A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses."— Transcrição da apresentação:

1 Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses sobre Feuerbach. “A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história da luta de classes”. Manifesto comunista “Trabalhadores do mundo, uni-vos. Epitáfio de Marx.

2 O pensamento de Marx O pensamento de Marx :
Marxismo: é o pensamento de Marx voltado para a prática, com o objetivo de derrubar o modo de produção capitalista. Ou seja, é a práxis: ação humana que une teoria e prática. O pensamento de Marx se eleva como... crítica ao socialismo utópico francês, representado principalmente por: ● Saint-Simon ( ); ● Fourier ( ); ● Pierre Proudhon ( ); ● Robert Owen ( ), que é inglês.

3 O pensamento de Marx Atenção!
Prof. Juliano Batista crítica a economia política clássica inglesa, representado principalmente por: ● Adam Smith; ● David Ricardo. Atenção! Karl Marx retira... ● do filósofo Ludwig Feuerbach ( ), os conceitos de materialismo e alienação. ● do filósofo Friedrich Hegel ( ), o conceito de história como dialética. Desta “composição” nasce a filosofia marxista, conhecida como Materialismo histórico-dialético

4 ASPECTOS SINGULARES EM MARX
Propõe uma ampla transformação política , econômica e social. Sua obra destinava-se a todos os homens. Há um alcance amplo na suas formulações: o ideal revolucionário e a ação política efetiva. Identificou relações de exploração da classe dos proprietários-a burguesia- sobre os trabalhadores- O proletariado.

5 O Materialismo histórico-dialético
É a filosofia fundamentada por Karl Marx e Friedrich Engels ( ), que visa explicar como se formaram as classes sociais e, posteriormente, o Estado que possui dois momentos, a saber: 1º Momento: surge para evitar ou amenizar o conflito entre classes; 2º Momento: torna-se parcial, representando os interesses das classes dominantes e servindo como aparelho de coerção contra as classes dominadas. Em seguida, provar que a história da humanidade é uma história de luta de classes constante, embora esse conflito nem sempre se manifeste em guerra. O materialismo marxista:

6 PROPRIEDADE PRIVADA DO CAPITALISMO
ALIENAÇÃO INDUSTRIALIZAÇÃO PROPRIEDADE PRIVADA ASSALARIAMENTO SEPARAM O TRABALAHADOR DOS MEIOS DE PRODUÇÃO PROPRIEDADE PRIVADA DO CAPITALISMO

7 O Materialismo histórico-dialético
● Para os idealistas, em específico Hegel, “o real é guia e fundamento do pensar na história” e as contradições históricas ocorrem naturalmente. ● Para Marx o real também é guia e fundamento do pensar, mas as contradições históricas não ocorrem naturalmente, elas são provocadas pela diferença econômica de classes. Logo em Marx existem duas realidades, são elas: A realidade material: que se refere as relações do ser humano com a natureza no esforço de produzir a própria existência [forças produtivas] e as relações dos indivíduos entre si, ou seja, as relações entre proprietários e não-proprietários, e entre não-proprietários e os meios e objetos de trabalho [relações sociais de produção]. É chamada de infra-estrutura ou estrutura social ou estrutura econômica, que é responsável por garantir a existência coletiva.

8 O Materialismo histórico-dialético
Prof. Juliano Batista Modos de produção da vida material Refere-se a infra-estrutura, que é um composto de força produtivas e relações sociais de produção. Ou seja, é a maneira pela qual os homens obtêm seus meios necessários de existência material – comumente chamado por Marx de economia. Ou... Refere-se a determinado estágio de desenvolvimento das forças produtivas, que por sua vez, determinam as relações sociais de produção em um dado momento histórico. Logo: Modo de produção = forças produtivas + relações sociais de produção = Infra-estrutura

9 Formas de ação entre os indivíduos
O Materialismo histórico-dialético Forças produtivas: é a relação do ser humano com a natureza através do trabalho no esforço de produzir a própria existência – isto é, relação dialética entre homem e natureza, que permite desenvolver instrumentos, ferramentas etc. Homem trabalho Natureza Trabalho: ação humana transformadora da natureza que visa suprir as necessidades materiais. Relações sociais de produção: é a relação dos indivíduos entre si - isto é, é a relação dialética entre homem e homem, que pode ser de dois tipos: ● explorador-explorado; ● solidariedade e respeito recíproco. Formas de ação entre os indivíduos Homem um age sobre o outro Homem

10 O Materialismo histórico-dialético
A realidade imaterial: que se refere ao nível político-ideológico, comumente chamado de superestrutura. É constituído: ● pela estrutura jurídico-política representada pelo direito e pelo Estado. ● pela estrutura ideológica referente às formas de pensamento, sentimento e consciência social, tais como: ▪ Filosofia; ▪ Literatura; ▪ Estética; ▪ Ciência; ▪ Religião; ▪ Moral; ▪ Arte; ▪ Educação; ▪ Música.

11 O Materialismo histórico-dialético
Tipos de modo de produção: O modo de produção capitalista: é a nova síntese que surge das ruínas do sistema feudal, ou seja, da contradição entre a tese (senhor feudal) e a antítese (servo). Neste contexto, para Marx, o movimento dialético pelo qual a história se faz tem um motor: a luta de classes. Chama-se luta de classes ao confronto entre duas classes antagônicas quando lutam por seus interesses de classe. No modo de produção capitalista, a relação antitética se faz entre o burguês, que é o detentor do capital [“capacidade de comprar mão-de-obra”], e o proletário, que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho. Aspectos fundamentais da produção capitalista: ▪ Permanece a classe social como modo de exploração humana; ▪ Permanece a propriedade privada devido a produção excedente; ▪ Permanece a relação social de produção como sendo de explorador-explorado; ▪ A relação social é desarmônica; Continuação...

12 O Materialismo histórico-dialético
Modo de Produção Capitalista: Aspectos fundamentais da produção capitalista: ▪ Ocorre a consolidação do Estado moderno ou burguês (Estado-nação), como aparelho coercitivo; ▪ Cria-se a alienação na produção, que é o estranhamento [o produtor deixa de se reconhecer no que produz] do trabalhador diante da mercadoria que ele produziu – a esse processo Marx chama fetichismo da mercadoria; ▪ Intensifica-se a mais-valia absoluta [prolongamento da jornada de trabalho] e a mais valia relativa [emprego de máquinas para substituir o homem]; ▪ Mais valia representa o trabalho excedente não pago ao trabalhador durante a produção; ou a expropriação da mão-de-obra alienada, que, por não possuir os meios de produção, se vê obrigada a vender a sua força de trabalho, pelo dito “salário”. Fim


Carregar ppt "Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google