 anos que frequentam a escola 77,979,281,383,284,686,587,387,988,588,990,591,592,0 Porcentagem de crianças entre 7 e 14 anos que frequentam a escola 85,987,189,091,593,093,994,594,794,895,497,697,998,5 Anos médios de estudo de pessoas com 25 anos ou mais 5,25,45,55,65,76,06,16,36,46,66,97,07,3 Fonte: Pnad; Movimento Todos Pela Educação. Avanços inquestionáveis:
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6 Um diagnóstico da educação pública no Brasil Melhoramento dos indicadores quantitativos Redução da defasagem idade-série Fonte: Inaf Brasil 2001 a 2011. Brasil – Inaf: evolução do indicador de alfabetismo (população de 15 a 64 anos)
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Um diagnóstico da educação pública no Brasil E a qualidade? Percentual de alunos com aprendizado adequado - 1997-2011 5º Ano (4ª Série) do Ensino Fundamental Fonte: Todos Pela Educação e Saeb e Prova Brasil 2011
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Um diagnóstico da educação pública no Brasil E a qualidade? Percentual de alunos com aprendizado adequado - 1997-2011 9º Ano (8ª Série) do Ensino Fundamental Fonte: Todos Pela Educação e Saeb e Prova Brasil 2011
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Um diagnóstico da educação pública no Brasil E a qualidade? Percentual de alunos com aprendizado adequado - 1997-2011 3º Ano do Ensino Médio Fonte: Todos Pela Educação
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Um diagnóstico da educação pública no Brasil Percentual de alunos com conhecimento adequado Prova Brasil 2011 Fonte: Todos Pela Educação E a qualidade?
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Um diagnóstico da educação pública no Brasil Percentual de alunos com conhecimento adequado Prova Brasil 2011 Fonte: Todos Pela Educação E a qualidade?
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Um diagnóstico da educação pública no Brasil E a qualidade? Fonte: OCDE Pisa 2012 - Federais (493)Pisa 2012 – Privadas (471) Pisa 2012 - Públicas (386)
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13 CONCEITO CENTRALESTADUALLOCALTOTALCENTRALESTADUALLOCALTOTAL CARGA (% DO PIB)COMPOSIÇÃO (% DO TOTAL) ARRECADAÇÃO DIRETA 201023,849,162,1235,1267,926,16,0100,0 RECEITA DISPONÍVEL 201020,048,666,4235,1257,124,618,3100,0 Brasil – Evolução da Receita Tributária por nível de governo (2010) Brasil – Participação no financiamento da educação básica por nível de Governo (2011) Apesar de a União ter a maior parcela do bolo tributário, é quem menos participa do financiamento da educação básica Fonte: AFONSO, 2011, p. 23, elaboração própria, a partir de: STN, IBGE, Ministério da Previdência, CEF, Confaz e Balanços Municipais. Fonte: Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, 2013. Um diagnóstico da educação pública no Brasil Como é feito o financiamento?
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Fonte:Groningen Growth & Development Centre e Conference Board. Total Economy Database, May 2006. Produtividade do Trabalho (com % dos EUA) CONSEQUÊNCIAS
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ESCALA DE DESIGUALDADE 50% da desigualdade de renda no Brasil tem origem na desigualdade educacional Coeficiente de GINI (2007-2008) 1º DINAMARCA: 0,247 2º JAPÃO: 0,249 3º SUÉCIA: 0,250 4º REPÚBLICA TCHECA: 0,254 5º NORUEGA: 0,258 6º ESLOVÁQUIA: 0,258 7º BOSNIA e HERZEGOVINA: 0,262 8º FINLÂNDIA: 0,269 9º HUNGRIA: 0,269 10º UCRÂNIA: 0,281 11º ALEMANHA: 0,283 116º BRASIL: 0,570 117º ÁFRICA DO SUL: 0,578 118º PARAGUAI: 0,584 119º COLÔMBIA: 0,586 120º HAITI: 0,592 121º BOLÍVIA: 0,601 122º BOTSWANA: 0,605 123º REPÚBLICA DA ÁFRICA CENTRAL: 0,613 124º SERRA LEOA: 0,629 125º LESOTHO: 0,632 126º NAMÍBIA: 0,743 Fonte: Banco Mundial 15 CONSEQUÊNCIAS
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16 Como Melhorar?
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Princípios das escolas eficazes: 1. Escolha criteriosa do diretor (mais autonomia administrativa). 2. Currículo claro e detalhado. 3. Capacitação focada no currículo. 4. Supervisão das aulas. 5. Avaliação permanente. 6. Consequências: identificação das fragilidades, responsabilização, reconhecimento. 17 Como melhorar?
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1.Recrutam os mais talentosos. 2.Pagam bem (não extraordinariamente). 3.Formação inicial de excelência. 4.Rigoroso estágio probatório, com certificação. 5.Reconhecimento social. 18 O que fazem os melhores sistemas do mundo? Como melhorar?
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19 Coreia – Comparação entre evolução da remuneração dos professores com evolução do PIB per capita. Fonte: COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS; CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO SESC/SENAC, INSTITUTO ALFA E BETO, 2007, p. 69. Como melhorar?
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20 Fonte: MEC, 2011 - Notas Técnicas do Plano Nacional de Educação 2011-2020: Metas e Estratégias, com base em dados do IBGE E o Brasil? Nota: Brasil – Salário médio de professores da educação básica (rede pública não federal) X salário médio de outros profissionais, com nível superior completo ou incompleto (em reais mensais). Como melhorar?
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“Na sociedade justa, as decisões devem ser tomadas com base nos méritos sociais e econômicos do caso específico. Esta não é a era da doutrina; é a era do julgamento prático.” John Kenneth Galbraith 21
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FIM raulhenry.rh@gmail.com
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