A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A."— Transcrição da apresentação:

1 ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A IDEOLOGIA ILUMINISTA INFLUENCIOU VÁRIOS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS: A INDEPENDÊNCIA DOS EUA, A INDEPENDÊNCIA DO HAITI, A REVOLUÇÃO FRANCESA, A INCONFIDÊNCIA MINEIRA, A CONJURAÇÃO BAIANA, A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA, ETC.

2 VOLTAIRE Defendia uma monarquia esclarecida.Filósofo francês, era deista(acreditava que para chegar a Deus não era preciso a igreja, e sim a razão). Notabilizou-se pela sua oposição ao pensamento religioso e pela defesa da liberdade intelectual.

3 ROUSSEAU Ao defender que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau inspirou todos os movimentos que visavam uma busca pela liberdade. Inclui-se aí as Revoluções Liberais, o Marxismo, o Anarquismo etc.

4 MONTESQUIEU Notabilizou-se pela sua teoria da separação dos poderes do estado(Legislativo, Executivo e Judiciario), a qual exerceu importante influência sobre diversos textos constitucionais modernos e contemporâneos.

5 DENIS DIDEROT Elaborou juntamente com D'Alembert a "Enciclopédia ou Dicionário racional das ciências, das artes e dos ofícios", composta de 33 volumes publicados, pretendia reunir todo o conhecimento humano disponível, que tornou-se o principal vínculo de divulgação de suas idéias naquela época. Também se dedicou à teoria da literatura e à ética trabalhista.

6 ADAM SMITH É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu"auto-interesse".

7 Despotismo Esclarecido :
As idéias iluministas foram rapidamente se espalhando por toda a Europa,principalmente no meio Burguês. Essa classe tinha grande interesse em tais idéias,uma vez que ao pregar a igualdade de classes e o fim do intervencionismo na Economia,por meio de críticas ao Mercantilismo,poderiam garantir a tão almejada liberdade no comércio,bem como a ascensão social. No entanto, os reis absolutos começaram a temer o avanço dessas idéias,pois elas poderiam tirálos do poder.Assim,a melhor coisa que eles poderiam fazer era Usá-las a seu favor,demonstrando que haviam assimilado tais princípios,para que pudesem permanecer como Governantes. Tais Reis foram chamados de Déspotas Esclarecidos e marcaram seus governos por se manterem como absolutistas, mas com o emprego de práticas Iluministas.

8 Frederico II: foi o principal déspota esclarecido prussiano onde reformou o sistema penal, aboliu as torturas praticadas por seu pai, fundou escolas promovendo a educação, incentivou a produção cultural comercial e manufatureira, decretou a tolerância religiosa.

9 Catarina II: estrangeira da Prússia assumiu a Rússia e construiu escolas, hospitais, reformou e modernizou cidades, racionalizou a administração pública e limitou a ação da igreja. CATARINA II DA RÚSSIA

10 José II: imperador da Germânia aboliu a servidão e a tortura, secularizou seus bens, fundou escolas, hospitais e asilos, concedeu liberdade de culto a toda crença religiosa, criou impostos para o clero e a nobreza, limitou feriados e peregrinações, tornou a língua alemã como obrigatória.

11 Marquês de Pombal: conde português que iniciou reformas administrativas econômicas e sociais desenvolveu o comércio colonial, isentou impostos para exportações, fundou o banco real, expulsou os jesuítas de Portugal, modernizou o exército.


Carregar ppt "ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google