A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um glossário de termos indispensáveis...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um glossário de termos indispensáveis..."— Transcrição da apresentação:

1 Um glossário de termos indispensáveis...
Transmissões de dados Um glossário de termos indispensáveis... Transmissão série e paralelo Transmissão série Transmissão paralelo Transmissões simplex, half-duplex e full-duplex Transmissões simplex Transmissões half-duplex Transmissões full-duplex Transmissões unicast, multicast e broadcast unicast multicast broadcast Baseband e Broadband Baseband Broadband Síncronas e assíncronas Síncronas assíncronas

2 Transmissão série e paralelo
Embora muito pouco usadas hoje em dia, as portas série e paralelo dos computadores pessoais podem ser usadas para ligações entre computadores, para além de outros periféricos como impressoras.

3 Transmissão série Os bits de dados que são enviados num dado sentido seguem por um único fio do cabo, ou seja, seguem “em fila”. No entanto, as portas e os cabos série permitem a comunicação simultânea nos dois sentidos. Há várias normas para transmissões série, mas no caso dos PC a mais rápida não atinge sequer os 500Kbps.

4 Transmissão paralelo Os bits de dados (no caso dos PC são 8, correspondentes a um byte) seguem em paralelo ou “lado a lado” por 8 fios do cabo. As transmissões paralelas, no caso dos PC, pode atingir os 2MBps, pelo que são muito mais rápidas do que as série.

5 Portas série e paralela
Porta paralela Porta série

6 Transmissões simplex, half-duplex e full-duplex
As transmissões de dados são também classificáveis quanto ao facto de poderem ser ou não simultâneas. simplex half-duplex full-duplex

7 Simplex Apenas um computador pode emitir para o outro.

8 Half-duplex Qualquer computador pode enviar para o outro, mas as transmissões são alternadamente num sentido e noutro

9 Full-duplex As transmissões em ambos os sentidos são possíveis em simultâneo.

10 Transmissões unicast, multicast e broadcast
Outra forma de classificar as transmissões.

11 Unicast É a transmissão feita por um emissor e destinada apenas a um receptor na rede; é viável graças ao facto de cada posto da rede ter um endereço único.

12 Multicast É a transmissão feita de um para vários (não necessariamente todos) receptores na rede. É útil para, por exemplo, transmissões de vídeo, já que podem ser transmitidas apenas uma vez para serem recebidas por vários.

13 Unicast e multicast

14 Broadcast (difusão) É a transmissão feita de um para todos. Pode ser feita propositadamente ou por necessidade de funcionamento da própria rede.

15 Banda base e banda alargada
Baseband e Broadband Banda base e banda alargada

16 Baseband (banda base) Tipo de transmissão digital em que pelo meio de transmissão usado – por exemplo, um cabo - segue apenas um sinal de cada vez.

17 Broadband Tipo de transmissão em que pelo meio de transmissão usado seguem diferentes sinais em simultâneo – por exemplo, voz, dados e vídeo – muitas vezes através de uma técnica denominada multiplexação.

18 Síncronas e assíncronas
Quando se transmitem dados entre um emissor e um receptor tem de haver como que uma combinação entre eles no que respeita ao ritmo da transmissão.

19 Síncronas São as que ocorrem a intervalos regulares entre o emissor e o receptor. Existe uma linha comum entre ambos pela qual corre um sinal de relógio digital que coloca ambos em harmonia. É a norma para redes locais.

20 Assíncronas Nestas transmissões, emissor e receptor não estão sincronizadas; obrigam a que cada pacote de dados se identifique e assinale o seu início e fim através, respectivamente, de um “start bit” e de um “stop bit”. Usa-se nas ligações entre dois computadores através de um cabo série ou na ligação a terminais.

21 Síncronas e assíncronas


Carregar ppt "Um glossário de termos indispensáveis..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google