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Deslocamento de ar em túneis devido ao deslocamento dos trens. Thierry Cintra Marcondes RA: 077133.

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1 Deslocamento de ar em túneis devido ao deslocamento dos trens. Thierry Cintra Marcondes RA: 077133

2 Motivação O trem tem uma série de vantagens sócios – ambientais quando comparadas com outros meio de transporte. Estamos com sério problemas de infra- estrutura rodoviária e aérea. Aproximação da Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil

3 Objetivo Verificar como varia o coeficiente de arrasto para diferente tamanhos de trem, para a mesma velocidade, e área frontal de trem. Por que é importante estudar o coeficiente de arrasto. O que existe na literatura a respeito.

4 Modelo Modelo cilindro pistão. Hipoteses adotadas: - Sistema em regime permanente - O trem não está acelerando, o sistema de referencial é fixo no trem. - O sistema é isotermico - Outras condiderações buscamos de artigos cientifico.

5 Modelo Cilindro Pistão

6 Sistema Referencial

7 Modelo D_tunel = 5m D_trem = 3m L do trem = 150m %Variavel INLET, OUTLET

8 Coeficiente de arrasto Existe dois tipos de arrastos: Arrasto de pressão Arrasto de atrito No nosso caso o arrasto predominante é por atrito:

9 Volume de controle Como não foi possivel obter diratemente a força do trem atraves do Phoenics, tivemos que fazer um volume de controle.

10 Volume de Controle

11 Campo de Pressão

12 O que precisamos então para obter o Cd. Da equação: V = 20 m/s % Velocidade do ar A = 15 m² % Area frontal do trem Fd = Força do trem que iremos calcular.

13 Forças na Parede Temos que detrrminar as forças que as paredes exercem, um fato interessante é que a parde Sul, tem uma força menor que a Norte. Podemos verificar isso pelo campo de velocidade.

14 Campo de Velocidade

15 Ampliando a zona de interesse

16 Linha de Corrente

17 Valores obtidos

18 Modelo adotado ruim Como podemos perceber pela analise do Cd, podemos perceber que o modelo adotado para simulação foi valido, pois Cd foi muito maior que os valores experiemental e teórico (comparamos com uma placa plana). Sendo que esse modelo funcionou relativamente bem com baixas velocidades

19 Residuo do modelo

20 Conclusão Maior problema de modelo foi o campo de pressão e velocidades que influenciaram significativamente no coeficiente de arrasto. Tendo corrigir o modelo de forma a obter um melhor campo de pressão e velocidade. A convergência do sistema não representa muita coisa se não conhecemos bem a fisica do nosso problema.

21 Planos Futuros Tentar melhorar o campo de pressão e velocidade a fim de obter resultados proximos a realidade, e melhorar o modelo.. A fim de tornar mais realitico nosso modelo.

22 Obrigado Dúvidas, criticas, sugestões... Thierry Cintra Marcondes tcmarcondes@gmail.com


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