A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- Educação a distância - Conceitos, desafios e elementos estruturantes e estruturadores do processo educativo Professora Ms. Daniela da Costa Britto Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- Educação a distância - Conceitos, desafios e elementos estruturantes e estruturadores do processo educativo Professora Ms. Daniela da Costa Britto Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 - Educação a distância - Conceitos, desafios e elementos estruturantes e estruturadores do processo educativo Professora Ms. Daniela da Costa Britto Pereira Lima (62) ESCOLA DE GOVERNO "I Workshop de Ensino a Distância da Escola de Governo"

2 A maneira com que lidamos com o conhecimento hoje acontece da mesma maneira que há alguns anos atrás? As modalidades de ensino hoje ocorrem da mesma maneira de quando passamos pela formação inicial? A educação a distância hoje funciona? Tem como estimular os estudantes na EAD a se envolverem com o objeto de aprendizagem se não fixamos olho-no-olho diariamente? De que maneira isso pode acontecer?

3 À guisa de introdução Tivemos o desgosto de encontrar, nas melhores escolas públicas, este desgraçado achaque. Por via de regra os mestres são os menos culpados nesta imbecilização oficial da mocidade. Deste enorme pecado contra a pátria e contra a humanidade, cuja responsabilidade cabe à péssima direção do ensino...

4 Reforma das práticas e dos mestres: eis a reforma escolar inteira; eis o progresso todo e, ao mesmo tempo, toda a dificuldade contra a mais endurecida das rotinas – a rotina da pedagogia! Reforma das práticas e dos mestres: eis a reforma escolar inteira; eis o progresso todo e, ao mesmo tempo, toda a dificuldade contra a mais endurecida das rotinas – a rotina da pedagogia!

5 O que existe entre nós, usurpou o nome pedagogia, que só por antífrase lhe assentaria: não é método de ensinar, é, pelo contrário, um método de inabilitação para aprender... Se não transformarmos substancialmente esse sistema, qualquer sacrifício será pura perda! O que existe entre nós, usurpou o nome pedagogia, que só por antífrase lhe assentaria: não é método de ensinar, é, pelo contrário, um método de inabilitação para aprender... Se não transformarmos substancialmente esse sistema, qualquer sacrifício será pura perda!

6 Essa metodologia cumpre erradicar. Ela automatiza, a um tempo, o mestre e o aluno, reduzidos a duas máquinas de repetição. O ensino, ao invés de ser uma força viva, encarnada pelo professor, consiste em processo de reprodução estéril, via autoritarismo do mestre e palavra servil do aluno. Essa metodologia cumpre erradicar. Ela automatiza, a um tempo, o mestre e o aluno, reduzidos a duas máquinas de repetição. O ensino, ao invés de ser uma força viva, encarnada pelo professor, consiste em processo de reprodução estéril, via autoritarismo do mestre e palavra servil do aluno. Fonte dos textos: Fonte dos textos: Fragmentos do relatório de comissão instituída para examinar o ensino público na corte, lavra de Rui Barbosa, 1882

7 Quando se diz que um professor tem dez anos de experiência, será que tem mesmo? Lévy (1993) Oralidade Escrita Informática Ou tem um ano de experiência repetido dez vezes ? John Dewey

8 Organização da apresentação - Componentes -Estrutura Organizacional - Ferramentas utilizadas -Conceito de Educação a distância - Características - Modelos de EAD Eixo estruturadorEixo estruturante Estudos do Inep mostram que, em 7 das 13 áreas avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os alunos que cursaram educação a distância se saíram melhor que os de cursos presenciais (O Estado de SP, 15/9/07).

9 EAD – Educação a distância É o tipo de ensino que mais cresce no país (matrícula, cursos, recursos). Não é sinônimo de tecnologia, mas de interação educadora mediada pela tecnologia. Oferece protagonismo ao estudante. Educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (Decreto nº 5622, de 20/12/2005). Processo de desenvolvimento pessoal e profissional no qual professores e estudantes podem interagir, virtual e presencialmente, por meio da utilização didática das tecnologias da informação e da comunicação, bem como de sistemas apropriados de gestão e avaliação, em larga escala, mantendo a eficácia do ensino e da aprendizagem (www.ufmg.br/proplan/glossario/e.htm).

10 Características A distância física professor-aluno. A relação professor coletivo-aluno. Processo ensino-aprendizagem mediatizado Uso de tecnologias Oferece abertura e flexibilidade Comunicação interacional e não direcionada Emissor Mensagem Receptor Emissor Mensagem Receptor Direcionada Interacional ou bidirecional

11 Modelos de EAD Feenberg, Andrew (2001). rohan.sdsu.edu/faculty/feenberg/ caceres.htm Lógica da fábrica e da cidade

12 Modelo da fábrica/ de massa Produção em massa; Produtos standartizados; Pouca ou nenhuma interação pessoal e crítica; Isolamento do estudante; Pacotes educacionais; Não se aproveita o que é melhor na rede; Burocratização das tarefas; Planejamento centralizado.

13 Modelo da cidade/ interação O estar junto (professores e alunos); Valorização das trocas e das interações; Planejamento flexível; Baixa relação professor/alunos Cursos diversificados; Trocas permanentes entre ensinantes e aprendentes; Diversidade e diferenciação no planejamento do curso.

14 Componentes - Estudante – Aluno - Formando - O professor especialista - Os tutores - Monitores - Material didático - Centro de EAD – equipe Geral, equipe administrativa, equipe pedagógica e de multimídia, secretaria. - Pólos

15 Estrutura Organizativa do curso 1- Aluno: matrícula; orientação inicial (manual do estudante/curso, contato com tutor, Seminário). 2- Processo de aprendizagem - Material: impresso; fitas; áudio; vídeo; CD ou DVD; web. - Tutoria: presencial; a distância - Avaliação: auto-avaliação; atividades; avaliação formal; seminários; ficha de acompanhamento; avaliação institucional. - Meios de comunicação: telefone, fax, correio, tele- conferência, internet. 3- Etapas – prática transformada e transformadora 4- Trabalho conclusivo – Seminário final

16 Ferramentas e tipos de cursos Material midiático – didático: Folha de São Paulo de 09/04/2006 Mídias mais utilizadas (SANCHEZ, 2006) MídiaInstitruições% do total Impresso5284 E-Learning3963 Televisão1423 Vídeo2439 Rádio23 CD-Rom3556 Outros1118

17 Impresso No Brasil, desde a fundação do Instituto Rádio Monitor, em 1939, e depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, várias experiências de EaD foram iniciadas e levadas a termo com relativo sucesso, tanto a nível governamental quanto privado.

18 Teleconferência e Vídeoconferência Vídeoconferência – Possibilita a comunicação simultânea entre som e imagem. Teleconferência – gera apresentações, palestras, aulas, transmitidas ao vivo, via satélite, com possibilidade de interação via fax, telefone ou . Transmissão de sinal de TV por satélite.

19 WEB - Internet São utilizados portais e ambientes de aprendizagem – free e privado. TELEDUCMOODLE WEBAULAPARLA

20 - Ferramentas síncronas - Ferramentas assíncronas e Mensagens

21 Fórum Lista de Discussão Chat ou Bate-papo Ferramentas

22 Tarefas Avisos

23 Mensagem: Comunidades colaborativas de aprendizagem: Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. João Cabral de Melo Neto

24 Através da EAD, a garantia de oferta de educação escolar e de outras modalidades de formação continuada para todos, com padrões de excelência e adequação aos interesses da maioria da população, concomitante à garantia de permanência e conclusão, tem por conseqüência a inclusão social, na qual os brasileiros plenificam a cidadania e tornam-se colaboradores e herdeiros do patrimônio natural, científico e cultural da humanidade, aptos ao questionamento, à problematização, à tomada de decisões, buscando soluções coletivas sustentáveis necessárias à vida em sociedade. POR QUE EU ACREDITO NA EAD?

25 MUITO OBRIGADA! Profª. Ms. Daniela da Costa Britto Pereira Lima (62)


Carregar ppt "- Educação a distância - Conceitos, desafios e elementos estruturantes e estruturadores do processo educativo Professora Ms. Daniela da Costa Britto Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google