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EM974 – Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental Arrasto 2D do EcoCar Alunos: Marcelo Yoiti Ito Parada RA: 034440 Laís Menezes KoRA: 062070.

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1 EM974 – Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental Arrasto 2D do EcoCar Alunos: Marcelo Yoiti Ito Parada RA: Laís Menezes KoRA:

2 Introdução Ecocar - UNICAMP

3 Força de arrasto: Revisão De Literatura Valores da literatura: C D = 0,30 Valor estimado para o Ecocar: C D = 0,15

4 Fluido de trabalho: ar (0); Ecocar atinge 40 km/h (11,11 m/s) -> Inlet; Piso andando a mesma velocidade do carro; Outras faces -> outlets; Para o cálculo do Cd: ρ = 1,18 kg/m³; w= 11,11 m/s; A= 1*0,75=0,75 m Simulações:

5 Malha grossa, regime permanente; Simulações:

6 Malha mais refinada, regime permanente; Simulações: CD = 0,367

7 Malha ultrafina, regime transiente CD=0,32 Resíduos baixos Simulações:

8 Resíduos: Simulações:

9 Regime transiente, esquema Quick CD=0,13 Resíduos altos Simulações:

10 Resíduos: Simulações:

11 As menores pressões no teto do carro assim como as maiores velocidades; Grande esteira de recirculação na traseira do veículo; Em simulações 3D, o coeficiente de arrasto é menor do que em 2D; A Simulação 5 que é transiente híbrida e com malha ultrafina é a mais adequada já que encontrou-se o CD=0,32 e resíduos baixos (menores que o resíduo de referência); Phoenics é uma boa ferramenta dependendo do modelo utilizado; Design do Ecocar deve ser aprimorado. Conclusões: OBRIGADO!


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