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Aula 4 PESO & BALANCEAMENTO Introdução

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Apresentação em tema: "Aula 4 PESO & BALANCEAMENTO Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4 PESO & BALANCEAMENTO Introdução
A finalidade principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves, é a segurança. Como finalidade secundária temos uma maior eficiência de vôo. Aula 4 Prof.: Gilson Quelhas PESO & BALANCEAMENTO Apostila pág à 3-21

2 Equipamento Eletrônico de Peso e Balanceamento
Kit de Pesagem: Trenas, prumos, níveis, escalas e hidrômetros e células de carga Uso de computadores dedicados a resolução de problemas de P&B Apostila pág. 3-20

3 Equipamento Eletrônico de Pesagem
Cada célula de carga é colocada entre o macaco e seu ponto de apoio (ponto de pesagem). Cada célula de carga deve ser balanceada ou "zerada", antes de se aplicar qualquer peso sobre ela. As células de carga, em verdade, são indicadores de tensão que refletem a carga imposta sobre elas pela aeronave, em termos de variação de voltagem. Esta variação é indicada em uma escala, que é calibrada para apresentar a leitura em libras. Apostila pág. 3-20

4 Equipamento Eletrônico de P&B
Apostila pág. 3-20

5 P&B de Helicópteros Os princípios e procedimentos de P&B que foram apresentados para aviões, aplicam-se, de modo geral, aos helicópteros. Apostila pág. 3-20

6 P&B de Helicópteros Cada modelo de helicóptero é homologado para um peso bruto máximo específico. Entretanto, ele não pode ser operado neste máximo em todas as condições. Apostila pág. 3-20

7 Um helicóptero pesado suporta menos os choques e cargas adicionais causadas pelo ar turbulento. Quanto maior a carga, menor será a margem de segurança das estruturas, tais como o rotor principal, fuselagem, trem de pouso, etc. Apostila pág. 3-20

8 Quando o fabricante entrega o helicóptero, o peso vazio, o c. g
Quando o fabricante entrega o helicóptero, o peso vazio, o c.g. do peso vazio e a carga útil, elas são anotadas, nas folhas de dados de peso e balanceamento no manual de vôo do helicóptero. Os helicópteros projetados mais recentemente, tem os compartimentos de carga e os tanques de combustível localizados no ponto de balanceamento ou perto deste. A maioria dos helicópteros tem o passeio do c.g. mais restritos que os aviões. Apostila pág. 3-20

9 Trouble Shutting - Peso de Cruzeiro= 171.000lbs - PMP= 142.500lbs
Uma aeronave de 03 motores, é obrigada a realizar um pouso de emergência após poucos minutos de sua decolagem. O peso atual (cruzeiro) da aeronave é maior que o LW (ou PMP) e deverá realizar uma operação de alijamento, vamos aos números: - Peso de Cruzeiro= lbs - PMP= lbs - Razão do alijamento= lbs/minuto - Fluxo de combustível no alijamento= 3.170lbs/hora/motor - Tempo do início do alijamento até o pouso= 19minutos Não tem na Apostila

10 1º Passo - Peso de Cruzeiro 171.000lbs - PMP 142.500lbs
Calcular o peso de combustível a ser alijado - Peso de Cruzeiro lbs - PMP lbs - Peso do Combustível a ser alijado lbs Não tem na Apostila

11 2º Passo Calcular o peso do combustível a ser queimado do início do alijamento até o pouso Divide o fluxo de combustível por 60minutos para saber o fluxo em 01minuto para cada motor: - Fuel Flow= = 52,83lbs/minuto em cada motor 60min - Em seguida multiplicaremos o resultado por 03(motores) para saber o peso usado por cada motor em 01minuto. Não tem na Apostila

12 3º Passo Cálcular o peso do combustível queimado nos 03(motores)= 03x52.83lbs= 158.5lbs/min - A seguir calcula-se o peso do combustível a ser alijado em 19minutos, que é o tempo do alijamento desde o início até o pouso: - Total de combustível queimado em 19minutos= 19x158.5= 3.011,5lbs - Peso do combustível a ser reduzido lbs - Combustível queimado em 19minutos 3.011,5lbs - Peso do combustível a ser alijado ,5lbs Não tem na Apostila

13 4º Passo Calcular o tempo para alijar ,5lbs Dividimos o peso do combustível a ser alijado pela razão do alijamento: 25.488,5 = 11.8minutos 2.300 Assim sendo, o comandante terá 07minutos para iniciar o alijamento. Não tem na Apostila

14 Com relação ao P&B determine se as afirmações são V ou F:
Checando progresso # Pega Ratão # Com relação ao P&B determine se as afirmações são V ou F: 06 - Um helicóptero pesado suporta mais os choques e cargas adicionais causadas pelo ar turbulento. 07 - Os helicópteros tem o passeio do c.g. menos restrito que os aviões. 08 - Em um helicóptero as combinações de grande altitude, temperatura alta e umidade alta, determinam a "altitude de densidade" para um determinado local. 09 - O helicóptero deve ter um balanceamento; com tal perfeição que, a fuselagem permaneça na posição vertical durante uma flutuação. 10 - As células de carga, em verdade, são indicadores de tensão que refletem a carga imposta sobre elas pela aeronave, em termos de variação de voltagem. F F V F V 14 Não tem Apostila

15 Review Review 15

16 Review Cálculo do CG Total
Dados os braços na figura abaixo, determine o CG total: 16 16 16

17 Review Datum, Arm, Moment +/ -
Plano de Referência: Um plano vertical imaginário, a partir do qual todas as medidas são tomadas horizontalmente. Braço: Distância horizontal entre um equipamento e o plano de referência. Distância do braço sempre em polegadas. Braço (+)= Para trás da datum. Braço (-)= Para frente da datum. 17 17 17 17

18 Review PMO: É o permitido de uma aeronave e seu conteúdo, está indicado nas especificações. Para muitas aeronaves, existem variações de peso máximo permissível. PV: Inclui todos os equipamentos operacionais que possuem localização fixa. Fluido hidráulico, combustíveis residuais e não drenáveis e lastro fixo. Carga Útil: Peso Máximo subtraído do Peso Vazio. Para aeronaves homologadas nas categorias normal e utilitária, deverá existir duas cargas úteis C.Útil= PMO – PV 18 18 18 18

19 Nivelamento por nível de bolha.
Review Passeio do C.G: É a distância compreendida entre os limites dianteiro e traseiro do CG Os limites do CG são em porcentagem da CAM ou em polegadas de distância da linha datum. CG / CP: O C.G da aeronave é sempre colocado a frente do centro de pressão da CAM, para que se obtenha estabilidade desejada. Qual o procedimento mais comum de nivelamento? Nivelamento por nível de bolha. 19 19 19 19

20 Review O ponto mais comum de pesagem das aeronaves é sobre os trens de pouso. PCZ: É o peso máximo permitido de uma aeronave sem o combustível. No peso de combustível zero está incluído o peso da carga, dos passageiros e da tripulação. PCM: Quantidade mínima que deverá constar no relatório de P&B. Quando a aeronave é carregada para uma verificação de condição extrema. É o combustível disponível para o planejamento do vôo. 20 20 20 20

21 Review Cálculo de PCM para aeronaves pequenas: ½ lb por (HP): Ex.: 300HP x ½ lb= 150lbs de combustível. Para aeronaves de motor a reação, a carga de PCM é especificada pelo fabricante. Tara: Todos os pesos de todos os equipamentos extras. Ex.: Calços e macacos sobre a balança. Óleo Total: Quantidade de óleo máxima, apresentada nas especificações da aeronave. 21 21 21 21

22 Review PMD: Peso máximo aprovado para o início da corrida de decolagem. Sofre alterações devido a condições atmosféricas e rota de destino. O peso máximo de decolagem está diretamente ligado ao LW. PMP: Peso Máximo de Pouso MENOS o combustível queimado e/ou alijado em rota. A função do lastro é para se obter o C.G desejado. 22 22 22 22

23 Review O lastro é usado para compensar a instalação ou remoção de equipamentos da aeronave por períodos longos de tempo, é chamado de lastro permanente. Na maioria dos casos, a instalação de lastro fixo resulta em um aumento de peso vazio da aeronave. Possuem forma de sacos de esferas de chumbo, sacos de areia, ou outro material. Normalmente os lastros temporários são instalados no compartimento de carga. 23 23 23 23

24 Review Preparação para P&B: Não acione os freios durante a pesagem; As tampas dos tanques de combustível devem estar colocadas em seus lugares; Os reservatórios de água potável e os tanques dos lavatórios devem ser drenados; Remova da aeronave qualquer excesso de sujeira, óleo, graxa e umidade. Para saber o peso bruto e a localização do CG de uma aeronave carregada, primeiramente determinamos? O peso vazio e a localização do CGPV. 24 24 24 24

25 Review As condições Extremas de P&B representam as posições dianteira e traseira máximas do C.G da aeronave. Quando o envelope de P&B cair dentro dos limites do CGPV não é necessário executar nenhuma verificação de P&B. O controle do P&B consiste em comprovar matematicamente o peso, balanceamento e carregamento corretos dos limites especificados. Estes limites são apresentados nas especificações da aeronave. 25 25 25 25

26 Até a próxima Aula 4 PESO & BALANCEAMENTO Introdução
Prof.: Gilson Quelhas PESO & BALANCEAMENTO Teste 1: 1 à 20


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