A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégia empresarial de TI Aula 5 – Teoria dos jogos (3) Prof. E. A. Schmitz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégia empresarial de TI Aula 5 – Teoria dos jogos (3) Prof. E. A. Schmitz."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia empresarial de TI Aula 5 – Teoria dos jogos (3) Prof. E. A. Schmitz

2 Jogo Jogos podem ser classificados estratégicos: jogadores jogam “ao mesmo tempo” sequenciais:jogadores fazem lances alternados, observando a jogada do outro

3 empreendedor-investidor Um empreendedor pode pedir emprestado $1M ou $3M a um investidor. 1-Se o investidor avançar $1M e o empreendedor colocar uma quantidade igual de trabalho então o investidor terá um retorno de $1M e o empreendedor de $1,5M. Caso o empreendedor não faça nada e fique com o dinheiro, o investidor perde todo o investimento. 2-Se o investidor avançar $3M e o empreendedor colocar uma quantidade igual de trabalho então o investidor terá um retorno de $3M e o empreendedor de $2,5M. Caso o empreendedor não faça nada e fique com o dinheiro, investidor perde todo o investimento. Qual a decisão que vc. tomaria?

4 Representação em árvore

5 Backward induction Algoritmo: 1-Representar o jogo na forma de uma árvore 2-A partir das folhas da árvore 2.1-Para cada nó de decisão: remover as as alternativas dominadas. 2.2-Gerar nova árvore Os ramos não eliminados mostrarão a solução do jogo.

6 Backward induction (1)

7 Backward induction (2.1)

8 Backward induction (2.2)

9 Backward induction (final)

10 Entrants game (Romp, sec. 3.1) There are two firms (A and B) that are considering whether or not to enter a new market. Unfortunately the market is only big enough to support one of the two firms. If both firms enter the market, then they will both make a loss of £ 10m. If only one firm enters the market, that firm will earn a profit of £50m., and the other firm will just break even. To make this game dynamic we assume that firm B observes whether firm A has entered the market before it decides what to do.

11 Marketing game ( Romp 3.2.1) 1/2HL H4,46,3 L3,65,5 O equilibrio é (H,H). Não é o Pareto ótimo. Problema: como forçar um equilibrio de máximo retorno?

12 Estratégia condicional Uma estratégia condicional é aquela que depende da(s) jogada(s) passada(s) do adversário. Isto permite a um dos jogadores estabelecer uma estratégia punitiva se o outro desviar do ótimo. Credibilidade: só vai funcionar se a ameaça for credível!

13 Estratégia condicional Cada firma começa com uma campanha de baixo custo e isto é mantido desde que a outra firma tenha feito o mesmo nos periodos anteriores. Se uma firma fizer uma campanha de alto custo, a outra firma executará campanhas de alto custo para sempre. 1-A estratégia punitiva é credível pois é o NE. 2-A promessa de manter campanhas de baixo custo também é credível dependendo do valor presente dos ganhos.

14 Soma dos termos de uma PG Seja uma PG: a 0, a 0 r, a 0 r 2, a 0 r 3, a 0 r 4,.... a 0 r n, O valor da soma dos termos é: S(n)=(a 0 (r n+1 -1)/(r-1)) Quando n tende a infinito e r<1: S(n)=a 0 /(1-r) No nosso caso: r (taxa de desconto) e t (taxa de juros) r= 1/(1+t)

15 Modelo do jogo 1-Suponha que o primeiro jogador queira bancar o esperto no primeiro lance. Sua série de lucro seria: (6,4......) Cujo VPL = 6+ r(4/(1+r)) 2-Suponha que ele deseje cooperar. Sua série de lucros seria: (5,5,.....) VPL= 5/(1+r) Vale a pena fazer um conluio não-cooperativo (non-cooperative collusive outcome ) se: 5/(1+r)>6+4r/(1+r) 1/(1+r)<2 r > ½ quanto vale t? Portanto: vale a pena cooperar se a taxa de juros (para ambas as firmas) for menor que 100%.

16 Jogos sequenciais Podem ser representados como uma árvore Ver: ferramenta Gambit.

17 Jogos sequenciais – dilema dos prisioneiros


Carregar ppt "Estratégia empresarial de TI Aula 5 – Teoria dos jogos (3) Prof. E. A. Schmitz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google