A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS
PROFESSOR LEONAM JUNIOR 7º ANO

2 APRESENTAÇÃO O ecossistema da Amazônia é muito rico devido a sua fauna e flora. Possui minério de ferro em terrenos cristalinos. Possui petróleo e gás natural em terrenos sedimentares. Sofre muitos impactos ambientais. Luta pela sustentabilidade desse ecossistema.

3 MAPA DA REGIÃO NORTE

4 AMAZÔNIA INTERNACIONAL E AMAZÔNIA LEGAL
Amazônia Internacional é toda a floresta amazônica que está na América do Sul abrangendo além do Brasil, países como as Guianas, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Amazônia Legal é toda a floresta amazônica que está no Brasil abrangendo além da região Norte, os estados do Mato Grosso e Maranhão.

5 DENSIDADE DEMOGRÁFICA
A Amazônia é um dos maiores vazios demográficos do planeta Terra. Sofre com a agricultura comercial e com a pecuária.

6 O RELEVO E A REDE DE DRENAGEM
Possui uma grande planície na porção central. Possui planaltos ao norte, ao sul e na porção ocidental na América do Sul temos a Cordilheira dos Andes. Rio Solimões, Rio Negro, Rio Tocantins e seu afluente Araguaia etc. Rios com grandes volume de água. Apropriados para a navegação. Enorme potencial hidrelétrico.

7 MINERAÇÃO E ENERGIA Rio Tocantins – Usina de Tucuruí.
Rio Madeira – Usina de Santo Antônio. Pará: minério de ferro, ouro, bauxita, cassiterita. Amazonas: ouro e petróleo. Rondônia: ouro e estanho. Roraima: ouro e diamante. Amapá: ouro

8 A FLORESTA E O CLIMA Cortado pela Linha do Equador.
Clima equatorial quente e úmido. Temperaturas médias superiores a 25°C. Índices pluviométricos entre e 3.000mm³ anuais. Chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano. Com o desmatamento as chuvas atacam o solo causando a erosão. Assoreamento dos leitos dos rios. Desertificação.

9 A floresta Amazônica é densa.
Vários andares de vegetação. Ausência de luminosidade no solo. Presença de arbustos. Hileia Amazônica: vai do Atlântico até a Cordilheira dos Andes com florestas virgens. Exploração de seringueira com o látex; oleaginosas como a castanha-do-pará, andiroba; essências como óleo de pau-rosa; madeiras para a fabricação de móveis etc.

10 TRÊS NÍVEIS DA FLORESTA AMAZÔNICA


Carregar ppt "CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google