A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química MODELOS ATÔMICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química MODELOS ATÔMICOS."— Transcrição da apresentação:

1 Química MODELOS ATÔMICOS

2 Modelo Grego ÁTOMO = não + divisível (A = não ; tomo = parte).
Química Leucipo e Demócrito A matéria é descontínua e formada por partículas indivisíveis, os átomos. (A = não ; tomo = parte). ÁTOMO = não + divisível

3 Modelo Grego FILÓSOFOS GREGOS
Química FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia que a matéria podia ser dividida em partículas cada vez menores, até chegar a um limite. Demócrito (470 a 380 a. C)  pensamento filosófico Afirmava que a matéria era descontínua, isto é, a matéria era formada por minúsculas partículas indivisíveis, as quais foram denominadas de átomo (que em grego significa "indivisível").

4 Modelo de Dalton Baseado nas “Leis Ponderais” (1808) “Bola de bilhar”
Química Baseado nas “Leis Ponderais” (1808) ® Esfera maciça; ® Indivisível; ® Indestrutível; ® Sem carga elétrica; “Bola de bilhar” John Dalton

5 Modelo de Dalton Química JOHN DALTON 1808 “Bola de bilhar”

6 Química Descoberta do elétron (Joseph John Thomson) 1897

7 Química Ampola de Crookes

8 Química

9 Química

10 Do cátodo parte um fluxo de elétrons denominado raios catódicos, que se dirige à parede oposta do tubo, produzindo uma fluorescência devido ao choque dos elétrons, que partiram do cátodo com os átomos do vidro da ampola.

11 Química

12 Química Os raios catódicos, quando incindem sobre um anteparo, produzem uma sombra na parede oposta do tubo, permitindo concluir que se propagam em linha reta.

13 Química

14 Química Os raios catódicos movimentam um molinete ou catavento de mica, permitindo concluir que são dotados de massa.

15 Química

16 Química     Os raios catódicos são desviados por um campo de carga elétrica positiva, permitindo concluir que são dotados de carga elétrica negativa.

17 Química Sendo os raios catódicos um fluxo de elétrons, podemos concluir finalmente que:     - os elétrons se propagam em linha reta, - os elétrons possuem massa (são corpusculares) e - os elétrons possuem carga elétrica de natureza negativa.

18 Química Descoberta do próton (Eugen Goldstein)   

19 Química No interior da ampola de descarga em gases rarefeitos é colocado um cátodo perfurado.    

20 Química Do cátodo perfurado partem os elétrons catódicos (representados em vermelho), que se chocam com as moléculas do gás (em azul claro) no interior do tubo.

21 Química Com o choque, as moléculas do gás perdem um ou mais elétrons, originando íons positivos (em azul escuro), que repelidos pelo ânodo, são atraídos pelo cátodo.

22 Química Os íons positivos atravessam os furos e colidem com a parede do tubo de vidro, enquanto os elétrons são atraídos pelo ânodo e ao colidirem com a parede de vidro do tubo produzem fluorescência.

23 Os raios canais são, na realidade, prótons.
Química Os raios canais são, na realidade, prótons.

24 Modelo de Thomson Modelo de Thomson
Química Experiências com “Raios Catódicos” (1903) Esfera positiva ® Esfera maciça; ® Divisível; ® Indestrutível; ® Com carga elétrica; J.J.Thomson “Pudim de passas”

25 Modelo de Thomson Química Thomson 1897 “Pudim de passas”

26 Radioatividade Química Radioatividade

27 Modelo de Rutherford Química ERNEST RUTHERFORD (1911)

28 Modelo de Rutherford Química Experiência da “Lâmina de ouro” (1911)

29 Modelo de Rutherford Modelo de Rutherford
Química Experiência da “Lâmina de ouro” (1911)

30 Modelo de Rutherford Modelo de Rutherford
Química Experiência da “Lâmina de ouro” “Planetário” ® Núcleo e eletrosfera ® Planetas em volta do sol Núcleo pequeno e denso Ernest Rutherford Eletrosfera de à vezes maior que o núcleo e vazia.

31 Modelo de Rutherford Química Rutherford 1911 “Planetário”

32 ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) Modelo de Bohr Modelo de Bohr K L M N O P Q
Química “Modelo com Níveis de energia” (1913) K L M N O P Q ) ) ) ) ) ) ) Núcleo Eletrosfera ) ) ) Fóton Efeito Fotoelétrico Niels Bohr

33 Modelo de Bohr Química Niels Bohr

34 Modelo de Bohr Química Salto Quântico

35 Modelo de Bohr Química Salto Quântico


Carregar ppt "Química MODELOS ATÔMICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google