A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARCO e Sua Estrutura Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Missão: Realizar o controle genealógico, registro e a certificação dos ovinos pertencentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARCO e Sua Estrutura Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Missão: Realizar o controle genealógico, registro e a certificação dos ovinos pertencentes."— Transcrição da apresentação:

1

2 ARCO e Sua Estrutura

3 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Missão: Realizar o controle genealógico, registro e a certificação dos ovinos pertencentes aos associados, de maneira que a informação seja gerada de forma rápida, segura e precisa. Visão: Manter a liderança e a coordenação nas ações referentes a ovinocultura no âmbito nacional, agregando qualidade na prestação de nossos serviços, confiabilidade nos nossos relacionamentos e capacidade de inovação permanente em nossas atividades.

4 Fundada em 1942 originalmente como Associação Rio-grandense de Criadores de Ovinos, a ARCO, desde então, se propõe a dirigir o controle genealógico dos ovinos registrados no País. Em 1975, a ARCO tornou-se de direito o que já era de fato, e em Assembléia Geral Extraordinária, teve sua designação alterada, passando a se constituir numa entidade de âmbito nacional. Após reuniões preliminares da Diretoria e do Conselho de Ex-Presidentes, foi proposta à Assembléia a seguinte denominação: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE OVINOS – Assistência aos Rebanhos dos Criadores de Ovinos (ARCO), o que foi plenamente aprovado, bem como a reforma estatutária para se dimensionar a sua nova designação. A Assembléia Extraordinária ocorreu em 13 de Outubro de Associação Brasileira de Criadores de Ovinos

5 Legislação: A ARCO executa o SERVIÇO DE REGISTRO GENEALÓGICO DE OVINOS NO BRASIL E PROVAS ZOOTÉCNICAS, de forma que abranja todas as raças da espécie ovina em todo território nacional, por delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, de acordo com a Lei n.º de 29/06/65 e sua regulamentação estabelecida pelo Decreto n.º de 03/08/66 e a Portaria SNAP n.º 47 de 15/10/87. Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Babot Miranda, titular da pasta da Fazenda em 1975, e o líder do governo, Deputado Celestino Goulart, na sede da ARCO em Bagé.

6 ACCOB ACOCECE CAPRIOVI APACCO OVINOPAR APECCO APICCOV ANCOC ACCO ASPACO ACCOMIGACCOES ASMACO ASCEM OVINOMAT ACOCERJ ACCOPA ACCOR ACCOBA ACCOAL ASCCO ARCO Abrangência Nacional: Está presente em praticamente todo o território nacional através de associações estaduais filiadas à ARCO situadas em 21 Estados brasileiros, e no Distrito Federal. Estas associações recebem mensalmente 40% da receita gerada pela ARCO em seus respectivos estados de atividade, por serviços prestados pela mesma aos associados.

7 Abrangência Nacional: Nos Estados do Amazonas e de Rondônia suas respectivas Associações locais encontram-se em fase de estruturação.

8 Abrangência Nacional: Ainda conta com a atividade de inspetores técnicos credenciados pela ARCO em quase todo Brasil. O mapa ao lado mostra a quantidade de inspetores ativos por estado no Brasil, totalizando ARCO

9 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos AbrangênciaInternacional: O mapa ao lado mostra como a ARCO expande sua atuação ao exterior através da importação de ovinos e material genético de países onde a ovinocultura também é difundida.

10 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Merino Australiano

11 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Ideal

12 Corriedale

13 Romney Marsh

14 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Hampshire Down

15 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Texel

16 Ile de France

17 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Suffolk

18 Karakul

19 Lacaune

20 Santa Inês

21 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Morada Nova

22 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Bergamácia Brasileira

23 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Somális Brasileira

24 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Rabo Largo

25 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Border Leicester

26 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Poll Dorset

27 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Polypay

28 Cariri

29 Dorper

30 Crioula

31 SAMM

32 White Dorper

33 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Finalidades da ARCO: a)congregar em uma única entidade, todas as Associações Estaduais de Criadores de Ovinos e Associações Promocionais de Raça existentes, e que venham a ser fundadas no país, visando manter uma orientação uniforme que propicie a expansão e o desenvolvimento da ovinocultura nacional; b)lutar pelo aprimoramento das diversas raças aqui criadas, para formar um patrimônio genético próprio, com animais perfeitamente adaptados às condições brasileiras; c)incentivar a criação de ovinos em todo o território nacional, apoiando as Associações existentes e formando novas a fim de poder prestar uma assistência técnica direta a todo ovinocultor; d)treinar e credenciar técnicos, Eng. Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas, para executarem os serviços oferecidos pela ARCO, capacitando- os para exercerem essas atividades nas Associações Estaduais ou promocionais de raça; supervisionar, orientar seus associados e emitir parecer em todos os processos de importação de ovinos e seus materiais de multiplicação; organizar tecnicamente todas as exposições de ovinos em todo o território nacional; firmar convênios com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras a fim de desenvolver trabalhos em conjunto beneficiando a criação nacional.

34 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos 10788Emissões de registros PCOD 13471Emissões de registros PCOC 29294Inscrições de nascimentos PCOC 49250Total de ventres PCOC e PCOD em cobertura 25315Emissões de registros PO 47654Inscrições de nascimentos PO 77075Total de ventres PO em cobertura TotalServiço Dados Estatísticos do Último Livro Anual

35 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos A ARCO, conta com um Conselho Deliberativo Técnico, integrado, pelo Superintendente do Registro Genealógico, o Gerente de Provas Zootécnicas e por um técnico de nível superior (Eng. Agr., Méd. Vet. ou Zootecnista) das Associações Estaduais e das Associações Promocionais de Raças existentes no país, e do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Compete ao Conselho Deliberativo Técnico: a)atuar como órgão de deliberação e orientação, sobre todos os assuntos de natureza técnica, estabelecendo diretrizes, visando o desenvolvimento e melhoria da ovinocultura; b)emitir parecer de natureza técnica a consultas dos demais órgãos da ARCO, das Associações Estaduais, das Promocionais de Raças, de Instituições ligadas ao setor ou por solicitação de qualquer associado; c)zelar pelo cumprimento fiel dos regulamentos que foram aprovados para os serviços técnicos; d)supervisionar e acompanhar os trabalhos dos Inspetores Técnicos da ARCO, relacionados com as atividades do Serviço do Registro Genealógico e das Provas Zootécnicas que fazem parte do Programa de Melhoramento Genético Ovino – Promovi; e)propor alterações visando melhorar e atualizar os regulamentos do Registro Genealógico e das Provas Zootécnicas de Ovinos, submetendo a apreciação e homologação do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária; f)fazer anualmente uma reunião com todos os Inspetores Técnicos em conjunto ou reuniões regionais com grupos de inspetores, de forma que todos participem, a fim de discutir com eles as diretrizes técnicas, os assuntos relativos ao Registro Genealógico, os resultados das Provas Zootécnicas e as pesquisas desenvolvidas por este Departamento; g)julgar recursos interposto por associados, Associações Estaduais ou Associações Promocionais de Raças, sobre resoluções ou atividades dos departamentos técnicos da ARCO e dos atos do Superintendente do SERVIÇO DE REGISTRO GENEALÓGICO; h)contratar quando necessário, consultores na área científica, a fim de possibilitar o maior desenvolvimento da ovinocultura nacional; i)colaborar na divulgação das instruções técnicas, nas publicações que forem distribuídas pela ARCO; j)atualizar anualmente o Manual Técnico da ARCO, incorporando as resoluções do Conselho Deliberativo Técnico e levando ao conhecimento dos sócios Ativos essas resoluções. Ao Presidente do Conselho Deliberativo Técnico compete: a)convocar, presidir e representar o Conselho Deliberativo Técnico; b)zelar pelo cumprimento das resoluções do Conselho Deliberativo Técnico; c)assinar com o secretário as atas das resoluções aprovadas; d)assinar com o Presidente da ARCO, os documentos relativos aos assuntos técnicos, não relacionados com a execução do Registro Genealógico. O Conselho Deliberativo Técnico – CDT:

36 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos De 1942 à 2009 foram registrados no Serviço de Registro Genealógico de Ovinos realizado pela ARCO, mais de animais entre todas as raças ovinas criadas no País.

37 Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Quando um grupo de criadores proclamou a idéia da fundação da ARCO, em 1942, certamente não imaginava que a semente então lançada iria se transformar na árvore produtiva de hoje, proporcionando a colheita de tão abundantes frutos. Longo e árduo foi o caminho percorrido. Depois de uma fase inicial difícil, conseguiu a sua verdadeira estruturação em 1944, realizando, no ano seguinte, a primeira Exposição de Ovinos Controlados. Desde então, paulatinamente foram sendo vencidas as etapas e transpostos os obstáculos, graças a um alto espírito de união, desprendimento e trabalho, conjugando esforços de dirigentes, técnicos e funcionários para a consolidação da organização. O espírito associativo inquebrantável demonstrado pelos ovinocultores reunidos em torno da ARCO, o idealismo de seus técnicos e o apoio do poder público, recebido em determinadas oportunidades, permitiram que a associação suportasse os ventos desfavoráveis e sobrevivesse às tempestades enfrentadas. Prestamos reverência a criadores e técnicos, que num exemplo dignificante de união, impulsionaram a nossa organização, deram-lhe realce, tornaram-na adulta. A ARCO está presente em todo o Brasil, e que por através dos seus associados, seus conhecimentos, a sua estrutura, o seu corpo técnico altamente capacitado, à disposição da economia brasileira, fazendo com que criemos sempre mais e melhor a ovelha. Sentimo-nos ufanos de colaborar no campo da cultura, para o desenvolvimento e expansão da ovinocultura, pelo fortalecimento da economia rural e do nosso homem do campo, célula base de um país rico e futuroso. Editorial:

38


Carregar ppt "ARCO e Sua Estrutura Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Missão: Realizar o controle genealógico, registro e a certificação dos ovinos pertencentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google