A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia geral Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia geral Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia geral Introdução

2 Origem e desenvolvimento:
A sociologia surgiu como um corpo de ideias a respeito do processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna. É fruto das Revoluções Francesa e Inglesa e, nesse sentido, é denominada “ciência da crise”.

3 R

4

5

6

7 . Considera as questões a partir daí, discutindo as alterações surgidas inicialmente na sociedade europeia e, depois, na maior parte do mundo.

8 August Comte e a tradição positivista

9 . Toda a obra de Comte está permeada pelos acontecimentos que ocorreram após a Revolução Francesa de 1789. Propôs a mudança da sociedade por meio da reforma intelectual plena das pessoas. De acordo com o pensador, a modificação do pensamento humano por meio do método científico (a filosofia positiva), provocaria a reforma das instituições.

10 . Comte criou uma nova ciência com a proposta do estudo da sociedade, por meio da análise de seus processos e estruturas, e da reforma prática das instituições. Inicialmente este ciência recebeu o nome de “física social”, passando a chama-la posteriormente de Sociologia.

11 . A Sociologia representava, para Comte, o coroamento da evolução do conhecimento, mediante o emprego de métodos utilizados por outras ciências. Assim como nas ciências naturais, a observação, a experimentação, a comparação e a classificação seriam os métodos mais adequados.

12 . A influência de Comte no desenvolvimento da Sociologia foi marcante, sobretudo na escola francesa. Evidenciando-se em autores como Émile Durkheim, esteve presente em muitas tentativas de criar tipologias para explicar a sociedade.

13 Émile Durkheim

14 . Émile Durkheim ( ) tornou-se a grande expressão da Sociologia francesa. A principal preocupação do autor, já presente em Comte, foi dar um estatuto científico à Sociologia. Para isso formulou alguns parâmetros lógicos importantes:

15 . 1. Os fatos sociais só podem ser explicados por outro fato social.
2. Os fatos sociais devem ser analisados como se fossem coisas, isto é, em sua materialidade. 3. É necessário abandonar os preconceitos ao analisar os fatos sociais.

16 Fatos sociais Os fatos sociais podem ser definidos por três princípios básicos:

17 . A coercitividade: a força que exercem sobre os indivíduos, obrigando-os, através do constrangimento, a se conformar com as regras, normas e valores sociais vigentes; A exterioridade: o fato de serem padrões exteriores aos indivíduos e independentes de sua consciência; A generalidade: o fato de serem coletivos e permearem toda a sociedade sobre a qual atuam.

18 . São fatos sociais, por exemplo:

19 as regras jurídicas e morais de uma sociedade;

20 seus dogmas religiosos;

21 seu sistema financeiro

22 e até mesmo costumes.

23 . Ou seja, os fatos sociais são um conjunto de coisas aplicáveis a toda a sociedade, independentemente das vontades e ações de cada um. Na medida em que moldam o comportamento de cada indivíduo a partir de um modelo geral, a coerção que eles exercem garante, segundo Durkheim, o funcionamento do todo social.

24 . Assim , o elemento fundamental da Sociologia seria contribuir para a integração social, assegurada pela consciência coletiva e pela solidariedade. Estes princípios permitiriam a articulação funcional de todos os elementos da realidade social.

25 Problematização Leia o trecho a seguir:
“Chama-se suicídio todo caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima e que ela sabia que deveria produzir esse resultado. [...] Mas o fato assim definido interessa ao sociólogo?” (Durkheim, E. O suicídio, 1897)

26 Proposta de atividade Neste texto, Durkheim indaga se o suicídio é um fato social – pois esse é o objeto que o sociólogo estuda. Em grupos (3 ou 4 integrantes), discuta o tema e responda a questão do autor. Ao final, socialize as conclusões do grupo com a classe.

27 Tema da próxima aula: Max Weber:
As relações sociais enquanto objeto de estudo da Sociologia; A racionalidade da sociedade industrial e suas ambiguidades.

28 Indicação de filme:

29 Textos e atividades complementares:
Acesse o blog: Garrafas-atiradas-ao-mar.webnode.com

30 Bibliografia: TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Editora Saraiva. São Paulo, S.P gens


Carregar ppt "Sociologia geral Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google