A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida
Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Perfeição Moral O Bem e o Mal Aula de hoje:

2 Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao
homem para lhe servir de modelo e guia. R. – Jesus (Livro dos Espíritos – Q. 625)

3 Em que consiste a Perfeição Moral?
Amar os vossos inimigos. Quem consegue amar aque- le que lhe opõe, melhora seu estado emocional. Fazer o bem aos que vos odeiam. O ser humano é seu próprio inimigo. Por instinto ele en-xerga no outro o que desco-nhece ou nega em si mesmo. Orar pelos que vos perseguem e caluniam.

4 pensa diferente da gente.
Aceitarmos as diferenças é o primeiro passo. Não é fácil amar quem nos odeia, ou pensa diferente da gente.

5 Os caracteres da Perfeição Moral
Todos nos trazemos grava- dos no intimo rudimentos da lei moral. (LE. Q. 621) O dever é a obrigação moral do ser para consigo mesmo, e em seguida com os outros. É lei da vida e com ele deparamos nas mais ínfimas particularidades, como nos atos mais elevados (ESE. Cap. XVII - Item 7 – O Dever)

6 Os caracteres da Perfeição Moral
O dever intimo do ho- mem fica entregue ao seu livre arbítrio. On-de começa? Onde termi- na? Começa no ponto onde ameaça a felicidade ou a tranquilidade do próximo e termina no li- mite que não deseja que ninguém transpasse com você. (ESE. Cap. XVII - Item 7 – O Dever)

7 Livre Arbítrio Plano Espiritual – o livre arbítrio
O Livre Arbítrio é sempre propor- cional a condição evolutiva do ser. Plano Espiritual – o livre arbítrio guia o espírito na escolha da exis- tência e das provas. Plano Material – esta presente na faculdade de ceder ou resistir aos arras-tamentos, aos quais voluntariamente nos sub- metemos, sem ele o homem seria uma ma-quina (Livro dos Espírito. Q. 873)

8 Conhecimento de si mesmo
Kardec pergunta aos es-píritos qual é o meio práti- co mais eficaz que tem o homem de se melhorar ? R. – Um sábio da antigui-dade vos disse: Conhece-te a ti mesmo. (Livro dos Espíritos. Q. 919)

9 Conhecimento de si mesmo
Kardec perguntou, como conhecer-se? Interrogue sua consciência diária- mente quanto as suas atitudes. Pense sobre o bem que deixou de fazer e no mal que praticou e peça auxílio espiritual de como proceder melhor e repar os erros praticados. Observe o que em você precisa de reforma. (Livro dos Espíritos. Q. 919.a)

10 Progresso espiritual O primeiro passo para que o Espirito alcance o progres-so moral é conhecer-se. Nossas diversas encarnações tem por objetivo o aprimora-mento do espírito dentro e fo-ra fora de si e o predo- mínio que está destinado a exercer sobre a ma- téria (corpo físico).

11 e conflitos que não mais favorecem o crescimento pessoal”
Processo de Renovação “É uma decisão interna de mudar, face à necessidade de se desligar de situações e conflitos que não mais favorecem o crescimento pessoal” (Psicologia e Espiritualidade - Adenáuer Novaes)

12 A Felicidade não entre em portas trancadas
Devemos assumir nossos equívocos como resultantes da ignorância espiritual. Culpar-se é adiar a possi-bilidade de ser feliz, é não aprender aprender com os próprios equívocos. A felicidade depende das qualidades pró-prias do indivíduo e não do estado material do meio em que se acha (Allan Kardec)

13 O Bem e o Mal

14 Conceito Platão identi-ficou o Mal co-mo face escura do ser. Carl G. Jung – Sombra. Vai ler um novo Livro Liga no Big Brother Joanna de Angelis – Ai permanecem os im-pulsos indomados que respondem pelo retar-damento da auto iluminação.

15 Definição dos Espíritos
O bem é tudo o que é conforme à lei de Deus, e o mal é tudo o que dele se afasta. Assim, fazer o bem é proceder de acordo com a lei de Deus. Fazer o mal é infringir essa lei. (Livro dos Espíritos  Q. 630)

16 “ O Amor seja sem Hipocrisia” Apostolo Paulo . Rom. 12.9

17 Deus criou o mal? “Deus não criou o mal; Ele estabeleceu leis, e estas são sempre boas, porque Ele é soberanamente bom; aquele que as observasse fielmente, seria perfeitamente feliz; po-rém, os Espíritos, tendo seu livre livre arbítrio, nem sempre as observam, é des-sa infração que provém o mal.” (Allan Kardec – O que é o Espiritismo)

18 Qual a origem do bem e do mal ?
“O determinismo divino se constitui de uma só lei, que é a do amor para a comuni-dade universal. Todavia, confiando em si mesmo, mais que em Deus, o homem transforma a sua fragilidade em foco de ações contrárias a essa mesma lei, efetuando, efetuando, desse modo uma intervenção na harmonia divina. Eis o mal” (Emmanuel)

19 A Causa do Mal Enquanto o livre arbí-trio não existia, o ho-mem não cometia o mal, pois não tinha responsa-bilidades pelas suas ações. Com a formação na fase humana da cons-ciência, adquirimos a possibilidade de escolhas e com isso errar e consequentemente praticar o mal. O mal o é a ausência do bem.

20 Como distinguir o bem do mal ?
Tendo como referência o próprio ser humano. “Jesus vos disse: vede o que gostaríeis que vos fi-zessem ou não vos fize-ssem. Tudo se resume ni- sso. Não vos enganeis.” (O Livro dos Espíritos Q. 632)

21 Como distinguir o bem do mal ?
Quanto mais desconheci-do do mundo intimo, mais perturbações e prejuízos o mal ocasiona. Ignorá-lo é uma forma de deixa-lo livre, permitindo-lhe manifestações frequentes e danosas no comportamento. (Dias Gloriosos - Joanna de Angelis)

22 O Bem e o Mal Em Evolução em dois mundos André Luiz tra-ça a trajetória do prin-cipio inteligente através dos reinos. A repetição dos atos cria a herança e o auto-matismo. Na fase hominal, ele adquire o pensamento continuo, o livre arbítrio e a razão, e vai se res-ponsabilizando pelo seu uso.

23 Responsabilidade Com a consciência o homem está mais comprometido, quan- do estende o seu instinto pou-co lapidado, prejudicando dire- ta ou indiretamente o outro. O ser é responsável em indu-zir ou conduzir o outro a prati-car ou viver o mal. Cada um responderá por todo o mal que ti-ver ocorrido por causa do bem que deixou de fazer (Livro dos Espíritos. Q. 642)

24 Do instinto e a inteligência
A medida que o homem sai da ignorância tende a não mais praticar o mal. O conhecimento intelec-tual das Leis de Deus é fun- damental para o interiori-zação real destes valores.

25 Como resistir ao mal ? Resistir ao mal não significa nega-lo e sim paciente-mente lidar com a sua presença, sem perder de vista o bem.

26 Reconhecendo sentimentos

27 Reconhecendo sentimentos
Indiferença Desprezo Egoísmo

28 Processo de renovação Evitar o mal é o primeiro passo no processo do bem!?... – Eu faço a minha parte, não prejudico nin-guém, não desrespeito ninguém... – Foi Deus que fez o mundo é assim!... Para o mundo essa frase é.... verdadeira. E para o espírita, será também verdadeira?

29 Quando não praticamos o mal ainda não po- tencializamos o bem dentro de nós.
A pratica, o exercício, a exposição no bem é o caminho para sua interiorização (LE. 614) Falar no bem Fazer o bem

30 Visão Psicológica Para aprendermos a nos amar temos que reconhecer o bem e o mal que existe dentro de nós. Sua existência é real, negar sua realidade constitui perigo-sa forma de escamoteá-lo. Sentimentos reprimidos quando provocados, vem a tona como um Tsunami e fica fora do controle, pois você não os conhece ou lida com eles.

31 COMO TRANSFORMAR AS TEMPESTADES DO MAL EM ATITUDES DO BEM

32 TRANSFORMAR ATITUDES DO MAL NO BEM
Vigilância dos pensamentos; Oração sincera; Prática do bem e da caridade; Não à fofoca e a maledicência; Não aos vícios e as drogas; Não ao ódio e a raiva; - Auto vigilância e exame de conduta

33 TRANSFORMAR ATITUDES DO MAL NO BEM
- Correção imediata de qualquer erro cometido; - Luta contra as injustiças; - Pensamento constante no bem; - Evolução a cada dia

34 Treine praticar o bem

35 “A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus”. Emmanuel

36 Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.


Carregar ppt "Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google