A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade e Mercado de Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade e Mercado de Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade e Mercado de Trabalho
Aula 10 Andreia Marques Maciel Alessandra Camargo Santana

2 Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Por que harmonizar? Contabilidade é a principal linguagem dos negócios e se não houver harmonização de padrões contábeis essa comunicação não será possível (difícil) já que não permite a comparabilidade das informações. Harmonização x padronização são a mesma coisa?

3 Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Vantagens para países sem padrão próprio nem uma estrutura legal ou profissão contábil forte; países emergentes que buscam oportunizar seus negócios; para empresas em geral - redução de custos; facilitar trabalhos de auditoria.

4 Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Desvantagens Discutir harmonização de currículos básicos de cursos de ciências contábeis; credenciamento de contadores em nível global: discussão com áreas trabalhistas; Países com forte vinculação da legislação tributária à contabilidade: como fazer? ausência de organismos profissionais fortes capazes de influenciar o processo de harmonização contábil.

5 Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Os efeitos positivos esperados da convergência para as normas internacionais de contabilidade são: maior transparência; menor risco para o investidor; estímulo ao ingresso de capital estrangeiro; facilidade de acesso ao mercado externo; redução do custo de captação de recursos.

6 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Lei , de 28 de dezembro de 2007 A Lei altera alguns artigos da Lei 6.404/76, alinhando-os às normas internacionais. As mudanças têm o principal objetivo de criar condições para harmonizar as práticas contábeis aplicadas no Brasil e suas demonstrações contábeis correspondentes com as práticas e demonstrações exigidas nos principais mercados financeiros do mundo.

7 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Lei , de 28 de dezembro de 2007 Esta padronização torna as empresas nacionais mais competitivas, pois facilita a análise feita pelos investidores estrangeiros interessados em aplicar recursos em nosso país brasileiros interessados em aplicar no exterior.

8 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Lei , de 28 de dezembro de 2007 Mantida na Lei das S.A a expressão Demonstrações Financeiras ao invés de Demonstrações Contábeis. Lembramos que as normas internacionais tratam de “Financial Reporting”. Mantido os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos ao invés de Princípios Fundamentais de Contabilidade.

9 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Lei , de 28 de dezembro de 2007 Não foi alterada a estrutura dos Grupos de Ativo e Passivo Circulantes e Não Circulantes (Deliberação CVM 488/05 e Pronunciamento do IBRACON NPC nº 27 e artigo 178 da Lei 6.404/76).

10 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Lei , de 28 de dezembro de 2007 Conforme artigo 176 alterado, da lei /76 ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar a DVA – Demonstração do Valor Adicionado, se companhia aberta. Vide também o artigo 188 da lei 6.404/76.

11 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Ainda com base no artigo 177, da lei 6.404/76, que trata de livros auxiliares para ajustes entre as diferenças decorrentes da legislação específica do setor de atuação da empresa, das normas tributárias e das normas contábeis em consonância com as normas internacionais de contabilidade levantou-se a polêmica quanto a criação do LALUC.

12 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
A criação do LALUC – Livro de Apuração do Lucro Contábil (FIPECAFI) para ajuste de efeitos de legislação tributária e legislação especial do setor, sobre a escrituração, é repudiada por alguns por entender que a escrituração deve refletir o resultado contábil, enquanto outros entendem que o foco principal da contabilidade é o Financial Reporting, e que portanto, não haveria problemas em apurar o resultado contábil em livro auxiliar.

13 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
IFRS – International Financial Reporting Standards As Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standard - IAS em inglês), atualmente conhecidas como normas IFRS (International Financial Reporting Standard) são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standards Board).

14 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
As normas IFRS foram adotadas pelos países da União Europeia a partir do 31 de dezembro de com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas publicadas pelas empresas abertas europeias.

15 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
IASB - (International Accounting Standards Board) é a organização internacional sem fins lucrativos que publica e atualiza as Normas Internacionais de Contabilidade IAS / IFRS em língua inglesa.

16 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
O IASB foi criado em 1 de abril de 2001 na estrutura do IASC (International Accounting Standards Committee). Ele assumiu as responsabilidades técnicas do IASC a partir dessa data. A criação do IASB teve objetivo de melhorar os anteriores pronunciamentos contábeis internacionais (IAS) emitidos pelo IASC.

17 A Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
IFRIC - International Financial Reporting Interpretations Committe, é um comitê interno do IASB responsável pela emissão das interpretações das IFRS's. Antes da formação do IASB, como citado anteriormente, existia o IASC e este emitia as interpretações que eram conhecidas como Standing Interpretation Committee (SIC). Suas interpretações são chamadas de IFRIC Interpretation.

18 Referências IUDÍCIBUS, Sérgio; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto R. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações: Aplicável às Demais Sociedades. 7ª Edição. São Paulo: Atlas, 2007. MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 7ª Edição. São Paulo,Atlas, 2004. IUDÍCIBUS, Sérgio (Coord.) & Equipe de Professoresda FEA/USP. Contabilidade Introdutória. 9ª Edição. São Paulo: Atlas,1998.

19 Contabilidade e Mercado de Trabalho
Atividade 10 Andreia Marques Maciel Alessandra Camargo Santana

20 Atividade de Fixação Os pressupostos básicos da contabilidade internacional são: Caixa e descontinuidade. Caixa e competência. Competência e descontinuidade. Competência e continuidade. Nenhuma anterior está correta.

21 Atividade de Fixação - Resolução
Os pressupostos básicos da contabilidade internacional são: Caixa e descontinuidade. Caixa e competência. Competência e descontinuidade. Competência e continuidade. Nenhuma anterior está correta.

22 Atividade de Fixação 2 Não é uma característica qualitativa das demonstrações financeiras em IFRS: a) Compreensibilidade b) Relevância c) Regime de Caixa d) Confiabilidade e) Comparabilidade


Carregar ppt "Contabilidade e Mercado de Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google