A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parábolas de Jesus Relembrando : as parábolas são estilos literários compostos por estórias típicas tiradas da realidade cotidiana do ouvinte, tem intenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parábolas de Jesus Relembrando : as parábolas são estilos literários compostos por estórias típicas tiradas da realidade cotidiana do ouvinte, tem intenção."— Transcrição da apresentação:

1 Parábolas de Jesus Relembrando : as parábolas são estilos literários compostos por estórias típicas tiradas da realidade cotidiana do ouvinte, tem intenção de forçar uma reação diante de um exemplo comportamental. Ex.: O bom samaritano. As vezes exprime uma comparação entre realidades espirituais e da natureza. Ex.: O reino dos céus é como um grão de mostarda.

2 Qual a importância das parábolas? 1/3 dos ensinamentos registrados de Jesus são em forma de parábolas. Auxilia na memorização dos ensinamentos pretendidos. Não é uma invenção de Jesus, sendo utilizada pelo menos a 400 anos antes de seu nascimento, pelos filósofos gregos Platão e Isócrates.

3 A parábola da dracma perdida Entendendo o contexto em Lucas capítulo 15:1–3 notamos que o episódio que antecede essa parábola é a recepção de Jesus aos publicanos e pecadores para uma refeição. Com certeza esta atitude feriu a consciência cultural e teológica dos Fariseus e dos Escribas. Mas por que? Os Fariseus era uma seita judaica que observava os detalhes da lei e de sua própria tradição oral.

4 Eles não se misturavam, tiveram sua origem no período anterior a guerra dos macabeus, tinham o objetivo de resistir ao espírito helenístico adotado pelos judeus assumindo os costumes da Grécia. Em sua origem, eram reconhecidos pelo zelo que tinham com a lei e com os costumes judaicos, porém com o passar dos anos houve uma grande degradação em suas condutas, passaram se importar mais com a importância política adquirida pelo cargo de sumo sacerdote e pelo prestígio entre a nação.

5 Os Escribas Tiveram origem no período do exílio babilônico, eram copistas dos textos sagrados, tinham muita importância na nação de Israel, mas fizeram do estudo um fim em si, não observando os seus valores principais. Eles se achavam os caras!

6 Uma parábola dupla Esta parábola da dracma é uma continuação dos ensinamentos iniciados na parábola da ovelha perdida. Notamos algumas comparações que nos indicam isso:

7 As duas continham objetos que pertenciam a um todo e foi perdido. vers. 4 Nos dois casos há uma busca incessante para encontrar o objeto perdido. vers. 4 parte b Há alegria coletiva pelo encontro. vers.6 Vers. 8 parte a Vers. 8 parte b Vers. 9

8 Variação que acentua a importância do objeto. Na primeira parábola o objeto perdido faz parte de um todo de cem, na segunda o objeto pertence a um todo de dez, com certeza a falta de um em dez, é mais notória do que um em cem. Jesus frisava a importância de tal objeto.

9 Por falar em importância... Nestas estórias, tanto uma ovelha quanto uma moeda (dracma) possuíam valores que excediam aos seus valores materiais. No caso da ovelha, provavelmente ela pertencia a uma família, que neste caso por ter condições de possuir cem ovelhas, tinha como pagar uma pessoa para cuidar de seu rebanho, esta pessoa podia ser da própria família ou não, em todo caso a ovelha pertencia a um clã, tinha um valor coletivo, ela representava as posses da família.

10 No caso da moeda, as mulheres aldeãs, tem o hábito de usar um colar feito de moedas, com isso ela pertencia a um colar, e com certeza a falta que ela fazia para a beleza do todo, superava e muito seu valor unitário.

11 Aplicando os ensinamentos Jesus ataca as atitudes farisaicas, ao citar primeiramente uma comparação entre os Fariseus e um pastor. Os Fariseus consideravam a profissão de pastor de ovelhas como imunda, e quem a praticava como um pecador. Em seguida se utiliza de uma mulher para sua segunda história, a mulher nessa época era considerada como inferior.

12 Lembrando o contexto. Jesus recebe pecadores e publicanos Todas essas pessoas eram tidas como excluídas pelos Fariseus, e merecedoras do castigo divino. Porém, Jesus segundo o costume da época, realizava um ritual de boas vindas, que entre outras coisas incluía beijo no rosto.

13 Até aqui notamos : Jesus ataca o preconceito dos Fariseus na escolha de seus exemplos. O objeto perdido é algo muito importante

14 A situação da busca tanto da ovelha, quanto a da moeda, mostram o ministério de Jesus em pró aos seres humanos, assim também temos que fazer o possível para promover o encontro dos perdidos com o Senhor. I João 3:16 A igreja precisa se regozijar quando um pecador encontra a salvação em Cristo, sendo este encontro promovido por uma intensa busca. Atos 1:08


Carregar ppt "Parábolas de Jesus Relembrando : as parábolas são estilos literários compostos por estórias típicas tiradas da realidade cotidiana do ouvinte, tem intenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google