A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deslocamento de ar em túneis devido ao deslocamento dos trens. Thierry Cintra Marcondes RA: 077133.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deslocamento de ar em túneis devido ao deslocamento dos trens. Thierry Cintra Marcondes RA: 077133."— Transcrição da apresentação:

1 Deslocamento de ar em túneis devido ao deslocamento dos trens. Thierry Cintra Marcondes RA:

2 Motivação O trem tem uma série de vantagens sócios – ambientais quando comparadas com outros meio de transporte. Estamos com sério problemas de infra- estrutura rodoviária e aérea. Aproximação da Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil

3 Objetivo Verificar como varia o coeficiente de arrasto para diferente tamanhos de trem, para a mesma velocidade, e área frontal de trem. Por que é importante estudar o coeficiente de arrasto. O que existe na literatura a respeito.

4 Modelo Modelo cilindro pistão. Hipoteses adotadas: - Sistema em regime permanente - O trem não está acelerando, o sistema de referencial é fixo no trem. - O sistema é isotermico - Outras condiderações buscamos de artigos cientifico.

5 Modelo Cilindro Pistão

6 Sistema Referencial

7 Modelo D_tunel = 5m D_trem = 3m L do trem = 150m %Variavel INLET, OUTLET

8 Coeficiente de arrasto Existe dois tipos de arrastos: Arrasto de pressão Arrasto de atrito No nosso caso o arrasto predominante é por atrito:

9 Volume de controle Como não foi possivel obter diratemente a força do trem atraves do Phoenics, tivemos que fazer um volume de controle.

10 Volume de Controle

11 Campo de Pressão

12 O que precisamos então para obter o Cd. Da equação: V = 20 m/s % Velocidade do ar A = 15 m² % Area frontal do trem Fd = Força do trem que iremos calcular.

13 Forças na Parede Temos que detrrminar as forças que as paredes exercem, um fato interessante é que a parde Sul, tem uma força menor que a Norte. Podemos verificar isso pelo campo de velocidade.

14 Campo de Velocidade

15 Ampliando a zona de interesse

16 Linha de Corrente

17 Valores obtidos

18 Modelo adotado ruim Como podemos perceber pela analise do Cd, podemos perceber que o modelo adotado para simulação foi valido, pois Cd foi muito maior que os valores experiemental e teórico (comparamos com uma placa plana). Sendo que esse modelo funcionou relativamente bem com baixas velocidades

19 Residuo do modelo

20 Conclusão Maior problema de modelo foi o campo de pressão e velocidades que influenciaram significativamente no coeficiente de arrasto. Tendo corrigir o modelo de forma a obter um melhor campo de pressão e velocidade. A convergência do sistema não representa muita coisa se não conhecemos bem a fisica do nosso problema.

21 Planos Futuros Tentar melhorar o campo de pressão e velocidade a fim de obter resultados proximos a realidade, e melhorar o modelo.. A fim de tornar mais realitico nosso modelo.

22 Obrigado Dúvidas, criticas, sugestões... Thierry Cintra Marcondes


Carregar ppt "Deslocamento de ar em túneis devido ao deslocamento dos trens. Thierry Cintra Marcondes RA: 077133."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google