A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arrependimento Para a Salvação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arrependimento Para a Salvação"— Transcrição da apresentação:

1 Arrependimento Para a Salvação
Pr. Wilson Endruveit

2 II Cor.7:10 – “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar; mas mas a tristeza do mundo produz morte.”

3 O que é arrependimento para salvação?

4 “Assim será com todos que contemplam a Cristo
“Assim será com todos que contemplam a Cristo. Quanto mais nos aproximamos de Jesus, e quanto mais claramente distinguimos a pureza de Seu caráter, tanto mais claro veremos a excessiva malignidade do pecado... Haverá um continuo anelo da alma em direção a Deus, uma contínua, sincera, contrita confissão de pecado e humilhação do coração perante Ele...

5 ... A cada passo para a frente em nossa experiência cristã, nosso arrependimento se aprofundará.” A.A. p.561.

6 O que quer dizer aprofundar o arrependimento?

7 Penso que não captamos o significado bíblico completo de arrependimento. Apenas enfatizamos uma parte e perdemos a outra.

8 Arrependimento está intimamente relacionado com o pecado
Arrependimento está intimamente relacionado com o pecado. Se tivermos uma idéia superficial de pecado, também a nossa compreensão de arrependimento será superficial.

9 O que é pecado?

10 “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.” I S. João 3:4

11 Em que Momento da Tentação Transgredimos a Lei?

12 A palavra tentação é usada, nas Escrituras, de duas maneiras:
Como um estímulo ao pecado; é o que nos faz pecar. Exemplo: Na oração do Pai Nosso.

13 Num sentido neutro, isto é sem ter ligação com o mal
Num sentido neutro, isto é sem ter ligação com o mal. Como sinônimo de teste, prova. Exemplo: Heb. 4:15, Jesus “foi tentado em todas as coisas, igual a nós, mas sem pecado.”

14 Fica claro que tentação não é pecado neste caso
Fica claro que tentação não é pecado neste caso. Tentação é o que precede. É o encontro preliminar. E quando a tentação se torna pecaminosa?

15 Estágios da tentação Atenção Consideração Desejo Momentâneo
Desejo Acariciado-decisão Transgressão silenciosa (espiritual) Planejamento Pecado=condição ódio e cobiça Ato Transgressão visível (ética) Pecado = atos

16 Três Coisas Importantes

17 O pecado tem um roteiro. O pecado inicia no coração (mente)
O pecado tem um roteiro. O pecado inicia no coração (mente). “Porque do coração precedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” Mat. 15:19

18 Pensamentos ou desejos impuros de cobiça, odeio, egoísmo, inveja, orgulho, são transgressões silenciosas dos mandamentos, portanto, são pecados.

19 “São estas coisas que contaminam o homem.” Mat. 15:20

20 “Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério
“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo:Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela.” Mat. 5:27,28.

21 “Ouviste o que foi dito aos antigos: Não matarás;
“Ouviste o que foi dito aos antigos: Não matarás; ... Eu, porém, vos digo que todo aquele que odiar o seu irmão será réu de juízo.” Mat. 5:21,22

22 Jesus toma separadamente os mandamentos, e expõe-lhes a profundidade e a largura das reivindicações. Em lugar de remover um jota de sua força, mostra quão vasto é o alcance de seus princípios, e expõe o erro fatal dos judeus em sua ostentação exterior de obediência. Declara que, pelo mau pensamento ou o cobiçoso olhar, é transgredida a lei divina...

23 “Uma pessoa que se torna participante da mínima injustiça, está violando a lei e degradando sua própria natureza moral. O homicídio existe primeiro na mente. Aquele que dá ao ódio um lugar no coração, está pondo o pé no caminho do assassínio, e suas ofertas são aborrecíveis a Deus.” D.T.N. 291, 292

24 Os pecados internos ou no coração (mente) são mais ofensivos a Deus.
Deus não considera todos os pecados igualmente graves; há aos Seus olhos, como aos do homem, gradações de culpa; por mais insignificante, porém, que este ou aquele mau ato possa afigurar-se aos olhos humanos,...

25 pecado algum é pequeno a vista de Deus
... pecado algum é pequeno a vista de Deus. ... O ébrio é desprezado, e diz-se-lhe que seu pecado e excluirá do Céu; ao passo que o orgulho, o egoísmo e a cobiça muitas vezes não são reprovadas. No entanto, estes são pecados especialmente ofensivos a Deus...” C.P.C.p. 27

26 Quando Deus olhou aos antediluvianos, Ele olhou para os seus corações.
“E viu Deus que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.” Gên. 6:5 O homem vê os atos. Deus vê os motivos.

27 O que é arrependimento? Inclui dois aspectos: Tristeza pelo pecado. Abandono do pecado - mudança

28 Atenção Consideração Ato Desejo Decisão Planejamento Pecado = atos Se pecado for ato, então arrependimento é uma avaliação do passado. Arrependimento é um olhar retrospectivo, para trás.

29 Se pecado for uma condição interna (ódio, cobiça) então arrependimento é uma avaliação dos motivos existentes agora. Atenção Consideração Ato Desejo Decisão Planejamento Pecado = condição (ódio, cobiça)

30 Arrependimento então é uma avaliação presente-futura dos motivos antes deles praticarem os atos pecaminosos.

31 O crente avalia as suas tendências pecaminosas como elas são agora em relação ao que poderão ser amanhã. Pelo fato de ter a mente de cristo (mente mudada) o crente julga a essência do pecado (ódio, cobiça, egoísmo) antes de haver produzido a colheita.

32 Pecado não é simplesmente um ato. É também uma condição (atitude)
Pecado não é simplesmente um ato. É também uma condição (atitude). Portanto, pecado é cobiça.

33 Arrependimento é: Avaliação da cobiça em termos do produto final. Uma reação à cobiça como se ela fosse o ato do adultério.

34 Pecado é ódio. Arrependimento é: Avaliação do ódio tendo em vista do que será – a morte (homicídio); Uma reação ao ódio como se ele fosse o ato do homicídio.

35 Pecado é injustiça. Arrependimento é: Avaliação da injustiça em função do que será no futuro (atos de desonestidade); Uma reação ao pensamento injusto, como se ele fosse a desonestidade praticada.

36 O aprofundamento do arrependimento exige uma mente transformada que seja capaz de perceber que:
A semente do homicídio já está no ódio. A semente do adultério já está na cobiça.

37 A resposta (reação) do homem a Deus deve começar no seu interior
A resposta (reação) do homem a Deus deve começar no seu interior. O arrependimento verdadeiro não espera até que o crente cometa os atos exteriores do homicídio ou adultério.

38 O tempo para Caim se arrepender foi quando o ódio contra o seu irmão apareceu em seu coração e não depois de havê-lo morto.

39 O tempo para Esaú se arrepender foi quando ele sentiu a prioridade das coisas materiais sobre as coisas espirituais e não quando vendeu a sua primogenitura.

40 O tempo para Faraó se arrepender foi quando ele resistiu ao senhor e não quando perdeu o seu primogênito.

41 O tempo para Judas se arrepender foi quando começou a duvidar de Jesus e não quando jogou as 30 moedas de prata.

42 Deus pretende que o arrependimento leve a pessoa a avaliar as suas atitudes erradas e reagir contra elas da mesma maneira como reagiria contra os atos pecaminosos.

43 Esta é a solução dos problemas internos da pessoa para alcançar a verdadeira espiritualidade. Arrependimento exige a integração da mente da pessoa com a mente de Deus. É pensar como Jesus.

44 O cristão não vive retrospectivamente no passado, lastimando seus pecados cometidos e suas oportunidades perdidas. Ele vive agora, no presente. Arrependimento condiciona a sua mente com o insight e avaliação que discerne entre o bem e o mal antes de tais pensamentos serem manifestos em atos.

45 O chamado de Cristo ao arrependimento é o chamado de pensar como Ele nos assuntos morais e espirituais, sempre com o sincero desejo de viver em harmonia com Deus.

46 Jesus ao chamar a pessoa ao arrependimento, não estava interessado simplesmente na lamentação dos pecados passados; mas, dava ênfase principalmente numa mudança básica das atitudes (coração) com conseqüência para a personalidade toda.

47 Nunca é sábio esperar arrepender-se depois que os pensamentos maus produziram a colheita dos maus atos.

48 O arrependimento dá uma sensibilidade e determinação
O arrependimento dá uma sensibilidade e determinação. Sensibilidade quanto à malignidade do pecado e determinação de viver de acordo com a mente de Cristo.

49 Este aprofundamento do arrependimento levará o cristão para uma experiência cristã genuína.

50 O aprofundamento do arrependimento manterá a justificação pela fé como uma experiência contínua.


Carregar ppt "Arrependimento Para a Salvação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google