A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORÇAS DE ATRITO Mundo “ideal” da Física 1 Atrito desprezível A importância das forças de atrito Atrito do “bem” Atrito do “mal”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORÇAS DE ATRITO Mundo “ideal” da Física 1 Atrito desprezível A importância das forças de atrito Atrito do “bem” Atrito do “mal”"— Transcrição da apresentação:

1 FORÇAS DE ATRITO Mundo “ideal” da Física 1 Atrito desprezível A importância das forças de atrito Atrito do “bem” Atrito do “mal”

2 Atrito do “Bem”

3 Atrito do “Bem”

4 Atrito do “Mal” Resistência do ar Desgaste em motores

5 DIFERENTES FORMAS DE ATRITO
Atrito estático fe Atrito cinético (deslizamento) fc Atrito de rolamento Atrito em fluidos (forças de arraste)

6 ATRITO ESTÁTICO SUPERFÍCIES EM REPOUSO RELATIVO

7 fe,max = μeN μe coeficiente de atrito estático
LEIS EMPÍRICAS Força de atrito estático máxima: Proporcional à força normal entre as superfícies fe,max = μeN μe coeficiente de atrito estático 2. μe depende da natureza e condições das superfícies em contato

8 Força de atrito estático máxima: 3. Independe da área de contato:
Modelo microscópico para a origem do atrito estático (área “efetiva” de contato é muito menor do que a área “aparente” de contato)

9 ATRITO CINÉTICO MOVIMENTO RELATIVO ENTRE AS SUPERFÍCIES (deslizamento) LEIS EMPÍRICAS aproximadas 1. fc = μc N μc coeficiente de atrito cinético 2. μc é constante para velocidades não muito grandes 3. μc independe da área macroscópica (“aparente”) de contato 4. μc depende da natureza e condições das superfícies

10 μc < μe Comportamento da força de atrito para um corpo tirado do repouso e colocado em movimento

11 Exemplos de Coeficientes de Atrito (os valores para um mesmo par podem apresentar variações dependendo das condições dos materiais) Teflon sobre aço , ,04 Cobre sobre ferro fundido , ,3 Esqui encerrado sobre neve 0, ,05

12 ATRITO EM FLUIDOS O valor da força de atrito depende: da velocidade do corpo do formato do corpo das propriedades do fluido Fres = b v Fres = c v²

13 VELOCIDADE TERMINAL Drag force : força de resistência do meio

14 Cálculo da Velocidade Terminal
Fres = mg Se Fres = b v -> vt = mg ̷ b Se Fres = c v² -> vt = √ (mg ̷ c) A velocidade de um corpo que cai sob a ação da gravidade aumenta até o instante em que a força de resistência tem o mesmo valor do que o seu peso. Dai em diante ela permanece constante. Esta é a velocidade terminal.


Carregar ppt "FORÇAS DE ATRITO Mundo “ideal” da Física 1 Atrito desprezível A importância das forças de atrito Atrito do “bem” Atrito do “mal”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google