A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula Inaugural 2005 Perspectivas Profissionais na Informática Biomédica Como ser um líder em sua profissão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula Inaugural 2005 Perspectivas Profissionais na Informática Biomédica Como ser um líder em sua profissão."— Transcrição da apresentação:

1 Aula Inaugural 2005 Perspectivas Profissionais na Informática Biomédica Como ser um líder em sua profissão

2 Algumas perguntinhas que você deve estar se fazendo... l O que eu estou fazendo aqui? l O que é mesmo informática biomédica? l Será que eu tenho vocação pra isso? l Como descobrir o que eu gosto? l Pra que serve a faculdade? l No que eu vou trabalhar depois de formado? l Como dar certo na profissão?

3 O que é informática biomédica? l Informação automática l É o ramo da ciência que estuda as aplicações das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde, biologia humana e medicina

4 Tenho vocação para informática biomédica? l Multidisciplinariedade: conhecer, gostar e trabalhar bem com várias disciplinas l Interdisciplinariedade: fazer as disciplinas trabalharem juntas l Transdisciplinariedade: fazer o conhecimento de uma disciplina ajudar a criar conhecimento em outra

5 Mas o que é vocação? É muito importante fazer o que você gosta… Mas também é importante você gostar do que faz. E mais importante ainda, fazer bem!

6 Mas como descobrir o que eu gosto? l É como em um restaurante por quilo de comida estrangeira... l Experimentar de tudo um pouco l Seguir o conselho dos experts l Avaliar criticamente se é delicioso, se você sente que quer mais l Lambuzar-se com o que gostou mais l Você pode gostar de várias coisas!

7 Tempos de faculdade... l O tempo de estudo na faculdade é a única época em que você vai ter essa oportunidade na vida l Não veja a faculdade como mais uma escolinha, mais um curso, mas sim como um laboratório de experimentação pessoal, uma terra nova a ser explorada com intensidade e entusiasmo pelo aprendizado

8 Portanto...Portanto... l Carpe diem Não desperdice esse curto e precioso tempo, aproveite intensamente os dias l A vida é curta, a arte é longa (Hipócrates): todo dia aprenda alguma coisa nova, nunca pare de aprender e evoluir l Dividir para conquistar Aprenda a trabalhar em equipe, aproveite os seus talentos naturais l No ombro de gigantes... Construa sua carreira como uma casa

9 Um pouco de história pessoal

10 Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, 1965-1966 l Curso pioneiro de ciências biológicas, modalidade médica (primeira turma) l Formação de cientistas da área básica l Curso de medicina com eletrônica, matemática e estatística no primeiro ano l Corpo docente multidisciplinar

11 MarseillanKriegerCovian

12 Laboratório Marseillan (Jan 1969)

13 Calculadoras Científicas HP-35 (1971) Monroe (1960)

14 Olivetti Programma 101 (1965) Departamento de Farmacologia Científica programável

15 Calculadoras Programáveis HP-9810 (1972) HP-65 (1974)

16 IBM 1130 1970 USP São Carlos 16 K FORTRAN

17 Cartão Perfurado 1969 Depto de Medicina Preventiva

18 HP 1000F (1980) Departamento de Genética Departamento de Fisiologia Departamento de Clínica Médica

19 Alguns Trabalhos Desenvolvidos l Simulação matemática da crise audiogênica no rato (1968) l Desenvolvimento do sistema ETHODATA (1970-1976) l Análise multivariada do comportamento observado em gatos, ratos, peixes siameses

20 Digital PDP-11 (1970) Alemanha (1977- 1979) Primeiro minicomputador Controle experimental Aquisição de sinais Assembler

21 Digital PDP-10

22 Computação Gráfica Tektronix 4051 (1977)

23 Microcomputador TRS-80 1978 32 K 128 x 64 BASIC

24 Alguns Trabalhos Desenvolvidos l Sistema de localização espacial em macacos livres l Computação gráfica aplicada à neurociência l Simulação fisiológica em microcomputadores l Análise multivariada e modelagem da crise audiogênica l Bioestatística e bancos de dados l Primeiras aplicações médicas l Análise de sinais fisiológicos

25 IBM PC (1981) 1981 128 K 320 x 240 Color

26 Algumas lições aprendidas l Entrar o mais cedo possivel em um grupo de pesquisa da faculdade (estágio) l Experimentar e estudar o maior número possível de técnicas, metodologias e assuntos l Procurar oportunidades de ensino l Ser autônomo e criativo, testar seus limites constantemente l Buscar a companhia e aprender com os professores e cientistas l Não perder tempo com coisas fúteis, concentrar e focalizar

27 Dica importantissima! l Seja um ÓTIMO aluno, suas notas e conquistas extracurriculares vão abrir as portas para: l Recomendações de professores l Ganhar bolsas de estudo no Brasil e no exterior l Competir pelos primeiros empregos e ser selecionado para pós-gradução

28 Carreiras de informática biomédica Biologia/Saúde Informática/ Engenharia Informática Biomédica Graduação Mestrado Doutorado Pós-Graduação Especialização Ensino/ Pesquisa Mercado Indústria Consultoria/ Desenvolvimento

29 Campos de trabalho l Acadêmico: ensino e pesquisa l Disciplinas em cursos de saúde l Disciplinas em cursos de exatas l Organizações clínicas l Governo l Hospitais e clínicas l Planos de saúde l Consultoria e desenvolvimento l Desenvolvimento de software l Integração de sistemas l Equipamentos biomédicos l Indústrias farmacêuticas

30 Liderança em informática biomédica l Primeiro laboratório de informática biomédica (Fisiologia FMRPUSP, 1980) l Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP (1983-2003) l Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, Revista Brasileira de Informática em Saúde e I Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (1986) l Primeiras disciplinas de graduação e pós-graduação na medicina e enfermagem (1985) e na engenharia biomédica l Curso de capacitação docente em informática em saúde (1990-1997) l Área de informática médica e bioestatística na FCM (1994) l Hospital Virtual Brasileiro e Revistas de Informática Médica (1995) l Diretoria de Informática da Associação Médica Brasileira (1998-2001) l Instituto Edumed (2000): EAD e telemedicina

31 Internet Faculdade Hospital Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina Satélite digital Internet Videoconferência Hospital

32 Como ser um líder na profissão? l Pensar sempre 10 anos na frente, pesquisar incansavelmente, ser pioneiro, criativo e inovador l Publicar intensamente, participar das organizações profissionais, trabalhar muito em pról do desenvolvimento da ciência l Formar um grupo próprio, orientar, formar, ensinar, moldar l Visibilidade científica, profissional e política l Aprender a ser líder, empreendedor e exercer o poder

33 Áreas mais promissoras l Bioinformática, engenharia genética e biotecnologia l Telemedicina e tele-saúde l Educação a distância, satélites l Prontuário eletrônico de saúde l Padrões e qualidade l Processamento de imagens l Robótica médica, realidade virtual l Aplicações de redes de alto desempenho (NGI, Internet 2 e 3)

34 Dados de Contato l Prof. Renato M.E. Sabbatini l Presidente, Instituto Edumed l sabbatini@edumed.org.br www.edumed.net www.informaticamedica.org.br www.telemedicina.org.br www.sabbatini.com/renato sabbatini@edumed.org.br www.edumed.net www.informaticamedica.org.br www.telemedicina.org.br www.sabbatini.com/renato l (19) 3295-8191


Carregar ppt "Aula Inaugural 2005 Perspectivas Profissionais na Informática Biomédica Como ser um líder em sua profissão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google