A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

20/02/2008Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "20/02/2008Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA."— Transcrição da apresentação:

1 20/02/2008Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA

2 20/02/2008Curso de Expositor Espírita2 A palavra é a matéria-prima do orador. Ela pode estar revestida por uma imagem, por um gesto, por um silêncio, mas ainda assim é palavra. Pergunta-se: que significa o termo palavra? Qual sua origem? E o seu mecanismo? Há maneiras mais adequadas de se proferir a palavra justa? A PALAVRA Introdução

3 20/02/2008Curso de Expositor Espírita3 do grego parabolé, pelo latim parabola é uma contração que surgiu no século XI da palavra parábola. Palavra Parábola Narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca, por comparação, outras de ordem superior. Um discurso que não pode ser mantido diretamente, um desvio de linguagem que se é obrigado a fazer, freqüentemente utilizando os recursos da analogia. A PALAVRA Conceito

4 20/02/2008Curso de Expositor Espírita4 Philippe Breton, em Elogio da Palavra, aponta três fases históricas: A democracia liberdade adquirida no uso da palavra na Grécia Antiga; O individualismo período que se segue à Renascença; O recuo da violência época atual. A PALAVRA Historicidade da Palavra Teria ela surgido como um prolongamento natural dos grunhidos? Ou, ao contrário, de uma única vez? Em que época?

5 20/02/2008Curso de Expositor Espírita5 A PALAVRA Cooperação dos Participantes a) contenha a quantidade de informação necessária para as visões conjuntas de troca; b) não contenha mais informações do que o necessário; c) que as informações sejam verídicas e pertinentes; d) que as pessoas se expressem coerentemente, claramente, brevemente e sem ambigüidades.

6 20/02/2008Curso de Expositor Espírita6 A PALAVRA Argumentação versus Discussão ArgumentaçãoDiscussão Uso de um conjunto de razões que nos leva a uma conclusão. Pressupõe o uso do preconceito e da opinião pessoal.

7 20/02/2008Curso de Expositor Espírita7 A PALAVRA Expressão Dado concreto e objetivo. Dedução lógica. Estado de Espírito, emoção. Exemplo: O Espiritismo é a minha salvação.

8 20/02/2008Curso de Expositor Espírita8 A PALAVRA Formas de Comunicação (É o meio mais prático de usar a palavra) (É o meio mais prático de estocar a palavra) (Está ganhando terreno na atualidade) (Os olhos falam mais do que as palavras) (Para realçar as palavras)

9 20/02/2008Curso de Expositor Espírita9 A PALAVRA Oral versus Escrita a) combater o mau orador que apenas lia o seu discurso; b) combater os sofistas, chamados por ele, de profissionais da palavra. Para o orador, a palavra falada – face a face – tem mais peso, pois é dela que ele deve extrair o convencimento de sua tese.

10 20/02/2008Curso de Expositor Espírita10 A PALAVRA Sociedade Audiocentrada Correio eletrônico, websites e teleconferências não tiraram a característica audiocentrada do ser humano. O correio eletrônico agiliza o envio da carta, os websites divulgam uma infinidade de informações e as teleconferências aproximam pessoas. MAS, HÁ: morosidade na transmissão de sons e imagens e risco de se perder a comunicação pelo fato de os computadores estarem fora do sistema.

11 20/02/2008Curso de Expositor Espírita11 A PALAVRA Para Adquirir a Palavra Justa (Aprender a ouvir o auditório) (Manifestar-se sem fingimento) (Esforçar-se por controlar as emoções) (Distanciar-se de si e ater-se aos fatos) (Viver de acordo com o que se diz) (Fazer o público entender o que se diz)

12 20/02/2008Curso de Expositor Espírita12 A PALAVRA Conclusão Ser mestre de si mesmo, nem comandar nem obedecer e exercer a própria força sem gerar dominação são as características intrínsecas de quem dirige a palavra ao público. Sejamos, assim, um exemplo vivo da maneira como pensamos e agimos.

13 20/02/2008Curso de Expositor Espírita13 A PALAVRA Bibliografia BRETON, Philippe. Elogio da Palavra. Tradução de Nicolas Nyimi Campanário. São Paulo: Loyola, 2006.


Carregar ppt "20/02/2008Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google