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Faculdade de Engenharia Mecânica Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM - 974 Professor : Eugênio Spanó Rosa GRUPO 5 Alunos : João Augusto.

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1 Faculdade de Engenharia Mecânica Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM Professor : Eugênio Spanó Rosa GRUPO 5 Alunos : João Augusto V. Cardoso RA : Vinicius Ranieri Ventura RA :

2 Contexto Melhorias no desempenho em competições através da análise de problemas envolvendo escoamento de fluidos de 1960 à 2000: aumento dramático da velocidade dos carros de corrida

3 Aerodinâmica Forças atuantes no veículo Influenciam: aceleração, velocidade máxima, consumo de combustível, dirigibilidade e conforto acústico

4 Arrasto Produzido pelo atrito entre o fluxo de ar e a superfície do carro Um modelo semi -empírico para o cálculo da força de arrasto foi desenvolvido:

5 Objetivos Calcular o coeficiente de arrasto (C d ) para o Mini-Baja Aperfeiçoar o rendimento aerodinâmico do veiculo através de alterações na geometria

6 Geometria do Modelo Modelado no ProEngineer Modelo 2D

7 Teste de Malha Refinamento da malha até que: Resíduos de pressão e velocidades fossem suficientemente pequenos Não ocorresse variação dos resultados de força calculada resref (res sum)/resref (res sum) FxFx CdCd Malha 1 P12.839E E E ,461,38 U13.413E E E-03 V13.607E E E-04 Malha 2 P12.518E E E ,451,36 U13.030E E E-03 V13.244E E E-04 Malha 3 P12.195E E E ,421,31 U12.661E E E-03 V12.701E E E-04 Malha 4 P11.794E E E ,961,32 U12.210E E E-03 V12.344E E E-03

8 Teste de Malha Malha final utilizada: Inlet e Plate inferior: 11m/s Modelo de Turbulência: LVEL

9 Modificações sugeridas

10 Pressão – 1ª Modificação

11 Velocidade – 1ª Modificação

12 Pressão – 2ª Modificação

13 Velocidade – 2ª Modificação

14 Pressão – 3ª Modificação

15 Velocidade – 3ª Modificação

16 Pressão – 4ª Modificação

17 Velocidade – 4ª Modificação

18 Formação de Vórtices

19 Resultados Finais

20 Comparação com Dados Experimentais

21 Conclusão Área de maior influência: região onde ocorre deslocamento da camada limite -> suavizando esta região conseguimos diminuir o arrasto Redução final de 20% do coeficiente de arrasto (4 Km/h) Diferença entre medição experimental e simulação: Precisão das medições Simulação 2D, presença de tubos


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