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OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS.

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Apresentação em tema: "OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS."— Transcrição da apresentação:

1 OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS

2 Conceito C anal de articulação entre o cidadão que exerce seu papel na partipação social e na gestão de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. C anal de articulação entre o cidadão que exerce seu papel na partipação social e na gestão de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. Espaço estratégico e legítimo de comunicação entre o cidadão e os serviços prestados pelo SUS. Espaço estratégico e legítimo de comunicação entre o cidadão e os serviços prestados pelo SUS. Potencializa a capacidade crítica do usuário, alem de promover a cidadania, estimulando a participação social. Potencializa a capacidade crítica do usuário, alem de promover a cidadania, estimulando a participação social. É uma ferramenta de atuação da SES-GO para a busca permanente da eficiência, eficácia e efetividade na realização de sua função principal de proteger a vida. É uma ferramenta de atuação da SES-GO para a busca permanente da eficiência, eficácia e efetividade na realização de sua função principal de proteger a vida.

3 Porta de Entrada Telefone – a SES-GO disponibiliza uma linha , através deste número o cidadão pode ligar e ter acesso a informações sobre a área de saúde, pode fazer denuncias, reclamações, elogios ou solicitações. Telefone – a SES-GO disponibiliza uma linha , através deste número o cidadão pode ligar e ter acesso a informações sobre a área de saúde, pode fazer denuncias, reclamações, elogios ou solicitações. Web – no link da ouvidoria; Web – no link da ouvidoria;www.saude.go.gov.br Carta –Rua SC 1, n° 299, Parque Santa Cruz, Goiânia – GO. CEP: ; Carta –Rua SC 1, n° 299, Parque Santa Cruz, Goiânia – GO. CEP: ; Presencial - fazer sua manifestação diretamente com a equipe da Ouvidoria – Sepru, no nível central ou com os interlocutores da ouvidoria nos pontos descentralizados e município que implantaram a Ouvidoria – Sepru. Presencial - fazer sua manifestação diretamente com a equipe da Ouvidoria – Sepru, no nível central ou com os interlocutores da ouvidoria nos pontos descentralizados e município que implantaram a Ouvidoria – Sepru.

4 Atribuições Receber as solicitações, reclamações, denúncias, elogios ou sugestões encaminhadas pelo cidadão; Receber as solicitações, reclamações, denúncias, elogios ou sugestões encaminhadas pelo cidadão; Levá-las ao conhecimento dos órgãos competentes para gerar melhorias dos serviços prestados aos cidadãos; Levá-las ao conhecimento dos órgãos competentes para gerar melhorias dos serviços prestados aos cidadãos; Garantir a devolução da resposta ao cidadão que gerou a manifestação; Garantir a devolução da resposta ao cidadão que gerou a manifestação; Fornecer informações sobre o funcionamento do SUS e os direitos dos cidadãos; Fornecer informações sobre o funcionamento do SUS e os direitos dos cidadãos; Realizar a mediação de situações emergenciais, atenuando conflitos; Realizar a mediação de situações emergenciais, atenuando conflitos;

5 Atribuições Atender o manifestante com cortesia, respeito, sem discriminação ou pré-julgamento, dando-lhe respostas às questões apresentadas, no menor prazo possível e com objetividade; Atender o manifestante com cortesia, respeito, sem discriminação ou pré-julgamento, dando-lhe respostas às questões apresentadas, no menor prazo possível e com objetividade; Agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça; Agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça; Zelar pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência pública; Zelar pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência pública; Resguardar o sigilo das informações; Resguardar o sigilo das informações;

6 Objetivo Implementar a Rede de Ouvidoria do SUS na SES – GO, fortalecendo as ações da rede e definindo a Ouvidoria como ferramenta de gestão. Implementar a Rede de Ouvidoria do SUS na SES – GO, fortalecendo as ações da rede e definindo a Ouvidoria como ferramenta de gestão.

7 Objetivos Específicos 1 - Coordenar a implementação da Rede de Ouvidorias; 1 - Coordenar a implementação da Rede de Ouvidorias; 2 – Receber, registrar analisar, avaliar, tipificar, encaminhar, monitorar e acompanhar sistematicamente as demandas registradas no Sistema OuvidorSUS; 2 – Receber, registrar analisar, avaliar, tipificar, encaminhar, monitorar e acompanhar sistematicamente as demandas registradas no Sistema OuvidorSUS; 3 – Responder a todos os manifestantes acompanhando as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão informado, com agilidade e transparência; 3 – Responder a todos os manifestantes acompanhando as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão informado, com agilidade e transparência; 4 - Estabelecer uma comunicação clara sobre o propósito da participação popular e sua relação com o processo de tomada de decisão; 4 - Estabelecer uma comunicação clara sobre o propósito da participação popular e sua relação com o processo de tomada de decisão; 5 - Definir as responsabilidades e funções da Rede de Ouvidorias nos diferentes níveis de gestão ; 5 - Definir as responsabilidades e funções da Rede de Ouvidorias nos diferentes níveis de gestão ;

8 Objetivos Específicos 6 - Estabelecer normas de procedimentos que incentivem a partilha de informação e poder entre os usuários, trabalhadores e gestores dos serviços de saúde; 6 - Estabelecer normas de procedimentos que incentivem a partilha de informação e poder entre os usuários, trabalhadores e gestores dos serviços de saúde; 7 - Contribuir para o crescimento institucional com transparência nas ações, disseminação das informações sobre o SUS visando uma maior satisfação do usuário e melhoria nos serviços; 7 - Contribuir para o crescimento institucional com transparência nas ações, disseminação das informações sobre o SUS visando uma maior satisfação do usuário e melhoria nos serviços; 8 - Disponibilizar relatórios com as informações da Ouvidoria a todos os níveis de gestão para subsidiar na tomada de decisões; 8 - Disponibilizar relatórios com as informações da Ouvidoria a todos os níveis de gestão para subsidiar na tomada de decisões; 9 – Divulgar, Orientar, monitorar e auxiliar a implantação das Ouvidorias municipais; 9 – Divulgar, Orientar, monitorar e auxiliar a implantação das Ouvidorias municipais; 10 – Capacitar recursos humanos para atuar na Rede de Ouvidorias. 10 – Capacitar recursos humanos para atuar na Rede de Ouvidorias.

9 Estruturação A ouvidoria – Sepru está organizada em uma rede composta por: A ouvidoria – Sepru está organizada em uma rede composta por: Uma equipe no nível central; Uma equipe no nível central; 15 Regionais de Saúde; 15 Regionais de Saúde; 10 Unidades de Saúde de referência de Goiás (HUGO, HGG, HDT, HMI, HMA, CMAC, HDS, MNSL, HUAPA e Hospital de Pirenópolis); 10 Unidades de Saúde de referência de Goiás (HUGO, HGG, HDT, HMI, HMA, CMAC, HDS, MNSL, HUAPA e Hospital de Pirenópolis); Municípios goianos. Municípios goianos.

10 Ouvidoria Hospitalar Os interlocutores dos hospitais tem o papel importantíssimo de mediar os conflitos, e para isso é fundamental a colaboração dos profissionais envolvidos. Os interlocutores dos hospitais tem o papel importantíssimo de mediar os conflitos, e para isso é fundamental a colaboração dos profissionais envolvidos. Os profissionais que lidam diretamente com os usuários identificam necessidades e entraves existentes devem orientá-los de forma clara, segura e educada, não surtindo efeito encaminhá-los à Ouvidoria. Os profissionais que lidam diretamente com os usuários identificam necessidades e entraves existentes devem orientá-los de forma clara, segura e educada, não surtindo efeito encaminhá-los à Ouvidoria.

11 Ouvidoria REGIONAL Os interlocutores das regionais tem o papel importantíssimo de orientar os municípios na busca da melhor resposta possível, transformando uma situação individual em uma resposta/solução coletiva. Para isso é fundamental a colaboração e o envolvimento de todos os técnicos da regional. Os interlocutores das regionais tem o papel importantíssimo de orientar os municípios na busca da melhor resposta possível, transformando uma situação individual em uma resposta/solução coletiva. Para isso é fundamental a colaboração e o envolvimento de todos os técnicos da regional.

12 " Pensar apenas ou desejar somente nunca levou ninguém a lugar nenhum. É necessária também a ação." William Shakespeare

13 OBRIGADA!


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